O atraso na entrega é o principal problema de 61% das lojas virtuais, o que mostra que a logística exerce uma função indispensável para qualquer e-commerce.
Continue a leitura para entender melhor a importância da logística para lojas virtuais, como funciona esse processo e quais estratégias você pode utilizar para reduzir custos e melhorar a sua logística!
Por que é preciso pensar na logística para e-commerce?
A logística para e-commerce é parte fundamental do processo de vendas de qualquer loja virtual que entregue produtos físicos.
É através da logística que os negócios virtuais conseguem atingir clientes de qualquer estado e região, ampliando sua atuação.
Conforme pesquisa de 2019 da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a Abcomm, 65,9% dos gastos logísticos de e-commerce são relacionados ao frete, e o restante se divide entre os custos de armazenagem (23%) e manuseio (14,8%).
A mesma pesquisa mostra que 61% das lojas virtuais consideram o atraso nas entregas como seu principal problema.
Este dado deixa claro a importância de contar com uma boa logística para atender as vendas do seu e-commerce.
No Brasil, os Correios são a empresa logística mais conhecida e presente nas regiões, entretanto, é necessário contar com mais de uma opção de fornecedor para a sua logística.
Isso proporciona maior flexibilidade e possibilidade de reduzir custos.
Outro motivo importante para pensar na logística da sua loja é o abandono de carrinho.
O prazo de entrega ou o valor do frete estão entre os principais motivos para abandono de carrinho no e-commerce.
Isso nos leva à questão da satisfação dos seus clientes.
Sabemos que o consumidor que compra online deseja receber logo seu pedido e costuma acompanhar todo o processo de transporte através do rastreamento. Com uma logística mais eficiente, é possível garantir o prazo de entrega e fidelizar seus clientes.
Portanto, na hora de pensar na estratégia de vendas do seu e-commerce, não esqueça de considerar a logística.
O Brasil é um país continental, e o meio digital permite atender à qualquer região, desde que você tenha um fornecedor logístico capaz de atender a essa demanda.
Saiba como funciona a logística para lojas virtuais
Mas, como exatamente funciona a logística para e-commerce? Este conceito, também conhecido como e-logística, envolve um conjunto de fatores que fazem parte da cadeia logística do seu negócio, como:
- Recebimento dos produtos;
- Estocagem e manuseio;
- Preparação do pedido, conhecida como picking;
- Transporte e entrega;
- Rastreamento;
- Planejamento e gestão das entregas;
- Controle do fluxo de mercadorias;
- Documentação;
- Embalagem;
- Logística reversa, ou seja, as trocas e devoluções.
Como você viu, são inúmeros fatores que fazem com que o seu produto saia do armazém onde está estocado e chegue até o seu cliente.
A logística para lojas virtuais não se resume apenas em transportar e entregar o produto.
Todo esse processo inicia na seleção dos seus fornecedores.
Portanto, é preciso pensar nisso na hora de escolher os parceiros logísticos que irão atender o seu e-commerce.
Como melhorar a logística para o seu e-commerce?
Agora que entendemos melhor como funciona a logística para e-commerce e sua importância, confira algumas dicas e boas práticas para melhorar a sua logística:
Conte com fornecedores fulfillment
Um operador fulfillment é uma empresa especializada em logística, que realiza todo o processo, desde o recebimento da mercadoria até a gestão da entrega e frete. Ou seja, é um fornecedor completo.
Este tipo de operador logística costuma oferecer melhores tarifas, pois movimenta um maior volume de produtos.
Além disso, um fornecedor fulfillment poderá orientar você na sua estratégia logística e te ajudar a reduzir custos.
Faça a previsão do volume de entregas
No início deste artigo vimos que os custos de frete estão entre os principais gastos de um e-commerce.
Por isso, é importante buscar taxas mais competitivas, não apenas para reduzir custos, mas também para aumentar a sua taxa de lucro.
Para conseguir melhores taxas com os fornecedores, enviar uma quantidade maior de produtos é o ideal.
Mas, se você não consegue atingir esta quantidade, uma boa opção é fazer a previsão do seu volume de entregas com base na projeção de vendas. Com este número em mãos, é possível negociar melhores valores e estabelecer parcerias duradouras com seu fornecedor.
Tenha cuidado ao oferecer frete grátis
Oferecer o frete grátis no seu e-commerce pode ser uma estratégia muito eficiente para aumentar as vendas, mas é preciso estar atento.
Não cobrar o custo da entrega sem pensar em como diluir este gasto no processo pode trazer mais prejuízos à sua loja, mesmo aumentando as vendas.
Você pode definir um valor mínimo para desbloquear o frete grátis. Assim, mesmo absorvendo o custo de entrega, você não sairá no prejuízo, pois o ticket médio dos pedidos irá aumentar, compensando a diferença.
Saiba o peso cubado dos seus produtos
Entender o peso cubado dos produtos também é importante para reduzir seus custos e tornar a logística mais eficiente. Isso porque grande parte das transportadoras utiliza este indicador para calcular o espaço a ser utilizado para armazenamento.
O peso cubado indica a densidade da sua carga, comparando o tamanho com o peso do pacote. O peso considerado para o cálculo da taxa do frete é o maior entre o peso cubado e o peso real.
Saber o peso cubado no momento da expedição também ajudará você a entender se está pagando um preço correto pelo transporte.
Como está a logística do seu e-commerce?
A logística do seu e-commerce é eficiente? Esperamos que com este artigo você tenha entendido melhor como funciona o processo logístico de um e-commerce e qual a importância disso para as suas vendas.
Apresentamos os benefícios de uma boa logística e algumas dicas para melhorar este aspecto em sua loja virtual.
Lembre-se que a melhora na logística pode representar uma melhora direta nas suas vendas!
Aproveite para ler também nosso artigo falando sobre a importância de uma boa plataforma de e-commerce.
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