Experiência do usuário no e-commerce: Dicas práticas para design, velocidade, navegação e mais.

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Existem milhares de estratégias para alavancar o seu negócio e todas elas podem ser eficientes, entretanto, nada supera a experiência do usuário no e-commerce.

Não adianta ter boas ideias se a execução não está agradando ao público, que é o maior interessado.

Para isso é necessário pensar no seu site como um todo, versão mobile, tempo de carregamento, acessibilidade e muito mais.

A internet consegue conectar diversos tipos de pessoas com intuitos diferentes, mas todas elas querem ter uma boa experiência de usuário no e-commerce.

É comum ver pessoas reclamando da interface de alguns sites que não são intuitivas e que acabam atrapalhando a jornada do cliente.

Garantir uma experiência de qualidade também é uma forma de fidelizar os usuários.

Pense bem, ninguém vai voltar em um site que tem problema de carregamento, ou que não se enquadra na versão mobile.

Então, trabalhar com boas estratégias é essencial, mas sempre priorize a sua estrutura no e-commerce, isso pode fazer toda a diferença.

E se você ficou interessado em como melhorar a experiência do usuário no e-commerce, basta continuar a leitura e ficar de olho nas nossas dicas. Aproveite!

Design responsivo e adaptável

Design responsivo para melhorar a experiência do usuário no e-commerce

A experiência do usuário, ou “UX”, tem origem no inglês “User Experience” é baseada em uma série de fatores, um deles é o design.

Não adianta negar, é impossível navegar em um site que não se adapta aos modelos de tela como smartphones, tablets e computadores.

Inclusive, a versão mobile dos sites são de extrema importância. Pois de acordo com pesquisa da Comscore, dispositivos móveis como smartphones e tablets somam 91% do tempo de acesso à internet no Brasil.

Ou seja, as pessoas passam mais tempo no celular e vão querer estar em sites que se adaptam ao tamanho da tela e outras configurações.

Por isso, o design responsivo é de extrema importância, como o nome já sugere esse modelo de design deve oferecer soluções e respostas para deixar o seu site agradável em qualquer configuração.

Basicamente, ele é responsável por:

  • Alterações no layout do site.
  • Inserção das principais ferramentas de acesso para os usuários, que sejam fáceis de usar nas telas menores.
  • Correção de imagens e cores do site.
  • Delimitar os espaços entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo.

Esses detalhes fazem grande diferença na entrega final, um site com uma adaptação de telas e com versões pensadas nos diferentes dispositivos, pode conquistar mais clientes.

O design responsivo busca trazer uma experiência única para o usuário no e-commerce.

Velocidade de carregamento otimizada

Tempo de carregamento de página de e-commerce

O segundo ponto para carregar na experiência do usuário no e-commerce é a velocidade de carregamento.

Já foi comprovado que este requisito pode influenciar até mesmo as taxas de conversão.

Inclusive, é indicado que os sites tenham um tempo médio de carregamento de 2 a 5 segundos.

Para resolver o problema em relação a velocidade de carregamento é preciso mensurá-la primeiro.

Então faça alguns testes para ter certeza de quanto tempo o seu site demora para carregar.

Muitas vezes o site tem um carregamento lento por conta das imagens, nesse caso vale a pena usar ferramentas de otimização e compactação da imagem.

Outra opção que pode resolver é o aproveitamento do cache, basicamente significa passar as informações para o navegador, assim eles podem usar cópias de arquivos disponíveis em pastas físicas que estão disponíveis no seu servidor de hospedagem.

Dessa forma, não é necessário baixar tudo sempre que acessar.

Além disso, o PageSpeed Insights do próprio Google fornece diversas dicas de soluções para melhorar o tempo de carregamento do site, vale a pena conferir.

Com um pouco de paciência o seu problema vai ser resolvido e o carregamento da página será muito melhor.

Navegação intuitiva e estrutura de menu

Um site intuitivo é aquele que tem uma boa disposição entre as categorias, com uma estrutura de menu bem definida para que o usuário possa localizar os produtos sem grandes problemas.

Para isso você pode apostar no simples, é isso mesmo, o básico funciona e ainda pode surpreender.

As estruturas de menu simples, com categorias bem definidas e uma barra de pesquisa visível são tudo o que o cliente busca.

Se ele tiver que ficar procurando os produtos por muito tempo pode desistir da compra e não voltar mais ao seu site.

Sendo assim, a estrutura do seu menu faz com que o usuário tenha uma navegação intuitiva e acessível.

É muito importante focar na acessibilidade do site em todas as suas versões, pois isso cria uma experiência de usuário muito mais agradável.

Layout e organização de produtos

Organização de produtos no e-commerce

O visual é a alma do negócio, então, se quiser chamar a atenção dos clientes é preciso ter produtos que se destaquem com fotos em boa qualidade e um layout organizado.

A organização dos produtos é um ponto importante para os e-commerces, pois a foto é o único contato que o consumidor tem com o produto.

Sendo assim, use apenas imagens de alta qualidade, não se esqueça das descrições detalhadas, da classificação de produtos e dos filtros de pesquisa avançados.

Um layout organizado garante uma experiência detalhada, assim o usuário entende quais são os seus nichos de produtos e como encontrar cada objeto.

Simplificação do processo de checkout

Uma coisa que acontece com frequência é o usuário abandonar a jornada no site, pois sente que o processo é muito burocrático, sendo assim o checkout deve ser rápido e intuitivo para reduzir a taxa de abandono do carrinho.

Estamos vivendo em uma era de imediatismo, algumas coisas são vistas como perda de tempo, como é o caso de checkout demorado.

Otimizar a sua página é essencial para uma boa experiência do usuário no e-commerce.

Informações claras e detalhadas dos produtos

Como citamos anteriormente, as decisões são de extrema importância para as compras feitas online.

Por isso, não economize nos detalhes, fale sobre tamanho, material de confecção, cuidados com o produto e políticas de devolução.

Outra tática que costuma melhorar a experiência do usuário é a inclusão de fotos adicionais, vídeos como avaliações de clientes para ajudar os visitantes a tomar decisões de compra informadas.

Para incentivar os seus clientes a avaliarem as compras, você pode recorrer a um sistema de pontos, que é bem utilizado em grandes plataformas, como Shein e Shoppe.

Personalização da experiência do usuário no e-commerce

Atualmente, os clientes buscam por um bom produto e um atendimento de qualidade, para superar isso é preciso recorrer a personalização de serviços.

Essa técnica é um sucesso no marketing e pode ser feita com o auxílio de ferramentas de personalização.

As recomendações baseadas em histórico de compras e segmentação de clientes, é uma tarefa simples que costuma render bons frutos.

Feedback e interação com os clientes

Chegamos na nossa última dica, mas provavelmente uma das mais importantes, para oferecer uma boa experiência de usuário, você precisa ter canais de comunicação com o cliente.

O feedback e a interação são peças chaves para o sucesso, seja por meio de um chat ao vivo, suporte por e-mail ou telefone.

Conclusão

Com algumas modificações é possível aprimorar a experiência do usuário no e-commerce.

Se você gostou das dicas não deixe de compartilhar e entrar em contato conosco, temos mais informações a oferecer.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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