Guia prático: Aprenda a fazer trends no Instagram!

Você já deve ter reparado em algumas trends no Instagram, é um jeito muito interessante de chamar a atenção das pessoas e você pode usar isso para alavancar o seu e-commerce. Venha conferir!
Amigas fazendo trends no Instagram
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O Instagram é uma rede social de alto alcance, estamos sempre conectados, rolando o feed e buscando por novidades.

No meio de tanta informação surgem as tendências, que também são chamadas de trends, elas costumam ser divertidas e interativas, afinal, o foco é viralizar e chamar a atenção das pessoas.

Esse recurso pode ser usado para captar leads, mostrar o seu produto e ainda entreter o público, afinal, as pessoas gostam dos conteúdos online.

Porém, para fazer uma trend é preciso entender como funciona a dinâmica do Instagram e como funciona a questão das trends.

As trends podem ser muito diversas, mas precisam de visualizações para se tornarem populares e poderem ser replicadas.

É importante que a trend escolhida faça sentido com o seu conteúdo e com o seu objetivo.

Então, está pronto para saber como fazer trends no Instagram? Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

O que é trend no instagram?

 

Instagram no celular

O termo trend significa tendência, é aquilo que se torna conhecido pelas pessoas, inclusive algumas querem replicar, porque é algo que está na moda.

A trend serve para atrair um público específico, ou até mesmo viralizar no meio online.

Resumidamente, a trend é formada por conteúdos gerados pelos usuários das redes sociais que atingem um pico de popularidade, o famoso “viral”.

Inclusive, muitos influenciadores digitais de sucesso alçaram à fama graças a algum vídeo que viralizou.

A trend também costuma ser interativa, para influenciar outras pessoas a entrarem nessa brincadeira.

Por isso, a maioria delas conta com danças, sons, desafios, pegadinhas, dublagens, ou qualquer tipo de áudio, foto ou reels.

O importante é ser marcante o suficiente para segurar a atenção das pessoas,

A vontade de fazer parte de uma trend do Instagram é uma característica humana, pois antes das redes sociais, a sociedade já tinha o desejo de pertencer e de ser reconhecida.

Com a internet, as pessoas adquiriam o FOMO, “fear of missing out”, que traduzida para o português significa “medo de ficar de fora”.

Então, por exemplo, se uma trend se tornou viral é preciso fazer parte dela.

Além disso, com as trends é possível mostrar criatividade e inovação, algo que todo mundo ama.

No próximo bloco, vamos mostrar como funcionam as trends do Instagram!

Como funcionam as trends?

 

Agora que você já sabe o que é uma trend do Instagram, é preciso entender como funciona, para conseguir fazer parte da classificação de trend, é necessário que o conteúdo tenha se espalhado e que esteja sendo replicado por milhões de usuários.

Por isso, lançar uma trend é difícil, mas com o alcance é possível ficar em alta por alguns dias ou semanas.

As trends ficam disponíveis na aba “Explorar” do Instagram, geralmente as que aparecem com mais frequência são as virais.

Para aumentar o alcance, as legendas contam uma hashtag (#) específica, com isso todo o conteúdo replicado pode ser encontrado ao pesquisar a hashtag.

Como identificar trends relevantes?

 

Fazendo trends no Instagram

O próprio Instagram prioriza a visibilidade das trends relevantes, então, a dica é passar um tempo na rede social analisando as postagens e as hashtags.

A plataforma tem diversos tipos de trend, citamos os modelos em vídeo, mas atualmente também existe uma outra tendência que é o “photo dump”.

Basicamente, os usuários postam fotos aleatórias no seu feed ou stories, geralmente elas servem para mostrar um resumo do seu mês.

É uma proposta interessante para que os usuários postem fotos sem tanta edição e para guardar aquela recordação específica.

Uma loja também pode se aproveitar dessa tendência, como por exemplo, postando foto dos itens enviados, de avaliações recebidas e das coleções de novos produtos.

Não é uma trend super interativa, mas ajuda a mostrar a sua marca para outras pessoas e desperta uma certa curiosidade, além de valorizar o seu trabalho.

Na hora de encontrar trends para replicar, é importante pensar que elas devem fazer sentido para o seu produto e negócio.

Por exemplo, nem toda marca gosta de ter o seu nome atrelado a danças, por isso, vale a pena buscar algo que faça mais sentido, como desafios, por exemplo.

No próximo bloco, vamos ensinar como fazer uma trend do Instagram, pois assim, você não depende de replicar tendências. Observe abaixo!

Como fazer trends no instagram: passo a passo

 

Amigas fazendo trends no Instagram

Se você quer criar a sua própria tendência para poder viralizar e divulgar o seu trabalho, venha conhecer esse passo a passo incrível.

Defina o objetivo da sua trend

 

É importante ter em mente qual o foco da sua trend, existem vários objetivos que podem ser definidos, como por exemplo, você quer mostrar seu produto ou serviço usando a criatividade, trazer curiosidades sobre a sua vida pessoal, revelar algumas habilidades profissionais, seja o canto, ou uma dança.

Além disso, é possível criar trends engraçadas para viralizar.

De qualquer forma, o planejamento do objetivo é de extrema importância, por mais que aconteçam interações orgânicas, é necessário lembrar que as redes sociais se baseiam por algoritmos.

Seleção estratégica de hashtags e criação personalizada

 

As hashtags são usadas para identificar o conteúdo como uma trend, sendo assim, a legenda deve contar com as seguintes palavras: #trending, #trend, #trends, #challenge, #viral.

Outro ponto importante é criar a sua própria hashtag para a trend, pode usar o nome da marca, ou até mesmo o nome próprio para fazer com que as pessoas reconheçam você.

Utilize recursos em alta, de efeitos a trilhas sonoras

 

O Instagram conta com recursos que podem ser utilizados para aprimorar a sua trend para tornar-se viral.

Não dispense os efeitos que estão em alta, ou as trilhas sonoras, é uma ótima estratégia para captar a atenção das pessoas.

Priorize a excelência na produção

 

Tudo deve ser criado com muita qualidade, as pessoas gostam de consumir um conteúdo inteligente e atrativo.

Por isso, é importante focar em uma produção realmente relevante, mantenha o foco, use as estratégias ao seu favor e crie algo original.

Avalie e interprete resultados

 

Depois que a trend foi criada e postada é importante avaliar os resultados, para entender o que levou a postagem visualizar ou não, se realmente o alcance aumentou e como convencer esse novo público a tornar-se um cliente.

Os dados podem nos dizer muita coisa, mas é necessário atenção, lembre-se que toda estratégia precisa de testes.

Conclusão

 

Com esse passo a passo ficou bem mais fácil criar trends no Instagram, sempre temos boas informações sobre o marketing digital. E se quiser tirar alguma dúvida, basta entrar em contato!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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