A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores, e também pelos varejistas .
Afinal, é o momento de baixar os preços e aumentar as suas vendas, esse evento foi importado dos Estados Unidos para o Brasil, basicamente o objetivo é reforçar as vendas de final de ano.
No Brasil, a Black Friday foi introduzida em 2010 e desde então é um sucesso de vendas, inclusive, o faturamento geral costuma ser bilionário.
Por isso, as empresas podem aproveitar esse momento para liquidar estoques, faturar muito e conquistar novos clientes.
Porém, a Black Friday não se resume apenas a uma estratégia de promoção com preços baixos, é importante ter outros meios para se destacar no mercado, e um deles é o SEO.
Algumas técnicas podem ajudar muito o seu e-commerce nesse momento.
Continue a leitura para conferir tudo!
A importância do SEO para Black Friday
O SEO é um conjunto de estratégias importantes para aumentar a visibilidade do seu negócio, criar uma marca com mais autonomia e também realizar um trabalho a longo prazo.
Isso não seria diferente na Black Friday, inclusive, é uma estratégia orgânica e mais econômica.
Sendo assim, focar no SEO para a Black Friday pode gerar bons resultados, com as técnicas corretas e uma aplicação minuciosa é possível construir uma boa base para as estratégias orgânicas.
Se você reparar no conteúdo dos seus concorrentes, provavelmente vai encontrar o SEO, pois esse conceito é super importante para o seu e-commerce.
Além disso, a Black Friday é um momento de muita oportunidade, mas também conta com uma grande concorrência, por isso a melhor forma de se destacar é entregar qualidade, nos seus produtos e também nos conteúdos.
Ao produzir algo relevante e mostrar o seu conhecimento é possível chamar a atenção do consumidor.
Por isso, no próximo bloco vamos mostrar as melhores estratégias de SEO para aproveitar ainda mais a Black Friday 2023.
Acompanhe a leitura e aprenda a turbinar as suas vendas!
Estratégias de SEO para a Black Friday
Separamos as melhores estratégias de SEO para a Black Friday, venha conferir!
Garanta uma boa experiência do usuário
A experiência do usuário costuma ser um fator determinante, ou seja, se o consumidor não gostar do que está sendo oferecido é muito provável que ele vá abandonar a compra no meio do processo.
Para evitar esses casos é preciso otimizar as páginas do seu site em todas as versões, utilizar fotos de qualidade, que também precisam ser otimizadas, ter um tempo de carregamento curto, além de um ótimo menu.
A estrutura do seu site precisa ser simples, fácil e adaptável para deixar a experiência do usuário mais agradável.
Outro ponto importante é a personalização, é interessante que o consumidor se sinta único e valorizado na sua loja.
Otimize o seu conteúdo para a Black Friday
A criação de conteúdo relevante é a peça chave para um bom desenvolvimento de SEO, então nada melhor do que criar conteúdo para a Black Friday 2023.
É possível criar listas de vantagens para mostrar que comprar na Black Friday compensa mais, ou então trazer algumas curiosidades sobre esse evento e sempre deixar em evidência os seus produtos.
Adicione Landing page no site
As landing page são ideais para atrair novos leads, é interessante criar páginas com o foco na Black Friday, é uma ótima forma de mostrar as suas promoções.
Invista em link building estratégico
No SEO, o link building é uma parte vital, por isso é necessário construir uma rede que seja estratégica e com conteúdos de qualidade.
Os links podem ser externos e internos, neste caso, para passar mais autoridade é recomendado focar em links externos, mas que tenham relação com o seu conteúdo.
Otimização técnica
Como citamos brevemente, a otimização do seu site é de extrema importância para gerar uma boa experiência de usuário.
Para isso, é preciso ter a inclusão de palavras-chave relevantes, que vão chamar a atenção dos clientes, descrições atraentes, imagens otimizadas, afinal o seu e-commerce precisa de boas imagens, é assim que as pessoas vão conhecer o produto, otimização de títulos, meta descrições e URL simples, escolha aquela que descreve o produto, pois comunica o assunto principal de forma clara.
Campanhas de redes sociais
As redes sociais são um ótimo meio para divulgar o seu trabalho, sendo assim, não desperdice essa chance.
A campanha precisa ser chamativa, ter palavras-chaves que se conectem com o seu conteúdo e ser completamente fiel à realidade.
E então, curtiu as nossas dicas de estratégias de SEO para Black Friday?
Calma que ainda não acabou, temos algumas informações valiosas!
FAQ
Perguntas frequentes.
Quando vai ser a Black Friday 2023?
A Black Friday costuma acontecer na última sexta-feira do mês de novembro, que em 2023 será no dia 24.
Entretanto, muitas lojas já colocam promoções para o mês todo e vão criando expectativas maiores para o fatídico dia.
Como preparar minha loja para a Black Friday?
Usar as estratégias de SEO que citamos é uma boa maneira de se preparar para esse evento, mas além disso, é preciso que a sua precificação esteja correta, pois o consumidor não quer se sentir enganado.
Outro ponto é a realização de anúncios sobre o assunto, com estratégias simples e bem executadas é possível ter um ótimo ensinamento.
Por que investir na Black Friday?
Além de ser um momento de oportunidades porque as pessoas estão esperando preços mais baixos, é importante lembrar que em novembro, muitas pessoas recebem a primeira parcela do 13º salário, com isso, o poder de compra aumenta.
Sem contar que é uma época perfeita para começar a adquirir os presentes de natal.
Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?
De acordo com o relatório Black Friday 2023, realizado pela Olist, as categorias mais buscadas pelo público são eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios.
Com isso, é possível perceber que os consumidores estão dispostos a gastar mais.
Inclusive, ainda de acordo com a pesquisa, quase metade do público pretende gastar mais de R$500 na Black Friday 2023.
Sendo assim, as projeções são de vendas altas.
Conclusão
Com todas essas informações você pode se preparar para a Black Friday e utilizar o SEO, e se surgir alguma dúvida sobre o assunto, basta entrar em contato!