Criar um ambiente acessível é uma forma de conquistar os clientes e fidelizá-los. Assim como nas lojas físicas, os clientes também buscam por acessibilidade no e-commerce.
Por isso que entender sobre esse conceito é importante para poder melhorar a sua taxa de conversão, aumentar vendas e ter uma marca consolidada no mercado.
A acessibilidade está diretamente ligada com a inclusão e no mundo digital isso é muito importante, pois a internet trouxe conexões e possibilidades infinitas para todos.
Sendo assim, manter esse conceito é uma base necessária para todos os e-commerces.
Então, se você quer que seu site seja conhecido como um modelo de acessibilidade, vale a pena conferir algumas de nossas dicas para implementar este conceito no seu e-commerce.
Continue a leitura e aproveite as informações!
O que é acessibilidade no e-commerce?
Antes de mais nada vamos entender o que é acessibilidade no e-commerce. Confira!
A palavra acessibilidade é muita ampla, pode estar relacionada a inclusão, facilidade e necessidade, esses significados formam um conceito super necessário para quem quer se destacar no e-commerce.
A acessibilidade no e-commerce é um conjunto de práticas que devem ser adotadas para tornar o mercado virtual mais inclusivo para pessoas com deficiência.
É uma tarefa social, afinal, todos merecem ser incluídos, além disso, também é uma forma de trazer mais consumidores para o seu negócio.
Um site com acessibilidade permite que todos os usuários interajam e entendam sobre o assunto principal, os recursos precisam ser pensados para contemplar todas as pessoas com deficiência.
Mesmo sendo um conceito tão importante e seguindo pela Lei Brasileira de Inclusão, que defende o direito garantido de acesso à informação e comunicação a todos os indivíduos, muitas empresas não cobrem esse combinado.
De acordo com os dados do Web para Todos, menos de 1% dos sites brasileiros possuem características de acessibilidade.
É importante ressaltar que existem diversas ferramentas que podem trazer acessibilidade no e-commerce de forma simples e prática.
Com isso, é possível dizer que infelizmente poucas pessoas realmente se preocupam em dispensar um conteúdo que seja abrangente e acessível.
Por exemplo, as pessoas cegas aprendem a mexer no computador e na internet, porque elas não podem comprar peças em um e-commerce? Esse empecilho está na falta de acessibilidade.
No próximo bloco vamos entender um pouco mais sobre a importância da acessibilidade no e-commerce. Confira logo abaixo!
A importância da acessibilidade no e-commerce
Como citamos anteriormente, a Lei Brasileira de Inclusão garante o direito ao acesso de informação e comunicação de todos indivíduos, de uma forma igualitária.
Dessa forma, o seu e-commerce também precisa seguir esta orientação.
Além disso, garantir que pessoas com deficiência possam ter um espaço de interação no seu site é também uma maneira de aumentar a gama de clientes.
Infelizmente, a maioria das empresas não se preocupam com acessibilidade como deveriam, com isso, os negócios que investem neste conceito acabam trazendo um diferencial super importante, que consequentemente aumenta o número de clientes.
Imagine que a sua empresa se torne conhecida por fornecer ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
É um diferencial mercadológico e você acaba oferecendo um produto para um novo nicho, que muitas vezes é negligenciado.
Então, a acessibilidade no e-commerce é de extrema importância por conta da questão social de inclusão e também pela diferenciação do mercado.
Logo abaixo vamos entender sobre as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web, com essas informações é possível começar a montar um plano de acessibilidade que seja condizente com as necessidades das pessoas. Acompanhe a leitura!
Quais são as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web?
As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) são um conjunto de recomendações internacionais desenvolvidas pelo World Wide Web Consortium (W3C).
As orientações servem para tornar o conteúdo online mais acessível a pessoas com deficiência.
Essas diretrizes ajudam a estabelecer princípios fundamentais que precisam ser seguidos, pois só assim o mundo digital vai se tornar mais inclusivo.
Observe abaixo como o conteúdo digital deve ser pensado:
- Operável: a operabilidade está ligada com a interface de navegação, ela deve ser utilizável por qualquer pessoa, independentemente do dispositivo usado ou das habilidades motoras;
- Perceptível: os conteúdos devem ser perceptíveis aos sentidos, como por exemplo, visão e audição. Sendo assim, conteúdo em vídeos devem ter legendas e as imagens descrições;
- Robusto: o conteúdo deve ser acessível em diferentes tecnologias e dispositivos, como navegadores, leitores de tela e dispositivos móveis;
- Compreensível: o conteúdo deve ser compreensível para todos, inclusive pessoas com diferentes níveis de habilidades cognitivas. Ou seja, é necessário usar uma linguagem simples, com instruções claras e um texto organizado de forma lógica.As WCAG são divididas em três níveis de conformidade: A (nível básico), AA (nível intermediário) e AAA (nível avançado). É recomendado que os e-commerces incluam as diretrizes WCAG no nível AA, para tornar o conteúdo mais acessível.
Elementos essenciais de acessibilidade em um e-commerce
Depois de tantas informações importantes precisamos falar sobre os elementos que são necessários para trazer mais acessibilidade no e-commerce. Observe!
Navegação por teclado
O recurso de navegação por teclado tem como foco permitir que todos os elementos interativos do site, como por exemplo, links, botões e formulários, possam ser acessados e operados apenas com o uso do teclado.
Assim, as operações podem ser feitas sem o uso do mouse, essa medida é muito importante para pessoas com limitações motoras ou dificuldades de coordenação.
Texto alternativo para imagens
O texto alternativo, também chamado de alt-text, tem como objetivo explicar imagens em forma de texto, ou seja, ele descreve seu conteúdo ou função.
Essa técnica também faz parte da otimização para SEO.
Dessa forma, o texto pode ser lido por leitores de tela, software bastante usado por pessoas com algum tipo de deficiência.
Contraste
A combinação de cores do site precisa oferecer um contraste suficiente entre o texto e o fundo.
Inclusive, as WCAG 2.1 (Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web) estabelecem níveis mínimos de contraste para textos normais e grandes.
O recurso facilita a leitura para pessoas com baixa visão ou daltonismo.
Outra alternativa é a personalização do site, dessa forma, o usuário pode definir o contraste, tamanho das fontes etc. de acordo com as suas necessidades.
Hierarquia de títulos
Os títulos e cabeçalhos (H1, H2, H3 etc.) costumam seguir uma ordem hierárquica e consistente.
Isso é importante para o entendimento dos mecanismos de buscas e também facilita a compreensão do usuário.
Vídeos com legendas
As legendas são uma das formas mais conhecidas de acessibilidade, é ideal para que as pessoas com deficiência auditiva ou surdez possam entender os conteúdos em vídeo.
É importante que as legendas sejam claras, com textos bem escritos e sincronizados com o conteúdo do vídeo.
Formulários acessíveis
Os formulários do e-commerce, como cadastro, login e pagamento, devem ser acessíveis, incluindo indicações para cada campo, instruções claras e mensagens de erro fáceis de entender.
Como saber se um e-commerce é acessível?
Para confirmar que um site é realmente acessível você pode contar com a ajuda de alguns recursos. Confira!
Plugins e extensões
Alguns plugins e extensões, como Siteimprove Accessibility Checker; Accessibility Insights e Hand Talk são ideais para uma checagem rápida.
Verificadores de acessibilidade
Se quiser uma ferramenta mais completa, opte pelos verificares, eles analisam o código HTML e CSS de uma página e geram relatórios com sugestões de melhorias:
- WAVE;
- Axe;
- Lighthouse.
Conclusão
Com todas essas informações você pode trazer mais acessibilidade no e-commerce. Se tiver alguma dúvida basta entrar em contato. Aproveite!