Análise de dados para vendas: como interpretar e aplicar insights para melhorar os resultados do seu e-commerce?

análise de dados para vendas
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Uma das grandes vantagens da era digital é a quantidade de dados que podemos acessar e as várias formas de analisá-los. Essas informações podem ser cruciais para impulsionar as vendas do seu negócio, é isso mesmo, a análise de dados para vendas pode ser uma ótima estratégia, especialmente para os e-commerces.

Todos os comportamentos online dos clientes podem ser transformados em dados e analisados para descobrir as suas preferências, para definir se uma estratégia de comunicação realmente está funcionando e também para prever ações. Ou seja, com uma boa análise você pode medir os indicativos da empresa e apostar no que realmente faz sucesso.

A análise de dados para vendas permite o uso de insights que podem ser super importantes para alavancar a sua marca. Mas para que essa estratégia tenha os resultados esperados é preciso seguir algumas dicas e ter muito foco.

Para ajudar nesse processo e mostrar as vantagens da análise de dados para vendas, o nosso artigo tem informações valiosas. Continue a leitura para conferir tudo!

Definindo os objetivos

Analisar dados é um trabalho árduo, precisa de muita atenção, dedicação e claro um planejamento. Não dá apenas para pegar qualquer tipo de dado e tentar transformá-lo em uma informação relevante, é necessário estabelecer objetivos claros e buscar estudar as suas metas.

Antes de começar a análise é necessário definir o que deve ser analisado usando metas específicas, como por exemplo, o aumento de conversões, a redução da taxa de abandono de carrinho ou aumento do valor médio do pedido. Com isso em mãos é possível começar a coleta e depois fazer um bom estudo sobre as suas métricas.

Esse planejamento será fundamental para otimizar os processos e entender quais melhorias podem ser feitas para alcançar mais clientes.

A análise de dados precisa ser realizada com cuidado e sempre com um objetivo claro, como citamos anteriormente, existem muitos tipos de dados e métricas, é importante definir tudo para não ficar perdido com a sobrecarga de informação.

Definir os seus objetivos é apenas a primeira parte da equação, ainda temos um longo caminho pela frente e muitas dicas que podem ajudar nesse processo. Acompanhe a leitura!

Coleta e organização dos dados

Coleta e organização de dados

O segundo passo também é muito importante, pois trata da coleta e da organização dos dados. Para essa etapa é possível contar com o auxílio de algumas ferramentas que deixam o trabalho mais simples.

As duas ferramentas mais utilizadas são o Google Analytics e o Kissmetrics, por isso, vamos explicar um pouco sobre cada uma. Confira abaixo!

Google Analytics

O Google Analytics é muito conhecido, inclusive é uma das principais ferramentas para analisar o comportamento do consumidor no seu site.

Com ele é possível coletar dados sobre a origem dos visitantes, abandono de carrinho, taxa de conversão e ticket médio. Todas essas métricas são necessárias para uma análise completa.

Um ponto vantajoso, é que o Google Analytics é fácil de ser utilizado, basta criar uma conta na plataforma e gerar um código que deverá ser adicionado em seu site. Assim, você já pode começar a mensurar informações por períodos, ou olhar os dados de uma forma geral.

Kissmetrics

O Kissmetrics é uma versão paga do Google Analytics, caso a sua empresa ainda tenha questões de orçamento, essa ferramenta pode não ser ideal.

A grande diferença entre o Google Analytics e o Kissmetrics, é que o último tem um foco em métricas de conversão e de receita.

Sendo assim, para empresas que investem em Inbound Marketing, o Kissmetrics é indispensável. É possível usar as duas ferramentas de uma forma onde elas se completem.

Análise dos dados

análise de dados para vendas

Agora sim chegamos em uma das partes mais interessantes! Vamos falar sobre a análise de dados de fato.

A análise serve para identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria. Para isso você deve utilizar as métricas de desempenho, se quiser ter uma visualização de cada objetivo é importante segmentar esses dados.

Muitas empresas usam as análises comparativas para identificar variações de desempenho ao longo do tempo. Porém, existem outros modelos de análises, venha dar uma olhada!

Análise preditiva

Esse é um dos modelos mais conhecidos de análise, pois auxilia na projeção de perspectivas futuras, observando os padrões das bases de informações.

Com essa análise é possível antecipar eventos e tomar decisões mais exatas. Na análise preditiva é usado o método histórico e estatístico, hoje em dia também é possível contar com a inteligência artificial.

Esse tipo de análise é perfeito para compreender comportamentos futuros do mercado e do público. Por isso, serve para avaliar tendências de consumo das pessoas ou flutuações da economia.

Análise prescritiva

A análise prescritiva é responsável por observar as consequências das ações. Sendo assim, é possível entender o que pode acontecer ao tomar uma atitude específica. É um tipo de análise que define o percurso para se alcançar uma meta.

Análise descritiva

Como seu próprio nome já indica, essa análise é muito mais detalhada, ajuda a entender os eventos em tempo real. Basicamente, a análise descritiva serve para descrever um evento ou objeto, sem emitir uma projeção.

As informações são analisadas de forma que apenas o presente conta, sem ter alguma relação com o passado ou com o futuro.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica tem como objetivo tentar compreender as causas de um evento. Sendo assim, esse método é baseado em algumas perguntas, são elas:

  • Onde?
  • Quem?
  • Por que?
  • Quando?
  • Como?

 

É usada para analisar o impacto e o alcance de uma estratégia!

Identificação de insights

Identificação de insights

Cruzar diferentes fontes de dados é uma boa maneira de identificar padrões para revelar informações valiosas sobre o comportamento do cliente, como preferências, pontos de atrito e oportunidades de otimização.

No marketing os insights servem para solucionar algum tipo de problema, seja em campanhas de marketing, ou até mesmo para entender um comportamento no público alvo e no mercado

O insight em marketing acontece após uma análise aprofundada, que conta com um estudo para entender quais os tipos de otimizações que podem ser feitas no seu site, ou nas redes sociais.

A análise de dados permite que você identifique os problemas e use os insights para resolvê-los, ou então ajuda a promover ações que realmente vão dar resultados prósperos.

Aplicação dos insights

A aplicação dos insights pode ser feita de diversas formas, como por exemplo:

  • Campanhas de marketing específicas: ao analisar os dados é possível entender quais são as dores dos clientes, em cima desta questão, você pode criar campanhas certeiras.
  • Mapear a jornada do cliente: entender a jornada do cliente é muito importante para melhorar as taxas de conversão e saber o que faz o usuário finalizar ou não uma compra no seu site.
  • Otimização de produtos e serviços: os insights podem ajudar no processo de otimização que gera uma experiência de usuário ainda melhor.
  • Suporte: é importante superar as expectativas dos clientes, isso contribui para a retenção e fidelização.
  • Consumer Insights: é uma área específica que leva em conta os dados demográficos e hábitos de consumo dos clientes.

Acompanhamento e ajustes

Além de todos os tópicos que explicamos acima, é importante estar sempre acompanhando os resultados após a implementação das otimizações com base nos insights.

Para isso você pode, e deve, realizar testes de comparação, as maiores estratégias de marketing só funcionam após serem testadas e adaptadas. Lembre-se que não existe uma fórmula mágica.

Outro ponto importante é acompanhar as métricas de desempenho, elas podem fornecer feedback sobre a eficácia das estratégias aplicadas.

Só com esse acompanhamento é possível saber se a estratégia está funcionando, se deve ser utilizada, modificada, ou até mesmo deixada de lado.

Casos de sucesso

Algumas empresas de grande sucesso usam a análise de dados para vendas, confira!

Amazon

A Amazon investe pesado na coleta, no armazenamento, no processamento e na análise de informações sobre clientes e usuários.

Esses dados são cruzados para obter informações e em cima disso são criadas estratégias de marketing para aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo. A empresa faz isso antecipando a sua vontade e mostrando produtos que podem ser interessantes.

A Amazon também utiliza o marketing por dados para diminuir os preços e atrair mais clientes. Sendo assim, os preços do site podem mudar, todo esse planejamento é feito com base na coleta de dados sobre a concorrência, demanda e disponibilidade de produtos.

Shein

A Shein é um grande sucesso no Brasil, a plataforma investiu na análise de dados, sendo assim, faz testes de looks e tendências com produções limitadas. Se for um sucesso a empresa consegue produzir mais peças.

Atualmente, a Shein conta com um software de gerenciamento de suprimentos exclusivo, e faz com que a loja seja capaz de adicionar quase 3.000 novas peças à sua plataforma semanalmente.

Conclusão

Com todas essas informações ficou mais fácil entender a importância da análise de dados para vendas. Se quiser saber mais sobre o assunto, pode entrar em contato com a nossa agência.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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