A era dos influenciadores digitais se tornou um fenômeno. Todo mundo já se sentiu influenciado a comprar determinada marca, ou produto depois de assistir um conteúdo de um influenciador, pois eles conquistaram um público e contam com autoridade para indicar produtos e serviços.
É por esse motivo que os influenciadores digitais podem ajudar o seu e-commerce, com o auxílio deles é possível divulgar os seus serviços e ainda conquistar uma cartela de clientes. Entretanto, para que esse plano seja vantajoso para ambas as partes é preciso fazer uma pesquisa sólida, encontrar influenciadores que se encaixem no perfil da empresa e ter um planejamento de comunicação.
O influenciador em questão também necessita ter uma reputação, afinal ele vai levar a imagem do seu negócio para outras pessoas. Por isso, além de entender como os influenciadores digitais podem ajudar o seu e-commerce, também é necessário aprender algumas dicas para fazer essa estratégia funcionar.
Pode parecer trabalhoso, mas é simples, para ajudar o nosso artigo traz informações e dicas valiosas sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que são influenciadores digitais?
O termo influenciador digital é usado para determinar alguns usuários de destaque das redes sociais. Sendo assim, eles contam com um alto número de seguidores, integrações, como likes, compartilhamentos e comentários, além de se tornarem relevantes para o mercado da publicidade.
Em teoria qualquer um pode se tornar um influenciador, entretanto, existe um trabalho muito longo e é preciso se inovar, pois esse mercado está cada dia mais competitivo. Algumas celebridades também podem ser consideradas influenciadores, pois conquistaram espaço nas redes e usam para se manter em revelava.
Muitas pessoas buscam por indicações de cosméticos, livros, brinquedos, dicas financeiras, fitness e alimentação, além de vários outros tipos de segmentos, e encontram no perfil desses criadores de conteúdo.
Por isso, as empresas estão buscando parcerias com os influenciadores, essa estratégia é chamada de marketing de influência. Pois, em algum nível os produtores de conteúdo conseguem influenciar seu público.
Por que usar influenciadores para alavancar o seu e-commerce?
Como citamos rapidamente, os influenciadores digitais podem ajudar o seu e-commerce com uma divulgação. Geralmente, os produtores de conteúdo da internet contam com um público dividido em nichos e acabam divulgando produtos, ou serviços que agradem o seu público.
Sem contar que eles contam com o fator autoridade, ou seja, construíram uma reputação. Usar os influenciadores é uma estratégia conhecida como marketing de influência, o objetivo é construir uma ligação entre a sua marca e o público do influenciador.
Os influenciadores digitais tem um grande poder de persuasão sobre seus seguidores, que confiam em suas recomendações e opiniões. Ao fazer parcerias com esses influenciadores, você pode alavancar a visibilidade do seu e-commerce e alcançar novos públicos. Além disso, eles também podem ser uma ótima opção para gerar conteúdo de qualidade.
Atualmente as redes sociais são um campo de muitas oportunidades para diversas empresas. Pois, de acordo com uma pesquisa do All INN, em parceria com a Opinion Box, 74% dos consumidores costumam utilizar o Instagram, o Facebook e outras redes sociais para fazerem suas compras.
Sendo assim, podemos definir que o marketing de influência pode aumentar as suas vendas, o seu reconhecimento de marca e conquistar mais clientes fiéis.
Para chegar nesses resultados é preciso de um planejamento e estudo de caso, no próximo bloco é possível entender melhor como pôr a estratégia em prática. Acompanhe a leitura!
Vantagens de usar influenciadores digitais no seu e-commerce
Separamos algumas vantagens que o influenciador pode trazer para o seu e-commerce, observe!
Maior proximidade com seu público
Os influenciadores digitais tem um contato direto com o público, com isso ele consegue criar uma intimidade. Sendo assim, se torna alguém de confiança para seus seguidores, é muito mais fácil ouvir uma indicação de alguém que conhecemos, mesmo que seja online.
Passa uma imagem de autoridade
Os produtores de conteúdo construíram uma reputação, por isso eles tem certa autoridade para indicar serviços e produtos.
Aumenta a presença da marca nas redes sociais
Quando a sua marca é indicada por influenciador ela pode se tornar assunto nas redes sociais e consequentemente aumentar a sua presença.
Como usar o marketing de influência a seu favor?
Já deu para entender que o marketing de influência pode ajudar a impulsionar o seu e-commerce. Agora, podemos aprender como usar essa estratégia de forma eficaz.
Antes de embarcar nessa ideia é preciso pensar em um planejamento. O primeiro deles é encontrar um influenciador digital que tenha uma boa reputação e que se encaixe com a sua marca, nada melhor do que uma pesquisa para encontrar algumas opções.
É válido buscar se o influenciador em questão tem relevância sobre o seu público, depois disso vem a aproximação. Na hora de entrar em contato com o produtor de conteúdo você precisa vender o seu negócio e mostrar como pode ser uma parceria valiosa. Uma dica é sempre documentar cada parte dos acordos para evitar incômodos no futuro.
Geralmente a parte criativa sobre a forma de divulgação fica a cargo do influenciador, pois eles já estão acostumados com a linguagem das mídias digitais e como o seu público reage. Essas parcerias podem ser muito úteis para ambos.
Uma dica extra é deixar a agência de marketing fazer esse serviço de procura e contato com os influenciadores, claro que é preciso supervisionar o serviço. Porém, pode ser uma forma segura, simples e muito eficiente para divulgar a sua marca e expandir o público.
As redes sociais trazem inúmeras facilidades para as marcas, especialmente os e-commerces, estar presente nesse meio é uma maneira de construir uma imagem positiva.
No próximo bloco vamos mostrar como escolher bons influenciadores digitais para ajudar o seu e-commerce. Confira!
Dicas de como escolher um bom influenciador digital
Faça uma pesquisa bem apurada
Uma pesquisa é a melhor forma de encontrar o influenciador correto, mais uma vez ressaltamos que muitas agências oferecem esse serviço e podem ajudar como intermediários no processo.
Essa é a melhor forma de encontrar um influenciador responsável e com uma boa reputação.
Conte com recomendações
Recomendações são sempre bem-vindas e podem funcionar como uma peneira na hora de escolher o influenciador ideal.
Entenda o seu negócio
Esta dica funciona para todas as estratégias de marketing, conhecer o seu negócio é fundamental para saber como atingir novos públicos e como buscar o produtor de conteúdo que combine com a marca.
Estude sobre o público-alvo do influenciador
Outro detalhe importante, estudar o público-alvo do influenciador ajuda a entender como se conectar com esse nicho.
Preze pela comunicação
A comunicação é a chave de tudo! Sempre seja sincero com o produtor de conteúdo e explique como a sua marca deve ser divulgada dentro das redes sociais. Por mais que a parte criativa seja responsabilidade do influenciador é necessário mostrar como as coisas devem ser feitas. Por isso o briefing é importante, é um material que guia a forma da criação do conteúdo.
O marketing de influência conta com a atuação dos influenciadores digitais que podem ajudar o seu e-commerce a crescer ainda mais.
Se quiser saber mais sobre o assunto, ou sobre como a nossa agência de e-commerce pode ajudar sua loja virtual a vender mais e escalar, entre em contato conosco.