O e-mail marketing ainda é muito utilizado e costuma gerar resultados positivos para a sua empresa, porém, é preciso saber a forma certa de inserir essa estratégia no seu planejamento.
Talvez por falta de conhecimento e organização, algumas pessoas insistem que o e-mail marketing está morrendo, mas na verdade ele está cada dia mais vivo e cheio de novidades, como os processos de automação.
A automação é um jeito de facilitar o seu trabalho, além disso, pode deixar a suas estratégias mais eficazes para atrair o público-alvo.
Entender os processos é o passo inicial para poder usar as ferramentas e aplicar novas técnicas.
Por isso, o nosso artigo traz todas as informações sobre o e-mail marketing e a automação, para conferir tudo fique atento às dicas. Se gostar do conteúdo, compartilhe!
O que é e-mail marketing e automação de e-mails?
Vamos começar a entender os conceitos para facilitar o processo!
O e-mail marketing é definido como uma prática de comunicação, que serve para conectar diretamente as empresas e seu público através de um canal de comunicação, no caso o e-mail.
Atualmente 53% da população mundial usam o e-mail com frequência.
De acordo com dados do Departamento de Pesquisa Statista, é previsto que o número de usuários de e-mail alcance a marca dos 4,59 bilhões em 2025.
Ou seja, uma campanha bem executada de e-mail marketing tem como objetivo atingir um grande público.
Afirma-se que o uso do e-mail marketing foi popularizado no final da década de 1970 pelo gerente de marketing da Digital Equipment Corp, o americano Gary Thuerk, que enviou 400 e-mails promovendo computadores da companhia.
A estratégia rendeu 13 milhões de dólares em vendas. Porém, a técnica só foi ganhar popularidade nos anos 1990 por conta da popularização da Internet.
Mesmo sendo uma ótima estratégia para a sua empresa, é preciso tomar cuidado para que o e-mail marketing seja efetivo e não vá parar na caixa de spam.
Usar essa estratégia é uma forma de anunciar promoções, campanhas, oferecer conteúdos únicos e criar um canal de comunicação com os clientes.
Um ponto importante, que não podemos deixar de falar, é a questão das Leis e regulamentações digitais como a LGPD para E-commerce e a atualização da política de cookies.
Essas ações servem para filtrar o compartilhamento de dados e por consequência a quantidade de mensagens que recebemos.
Por isso, a melhor forma de conseguir conquistar os seus clientes é usando os e-mails personalizados, eles captam a atenção do cliente, fazendo com que ele abra a mensagem sem cancelar sua inscrição eletrônica.
Esse meio de comunicação de massa se transformou em uma estratégia de relacionamento com Leads e clientes.
E para ajudar no processo existem algumas ferramentas de automação de marketing, que permitem segmentações avançadas e a análise das mensagens enviadas.
Basicamente, a Automação de E-mail Marketing, também conhecida pela sigla EMA, do inglês E-mail Marketing Automation, cria sequências ou fluxos de e-mails dedicados a um determinado objetivo.
Com o auxílio da automação de e-mail você consegue criar um senso de personalização e individualidade enquanto se comunica com os clientes em uma escala maior.
Além disso, não é preciso enviar as mensagens de forma manual, basta configurar os acionadores especiais conectados a vários elementos de sua página como formulários de inscrição ou checkout.
A automação é muito importante para o e-mail marketing, mas é claro que a execução dessa estratégia também precisa ser muito bem feita.
Como essa estratégia ajuda no crescimento dos e-commerces?
Já explicamos sobre o que é o e-mail marketing e como funciona a automação, agora precisamos entender como essa estratégia ajuda a sua empresa.
O e-mail marketing é uma estratégia de baixo custo, mesmo sendo mais econômica traz muitas vantagens para o e-commerce, como por exemplo, uma entrega constante de conteúdo para os clientes e mensuração de retorno, pois é possível definir indicadores-chave de performance (KPIs) para uma estratégia de e-mail marketing.
Com o uso dessa estratégia é possível descobrir quem são seus clientes e quais são os seus hábitos , são informações super válidas.
Sem contar que é uma boa forma de fidelizar os clientes, pois, com o e-mail marketing a comunicação é feita de forma direta e personalizada, o que aproxima o consumidor.
Logo abaixo tem uma ótima explicação sobre como implementar a automação do marketing. Confira!
Como implementar uma automação de e-mail marketing no e-commerce?
A estratégia de automação do e-mail marketing começa pela decisão sobre os gatilhos que vão ser usados para iniciar a comunicação.
Observe os exemplos:
- Boas-vindas: é o e-mail enviado para todos que acabaram de se cadastrar no site.
- Agradecimento: enviado para todos que fazem uma compra.
- Carrinho abandonado: e-mail enviado para os clientes que não finalizaram a compra.
- Recomendação de produtos: e-mail enviado para clientes que costumam acessar alguma segmentação do seu site.
- Programas de fidelidade: costuma ser enviado para clientes na data do aniversário ou em datas comemorativas como Dia do Amigo e Dia dos Namorados. É uma oportunidade de oferecer ofertas especiais.
- Recuperação de clientes inativos: e-mail enviado para clientes que não acessam seu site há muito tempo.
Depois da definição do primeiro contato é preciso programar os fluxos de automação de e-mail marketing, que vai depender do objetivo que você está buscando.
Por exemplo, o e-mail de boas-vindas pode ser enviado 5 minutos após o cadastro de um cliente no seu site.
Após esse contato, é possível automatizar um e-mail para continuar essa comunicação, mostrando as novidades que o site recebeu nos últimos dias.
É indicado que após um mês de cadastro o fluxo continue, com ofertas da semana.
No caso dos clientes inativos, é interessante usar boas estratégias, mas também entender e respeitar o cliente.
Ferramentas de automação de e-mail marketing
As ferramentas de automação ajudam na hora de criar um fluxo de e-mails, por isso, fizemos uma lista com as mais utilizadas.
Mailchimp
Essa ferramenta é conhecida mundialmente e tem uma excelente usabilidade.
O plano gratuito é muito utilizado por pequenos negócios que estão iniciando suas atividades de marketing digital, ao aderir os planos pagos é possível ter acesso a mais recursos, como por exemplo, um maior número de contatos cadastrados na plataforma.
Hubspot
O software foi co-fundado pelo pai do inbound marketing, Brian Halligan, e é bem completo, pois envolve áreas de comunicação da empresa com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Na automação do e-mail marketing é possível encontrar recursos para criação de listas de e-mails e workflows customizados por campanha, o que ajuda a análise dos resultados.
Edrone
A Edrone utiliza os dados de um CRM para e-commerce e assim impulsiona as estratégias de automação de e-mail marketing em uma única plataforma.
É uma plataforma de CRM e Automação de Marketing dedicada exclusivamente ao e-commerce
Conclusão
Agora é a hora de começar a utilizar o e-mail marketing, ou dar mais atenção para essa estratégia, se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato.