Como engajar o público com estratégias omnichannel no e-commerce?

Estratégias omnichannel
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Para se destacar no meio digital é preciso usar todas as estratégias a seu favor, sendo assim, nada melhor do que entender sobre cada uma delas para saber como explorá-las da melhor forma.

Sabemos que os e-commerces têm grande chance de crescimento, mesmo assim se trata de um mercado muito aquecido, com muitas correntes.

Por isso, é importante se destacar de alguma maneira, como por exemplo engajamento mais o seu público, isso faz muita diferença na hora do cliente escolher o seu produto ou serviço.

E para isso, você pode contar com a estratégia omnichannel. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre ela, é uma forma de integrar os canais de comunicação da empresa.

Isso pode ser muito interessante e útil para aumentar o engajamento com o público, por isso vale a pena apostar no omnichannel.

Entretanto, é necessário ter conhecimento sobre a estratégia para poder adaptar e colocar algumas ações em prática, que realmente façam sentido na sua empresa.

Se quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura e aproveite as dicas!

O que é estratégia omnichannel?

Estratégias omnichannel

 

Antes de mais nada, vamos começar a entender sobre o que é a estratégia omnichannel. Confira!

A estratégia omnichannel é um modelo de negócios que visa integrar todos os canais de vendas e comunicação de uma empresa.

Basicamente o objetivo é criar uma experiência de compra consistente e sem interrupções.

Sendo assim, essa estratégia pode incluir lojas físicas, site, aplicativo móvel, redes sociais, chat online, e-mail, telefone e qualquer outro canal que os consumidores utilizam para entrar em contato com a marca.

No omnichannel, o cliente se torna o centro da estratégia, então ele tem a escolha de quando e como vai interagir com a marca.

Para o e-commerce isso é extremamente importante, pois os consumidores estão em busca de atenção personalizada.

Além disso, o e-commerce permite compras a qualquer momento e por conta disso, os clientes precisam ter uma assistência a qualquer hora do dia ou da noite.

Uma empresa que se faz presente desta forma pode fidelizar os clientes e trazer uma experiência muito positiva.

Então, investir nos canais de assistência e atendimento 24 horas é super indicado.

A estratégia omnichannel faz com que a mensagem e a identidade da marca sejam consistentes em todos os canais.

O que contribui com o reconhecimento da marca e a confiança do cliente, gerando assim, uma experiência positiva que incentiva o consumidor a se tornar cliente da marca e também recomenda-la para pessoas próximas.

E não podemos esquecer que, com uma estratégia omnichannel, as empresas podem coletar dados em todos os pontos de contato e usar essas informações para personalizar a experiência do cliente.

Depois de entender todo o conceito, vamos descobrir as diferenças entre omnichannel e multicanalidade. Acompanhe a leitura!

Diferenças entre omnichannel e multicanalidade

 

Pode haver algumas confusões entre omnichannel e multicanalidade, para evitar isso é necessário entender as diferenças dos conceitos. Observe!

Como citamos anteriormente, o omnichannel é uma estratégia que proporciona uma experiência única para o cliente, ao integrar os canais de comunicação.

Já o multicanal é uma estratégia focada no produto oferecido. Sendo assim, os clientes podem adquirir serviços, ou produtos em diferentes canais da empresa.

Além disso, cada um deles tem uma oportunidade de compra diferente, pois as entregas são feitas separadamente.

Em um ponto de vista técnico, o omnichannel pode trazer muitos benefícios na fidelização dos clientes, pois é uma estratégia baseada na comunicação consistente.

Enquanto isso, o multicanal, cria uma variação entre os canais, pois conta com formas diferentes de comunicação.

Como funciona o omnichannel na prática?

 

O omnichannel acontece da seguinte forma: o usuário se interessa por um produto da sua marca, na pesquisa surge algumas dúvidas que são resolvidas pelo chatbot, depois de tudo resolvido, a pessoa finaliza a compra pelo e-commerce.

Se houver algum problema, é possível entrar em contato com o atendente pelo telefone e, depois, pode pedir uma nova sugestão por e-mail ou mensagens de celular para fechar uma segunda compra.

Todo o processo de comunicação está completamente integrado entre os mais diferentes canais.

Dessa forma, o consumidor não precisa começar uma conversa do zero se precisar tirar dúvidas ou conhecer outros produtos.

Para a empresa, o omnichannel traz um grande ponto positivo, que é o aumento do engajamento e proximidade com o novo perfil de consumidor.

Uma dica para colocar essa estratégia em prática é investir em uma plataforma que fará essa automação e integração entre os canais da empresa.

Como usar para o sucesso do seu e-commerce?

 

Agora, vamos mostrar algumas dicas para utilizar o omnichannel no seu e-commerce. Confira!

Aplicativos móveis e de bate-papo

 

Esses aplicativos podem ser a porta de entrada do cliente para a sua marca, por isso devem funcionar muito bem e ter uma resposta qualificada para cada situação.

Simplifique o processo de checkout

 

Uma coisa que acontece com frequência é o usuário abandonar a jornada no site, pois sente que o processo é muito burocrático.

Sendo assim o checkout deve ser rápido e intuitivo para reduzir a taxa de abandono do carrinho.

Integração de sistemas

 

Todos sistemas de gerenciamento de pedidos, inventário, CRM e atendimento ao cliente devem estar integrados e sincronizados.

Pois, essa é a base do omnichannel e assim é possível ter informações atualizadas nos canais da empresa.

Automação de marketing

 

As ferramentas de automação de marketing ajudam a segmentar os clientes com base em seu comportamento e preferências.

Dessa forma, a sua empresa pode programar o envio de mensagens altamente relevantes em todos os canais.

Humanize as interações digitais

 

As interações digitais são práticas, rápidas e otimizam o nosso tempo.

Porém, é importante que tudo tenha um detalhe humano para criar vínculo com os consumidores.

Colete feedbacks

 

O feedback do cliente é indispensável, por isso é importante estar pronto para recebê-los.

Com algumas dicas e sugestões você pode aprimorar a experiência omnichannel.

 

Conclusão

Com todas essas informações você já sabe como o omnichannel é importante. Se surgir alguma dúvida, entre em contato!

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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