Mas, é necessário ter cuidado com diversos aspectos para alcançar um bom resultado na hora de fotografar e editar suas imagens.
Para te ajudar, apresentamos neste artigo tudo que você precisa saber para criar fotos dos seus produtos e impressionar seus clientes.
Continue a leitura para saber a importância das fotos para o seu e-commerce, dicas para fotografar e como fazer uma boa edição!
Qual a importância das fotos para e-commerce?
Se você possui uma loja virtual, saber como fazer as melhores fotos pra e-commerce é essencial para melhorar suas vendas.
Todo e-commerce precisa de boas imagens para auxiliar na descrição dos produtos.
Dependendo do segmento que você atua, as fotos são indispensáveis: lojas de roupas, calçados, acessórios, ou ainda produtos de maior preço, onde a decisão de compra depende de mais detalhes sobre o item.
O fato é que as imagens funcionam como uma maneira de “experimentar” o produto no ambiente digital e são importantes quanto a escolha da plataforma de e-commerce.
Se o cliente não tem como tocar e experimentar o produto, é preciso explorar ao máximo o sentido visual para convencê-lo a comprar.
Com boas imagens, certamente sua página de vendas irá chamar a atenção do visitante no site, e terá uma melhor taxa de conversão.
Você pode inclusive fazer testes para confirmar isso: compare os resultados de um produto que possui imagens claras, detalhadas e bem editadas, com outro que não mostra todas as suas características e diferenciais.
A página com as melhores fotos têm uma chance muito maior de sair na frente.
Outro fator fundamental para qualquer e-commerce, mas que muitas vezes passa despercebido, é o SEO (Search Engine Optimization).
Talvez você já saiba a importância de caprichar nas descrições dos produtos, mas para melhorar suas chances de aparecer nos primeiros resultados do Google, ter imagens na página que possam ser otimizadas conforme sua palavra-chave faz toda a diferença.
Dicas para fazer fotos para e-commerce
O primeiro ponto a se considerar é a possibilidade de contratar um profissional para criar as fotos do seu e-commerce.
Um fotógrafo poderá potencializar os resultados das suas imagens, e com isso você consegue dedicar seu tempo para outras atividades do negócio.
Mas, se é necessário criar as fotos por conta própria, seguir algumas boas práticas pode garantir um resultado muito bom para a sua loja. Confira:
Mostre todos os detalhes
Independente do produto, mostrar cada detalhe, ou pelo menos os mais importantes, é um dos fatores decisivos para a compra online.
O cliente que compra em e-commerce precisa ter à sua disposição todas as informações necessárias para entender sobre o produto, conhecer suas características e saber se ele realmente serve para a sua necessidade.
Portanto, busque mostrar diferentes ângulos do seu produto e variar entre imagens amplas e mais aproximadas.
Capriche na iluminação
A iluminação tem o poder de tornar incrível uma foto simples.
Por outro lado, uma foto que não conta com boa iluminação pode perder todo o seu potencial de impressionar os clientes.
Por isso, nossa primeira dica é sempre aproveitar a luz natural, quando possível. Se o seu produto permite criar fotos ao ar livre, utilize isso ao seu favor para obter uma melhor iluminação e explorar a criatividade. Fotos tiradas no nascer e pôr do sol podem te surpreender!
Mas, se você não tem essa possibilidade, é preciso investir em acessórios para iluminação.
Equipamentos como ringlights e softbox serão de grande ajuda para criar suas fotos no e-commerce.
Um ponto de atenção é ter cuidado ao utilizar o flash da sua câmera. Dependendo de como for utilizado, ele pode “estourar” a iluminação da sua foto, ou seja, deixar a foto excessivamente iluminada, prejudicando a visualização do produto. O ideal é evitar que a luz reflita diretamente no seu produto.
Mantenha a fidelidade das cores
Suas fotos precisam ser chamativas e impressionar, entretanto, elas não podem tornar certas características do produto confusas para o cliente.
Para manter a fidelidade de cores dos seus produtos, evite utilizar luzes que não sejam a natural ou branca, caso contrário, a cor real do produto pode ser deturpada.
Utilize um fundo branco ou neutro
O fundo branco faz com que o centro da imagem, e também da atenção do seu cliente, seja no produto em si, e não em outros detalhes do ambiente em que a foto foi tirada.
Se o seu produto for branco, busque um fundo de outra cor, mas mantenha-o neutro.
Conte com um tripé
Um tripé ajuda a estabilizar sua câmera ou celular, garantindo que a foto fique mais nítida e no alinhamento correto. Além disso, se você precisa fotografar vários produtos, o tripé ajudará a manter todas no mesmo padrão de ângulo e quadro.
Verifique seu produto antes de fotografar
Mesmo com a edição, é preciso ter certos cuidados antes de iniciar a sessão de fotos. Verifique se o seu produto está completamente limpo e sem poeira, sem dobras e amassados no caso de roupas, entre outros detalhes que farão com que o seu produto se destaque aos olhos do cliente.
Cuidado com o tamanho
Você já comprou um produto com uma expectativa, mas quando o recebeu, notou que o tamanho era muito menor? Ao fotografar seus itens, preste atenção à escala, pois alguns produtos podem parecer maiores ou menores sem uma base para comparação.
Se este for o seu caso, fotografe com outros objetos posicionados perto do produto, para que sirvam de comparação do tamanho. E claro, sempre lembre de informar todas as medidas na página do site.
Como editar as fotos para loja virtual?
Após fotografar, é hora de se preocupar com a edição. É nesse momento que você ajustará tudo o que for necessário para impressionar seus clientes e mostrar claramente todos os detalhes do seu produto.
Para uma boa edição, recomendamos que você:
- Trabalhe bem o espaçamento da foto: não deixe o produto muito próximo às bordas da imagem, é preciso dar espaço, principalmente quando a foto for ambientada;
- Crie uma identidade visual para suas fotos: imagine entrar em um site e todos os produtos seguirem um estilo de imagem diferente. Com certeza, isso pode confundir ou até afastar o cliente da sua página. Na hora da edição você também deve seguir um padrão para as suas fotos, mantendo a coerência e utilizando o mesmo filtro de cor;
- Tenha cuidado com a resolução: suas fotos devem ter uma boa resolução para mostrar os produtos, mas ao mesmo tempo, precisam ser leves para manter seu site rápido e responsivo. As dimensões variam conforme o tipo da imagem, mas você pode seguir padrões de tamanho como 640px de largura por 480px de altura, ou 1024px de largura por 1024px de altura.
Conclusão
E então, você já utiliza essas dicas para criar fotos para o seu e-commerce?
Se você ainda não dedicou a atenção necessária às imagens da sua loja virtual, é hora de pensar nisso. O mercado digital vem crescendo cada vez mais, e para competir e ganhar a atenção do consumidor, é preciso cuidar de cada detalhe.
Esperamos que estas dicas ajudem você a criar as melhores imagens para os seus produtos! No próximo artigo falaremos sobre marketing para e-commerce! Não perca!