Instagram Shopping: O que é e como ativá-lo para impulsionar suas vendas?

Homem comprando no Instagram Shopping
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De acordo com o relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários.

A plataforma perde apenas para o YouTube, que ocupa o segundo lugar, e o WhatsApp, na primeira colocação.

Sendo assim, podemos perceber que o Instagram faz parte das vidas do brasileiro e pode ser utilizado para ampliar as suas vendas.

As redes sociais, por natureza, são locais onde as pessoas estão sugestivas a propagandas no geral.

Por isso, em 2018, a plataforma lançou o Instagram Shopping, uma aba dedicada apenas à venda de produtos, é um recurso que pode facilitar a vida do consumidor e do vendedor, ainda mais se você souber usar a ferramenta ao seu favor.

O Instagram shopping pode ser muito útil para o seu e-commerce e para saber como utilizá-lo, o nosso artigo traz todas as informações valiosas sobre o assunto.

Continue a leitura e aproveite!

 

O que é o Instagram Shopping?

 

Homem comprando no Instagram Shopping

Então, vamos começar do início para entender o que é o Instagram shopping e como pode ajudar o seu negócio. Confira!

Como citamos acima, o Instagram shopping foi criado em 2018, como um recurso para facilitar as compras.

Basicamente, essa funcionalidade permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto nos Stories, com a ferramenta você pode marcar até cinco produtos por foto ou 20 em carrossel.

O próprio Instagram mostra automaticamente uma aba com todos os itens catalogados, assim o perfil da loja conta com um botão chamado “Ver loja” que direciona o usuário para este tipo de post.

Os produtos são dispostos como posts do feed, mas o usuário pode ser levado diretamente para o e-commerce ao clicar na imagem.

O Instagram Shopping facilita a descoberta e compra de produtos na plataforma, assim os usuários vão se sentir mais atraídos por produtos que são oferecidos de forma simples, rápida e prática.

Com esse recurso é possível aumentar as vendas e conquistar mais clientes, por isso é importante entender como ativá-lo.

No próximo bloco vamos mostrar as informações necessárias para o processo. Acompanhe a leitura!

 

Requisitos para ativar o Instagram Shopping

 

Para começar a usar o Instagram shopping é preciso ativar a página do Instagram comercial, que é uma versão da conta voltada para empreendedores.

Não podemos esquecer que também é necessária uma página da sua marca no Facebook e criar uma conta no Gerenciador de Anúncios.

Esse recurso é ideal para ajudar a organização da sua empresa nas redes sociais.

Depois de habilitar as ferramentas necessárias, já é possível incluir os seus produtos no catálogo do Marktplace do Facebook, que será passado automaticamente para a loja do Instagram.

Com esses passos em dia, basta esperar a avaliação e liberação do Instagram para começar a usar a sua loja pela rede social.

É importante ressaltar que o recurso de pagamentos ainda não está disponível pela plataforma, sendo assim, é necessário ter um site para direcionar o cliente ao carrinho de compras.

O direcionamento até o site possibilita que o consumidor tenha acesso aos meios de pagamento e de envio.

Além disso, se você tiver um site otimizado e uma boa interface, o seu cliente vai se sentir mais satisfeito.

O Instagram shopping pode ser um ótimo recurso para atrair a atenção dos compradores, além de ser uma ferramenta que agiliza a conversão.

Outro ponto importante é que o usuário se sente mais seguro ao comprar no Instagram, pois é uma plataforma conceituada.

No próximo bloco vamos mostrar um passo a passo para a configuração do Instagram Shopping, observe!

 

Etiquetas de produtos e marcações em publicações

 

Com o Instagram shopping criado, você já pode começar a etiquetar os produtos e mudar as configurações.

O processo é muito simples, basta escolher a foto para postar e siga o passo de sempre.

 

A diferença é que no espaço para adicionar as tags de pessoas e locais, também terá a opção de adicionar a tag de produto.

Ao selecionar essa opção, você deve inserir o nome, o preço e as fotos adicionais que a ferramenta permite incluir na página do produto.

Uma dica é escolher fotos de boa qualidade para os produtos, as imagens devem ser chamativas e inovadoras, mas sempre destacando o produto em si.

 

Criação de coleções e destaques de produtos

 

O Instagram Shopping permite que a venda seja feita de diversas formas, como por exemplo, no stories, no perfil ou por meio de filtros de realidade aumentada. Venha conferir mais!

 

Vendas no feed do Instagram

 

Para vender pelo feed do instagram é preciso adicionar fotos normalmente, como já explicamos no bloco anterior.

A única coisa que vai mudar é a marcação de produtos para poder adicionar as tags e o preço.

Se quiser, é possível adicionar o seu site de vendas com um botão de destaque. Dessa forma, quando o cliente clicar nesse botão, é encaminhado para o seu e-commerce.

 

Vendas nos Stories

 

Com a loja do Instagram é possível marcar etiquetas de produtos nos Stories. Observe o passo a passo a seguir:

O primeiro passo é clicar em “Adicionar foto”, em seguida use a etiqueta “Marcar produtos” e toque na foto.

Depois, pesquise e selecione o produto, aperte o botão “Concluir” e clique em “Compartilhar”.

Ao realizar esse processo o cliente é direcionado para a página do produto, da mesma forma que acontece com o uso do feed.

 

Vendas por filtros de realidade aumentada

 

Outra forma de divulgar o seu produto é utilizando a realidade aumentada.

O recurso só funciona nos Stories e permite que os usuários usem filtros para testar determinado produto.

Por exemplo, uma loja de óculos pode criar um filtro para que as pessoas testem os modelos disponíveis para venda.

Isso é uma espécie de provador virtual, pois possibilita testar diversos produtos, como chapéu, itens de decoração para ambientes, calçados e até maquiagem.

Lembre-se de adicionar uma tag que leve o cliente até a página do produto, é uma boa estratégia para aumentar as taxas de conversão.

 

Instagram Checkout e facilidade na compra

 

O Instagram Checkout é uma funcionalidade do Instragram Shopping que permite que todo o processo, como visualização de preço e informações até a compra, seja feito sem a necessidade de o usuário sair do Instagram em nenhum momento.

Ou seja, utilizar o checkout do próprio Instagram Shopping é uma ótima maneira de deixar o processo de compra muito mais simples para o cliente.

Além disso, as pessoas criam uma certa confiança, pois já conhecem a plataforma.

 

Dicas para otimizar o Instagram Shopping

 

Para extrair o melhor do Instagram Shopping é preciso seguir algumas dicas, observe!

 

Utilize fotos de qualidade

 

Isso é o básico, pois no e-commerce o único contato que o público tem com o produto é por fotos, além disso, o Instagram é uma rede de fotos e pode priorizar imagens de alta qualidade.

A fotografia precisa mostrar os detalhes do produto, a cor real da peça e dar uma dimensão de tamanho.

 

Invista nas descrições

 

Descrições chamativas são ideais para atrair o seu público, por isso é importante investir em conteúdos de qualidade.

 

Aproveite os recursos da plataforma

 

É necessário utilizar tudo que a plataforma pode oferecer, como os filtros de realidade aumentada, tudo isso pode gerar um maior engajamento e consequentemente uma taxa de conversão muito melhor.

 

Métricas e análise de resultados

 

Com o Instagram Shopping é possível acompanhar o desempenho das vendas no Instagram, além disso, você pode utilizar as métricas e análise de dados para aprimorar a estratégia.

Lembre-se que tudo depende dos resultados, então é importante realizar testes e comprovar com os dados se as estratégias estão realmente funcionando.

 

Conclusão

 

O Instagram Shopping pode realmente aumentar as suas vendas.

E se quiser mais informações sobre o assunto, ou qualquer outro conceito de marketing digital, entre em contato!

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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