A internet mudou a forma de fazer negócios. Antes, falar em campanhas publicitárias era um assunto de grandes empresas. Hoje, é para todas. O marketing para e-commerce é um exemplo real disso porque torna possível que qualquer negócio online venda cada vez mais rapidamente.
Nas próximas linhas você vai ver quais as formas que existem para chegar a esses resultados nas vendas pela internet. Também vamos trazer algumas ferramentas que permitem a segmentação do público-alvo, enviando campanhas e ofertas diretamente para o seu futuro comprador.
O que é o marketing para e-commerce
O marketing digital é um conjunto de estratégias na internet que pode ter vários objetivos, como conseguir novos visitantes para uma página até aumentar as vendas de uma loja online.
O maior diferencial para a forma tradicional de fazer marketing é o fato de estar presente no mundo virtual através de estratégias de uso comum de todas as empresas. E isso é positivo porque permite que todas elas tenham condições de ocupar o seu espaço no mercado.
Há alguns anos, a publicidade só cabia às grandes marcas por ser cara demais. É só pensar em um comercial na Rede Globo ou um outdoor no centro da cidade como exemplos. Hoje, na internet, não é assim. Todo mundo pode anunciar e sem ter que pagar muito caro por isso.
Para um e-commerce, investir em propagandas é essencial para a geração de receitas. O erro de muitos lojistas e empreendedores é achar que o marketing digital se limita a criar uma descrição no Google Negócio e uma página no Facebook. Ele é muito mais amplo do que isso.
As principais estratégias de marketing
A ideia deste conteúdo não é ser um guia completo sobre todas as estratégias que existem para usar no marketing para e-commerce. O foco está em mostrar quantas alternativas existem para quem tem a meta de aumentar as vendas online. As principais estão abaixo.
1 – O marketing de conteúdo
Esse tipo de marketing nada mais é do que criar e divulgar conteúdos relevantes e valiosos para as pessoas, que poderão se tornar clientes do seu negócio. Entre os benefícios, é possível notar: engajamento e fidelização do público.
2 – O inbound marketing
O marketing de atração ou inbound marketing tem o diferencial de ser focado nas personas de uma loja online. Através de informações úteis e curiosidades, ele chega às pessoas e depois possui planejamento para que se escale o famoso “funil de vendas”.
3 – O marketing de influência
Outra indicação é a que visa a influência de pessoas ou marcas. Hoje em dia, ela tem sido muito comum e é notável o quanto se alterna com as outras estratégias na divulgação de produtos, serviços e empresas. Os conteúdos devem trazer valor para a audiência.
4 – O marketing de afiliados
Também ganhou muito destaque nos dias atuais: os afiliados. Na prática, dá para trabalhar com essa técnica pelo fato de que os seus produtos poderão chegar a mais consumidores, já que os afiliados são como vendedores comissionados.
5 – O marketing pago (Ads)
O marketing pago, a mídia paga, os anúncios patrocinados ou simplesmente Ads é mais uma das possibilidades para quem vende na internet. A maior vantagem do Ads está em segmentar muito bem o seu público-alvo, chegando aos consumidores ideais.
A melhor estratégia para vender mais rápido
O que vimos acima foi apenas um resumo de como cada uma das estratégias funcionam. No entanto, é possível que você tenha uma dúvida na cabeça: qual é a melhor delas? A resposta varia a partir do seu objetivo. Para quem visa vender mais rápido, o Ads é a solução.
E não é muito difícil entender o motivo disso. As próprias redes sociais fazem pesquisas periódicas para demonstrar a sua força na web. E nós coletamos alguns dados.
- 60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram
- 1/3 dos stories vistos pelas pessoas no Instagram são de empresas
- O Facebook ainda é a rede social mais usada no Brasil
Ou seja, se os seus novos consumidores frequentam essas redes, com certeza, é lá que você deveria estar. Mais do que isso: a segmentação de anúncios que é possível fazer permite que uma marca seja direcionada para o público ideal daquele mercado consumidor.
Um ótimo exemplo vem do remarketing. É uma das opções de se fazer anúncios pagos, onde as campanhas são enviadas para usuários que já interagiram com o e-commerce, só que ainda não realizaram compras. A prática é ótima para engajar futuros compradores.
Os tipos de Ads no marketing para e-commerce
Se uma boa parte desse artigo deixou você confuso com tantas opções que dá para usar no marketing digital, calma. E respira fundo. Já estamos no fim, só que não podemos terminar sem mencionar os principais tipos de Ads porque elas geram resultados incríveis.
Também seremos breves em cada um dos tópicos.
Google Ads
É a plataforma de anúncios do Google. Atualmente, é quem lidera todo o mercado de mídia online. Por ela dá para criar anúncios de pesquisa, de display, no Youtube, no Gmail, na Play Store e em outros serviços oferecidos pela empresa.
Facebook Ads
É um recurso que permite a criação de campanhas de anúncios no Facebook. Com ela é possível personalizar as suas peças publicitárias que serão divulgadas. A vantagem de investir no Face é que a propaganda tem um alcance maior.
Instagram Ads
Agora a forma de veicular as ofertas, os serviços, os produtos ou a marca pelos mecanismos do Instagram, que é uma rede social que cresce muito, no mundo todo. Os anúncios são veiculados nos mais variados formatos, como feed, stories, reels, etc.
Marketplace Ads
Além das redes sociais e do Google, os sites de vendas também possuem os seus próprios serviços de anúncios: os Marketplaces Ads. É o exemplo do Google Shopping, do Mercado Livre, do Amazon e outros. Logo, também é possível segmentar as campanhas.
As ferramentas estratégicas do marketing
Antes de terminar o conteúdo, também vale a pena destacar algumas ferramentas que são comuns de serem usadas em uma ou mais estratégias do marketing para e-commerce.
Por exemplo, o e-mail marketing. Ele talvez seja um dos mais versáteis de todos os mecanismos que existem nas publicidades digitais. Serve para uma jornada do cliente, para uma mensagem de influência, afiliados e tem poder até no Ads.
Já para os textos que visam posicionamentos e ranqueamentos, outras opções surgem entre as mais conhecidas e indicadas: SEO, Link Building e as redes sociais. Para quem busca interações com imagens, duas ótimas ideias são: Pop Ups e Layout Personalizado.
Só que esse tópico foi apenas para indicar as ferramentas. Em breve, a gente traz os detalhes delas.
E se você quiser saber mais sobre como nossa agência de e-commerce pode ajudar sua loja virtual a vender mais e escalar, entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas.