O que é ROAS: como calcular e 5 dicas para aumentar.

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Conhecer a definição sobre o que é ROAS pode mudar o jogo na sua loja virtual porque auxilia na análise de resultados, especialmente ao mensurar o lucro dos anúncios.

Entre outras vantagens, também criar oportunidades de melhorar as ações, como com a realocação de recursos, otimização das novas campanhas e aumento das conversões.

Achou interessante? Então, continue lendo porque preparei um texto muito bacana para falar sobre como usar o ROAS como estratégia de marketing e realizar mais vendas!

O que é ROAS, afinal de contas?

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ROAS (Retorno sobre Investimento em Publicidade) é muito mais específico do que o ROI (Retorno sobre Investimento), mas, ainda pouco usado pelas áreas de marketing e vendas.

A principal vantagem dessa estratégia está no fato de gerar mais transparência, objetividade e confiabilidade nos resultados das mídias pagas.

Basicamente, o cálculo do ROAS mede o lucro dos anúncios criados para os consumidores da internet, seja para o Google, Youtube, redes sociais ou outras plataformas.

Logo, é um indicador direto do custo-benefício das ações da mídia paga e serve para dizer se a sua loja virtual deve investir mais ou otimizar as campanhas antes disso.

Então, funciona assim:

  • ROAS baixo indica que os anúncios precisam ser analisados;
  • ROAS alto quer dizer que os anúncios estão gerando boas oportunidades.

No entanto, vale a atenção para um fato: ROAS não é ROI e explicarei isso a seguir!

Quais as diferenças entre ROAS e ROI?

ROI é retorno sobre investimento de maneira abrangente, generalista e completa em uma campanha de marketing, por exemplo.

Assim, é comum por ser combinada com outros gastos desta área, como o valor dos produtos ou dos serviços.

Já o ROAS é específico das campanhas publicitárias, isto é, dos anúncios. Ou seja, não considera outros investimentos, nem mesmo o tráfego orgânico.

Mas, considere que não são termos que devem ser vistos separadamente. Ao contrário, são métricas que subsidiam a assertividade nas tomadas de decisões.

Afinal, o marketing de conteúdo orgânico tem um viés mais focado no longo prazo e de forma duradoura, já a mídia paga é mais imediatista. Ambos podem ser combinados!

Qual a importância do ROAS para lojas virtuais?

A principal importância do ROAS para as lojas virtuais tem a ver com a eficiência das campanhas de marketing que focam na mídia paga.

Isso porque possibilita avaliar quando estão gerando um bom retorno. E quando não estão, permitem trazer oportunidades de criar estratégias mais assertivas para as vendas.

É interessante notar que o ROAS é um dado e ele, por sua vez, deve ser usado como fonte analítica para embasar decisões. Logo, temos um ciclo assim:

  1. Obtenção de dados precisos sobre gastos de anúncios pagos;
  2. Avaliação do desempenho e retorno financeiro;
  3. Criação de novas estratégias ou manutenção das que existem.

Um ponto legal de trazer aqui é sobre o histórico, sendo que é uma maneira confiável de validar o que está dando certo a partir de referências internas. Outra ideia é fazer um bench.

Como calcular o ROAS?

Pense em um investimento em anúncios de R$ 1.000. A partir dela, a empresa conseguiu realizar vendas que totalizaram R$ 3.000. Então, temos um ROAS de 3.

Isso quer dizer que para cada R$ 1 investido, foi possível conseguir R$ 3 de retorno. Mas, o ideal é ter esse valor em percentual, sendo que representaria 300% de ROAS.

E chegamos nesse resultado, a partir do cálculo do ROAS, sendo:

ROAS = receita gerada pelos anúncios / custos dos anúncios x 100

Agora, não podemos deixar de considerar todos os gastos dessas campanhas e não apenas o que é pago nos anúncios. Assim, há serviços e outros incluídos na conta.

O que é considerado um bom ROAS?

O tema é muito interessante de ser discutido, mas chegamos em um momento prático, com essa pergunta de milhões: o que é um bom ROAS?

Só que há um problema aqui: não existe uma média única para todas as campanhas porque há várias interpretações para esses resultados.

A única coisa que não muda é: quanto maior o ROAS, melhor para a loja virtual.

Ainda assim, vou me arriscar a dizer que um ROAS a partir de 2 é considerado bom, ou seja, R$ 2 de retorno para cada R$ 1 investido.

E, de modo geral, a busca geral das empresas está em um ROAS 4, chegando a campanhas que indicam 400% de ROAS.

5 dicas para aumentar o ROAS

Até existem situações em que um ROAS abaixo dessa média boa é considerado aceitável, como quando estamos diante de novas marcas e novos produtos.

Aliás, isso vale até mesmo para objetivos que não sejam, diretamente, as vendas.

De todo modo, tenho uma boa notícia para você: dá para a partir de algumas dicas simples, as quais listei a seguir. Confira e aproveite!

1 – Otimização de anúncios em diferentes canais

Cada canal de divulgação tem suas características, incluindo as regras para os melhores formatos de anúncios e as práticas recomendadas.

Por isso, comece por entendê-los e, assim, faça testes em diferentes versões, com imagens, textos, CTAs, cores, design e assim por diante.

2 – Engajamento de todas as bases do funil

O engajamento é outro detalhe que importa muito porque cria uma conexão entre marca e usuário, de modo a facilitar e incentivar a compra no decorrer da jornada.

Aliás, há várias estratégias que funcionam bem além do blog e das redes sociais, como o remarketing, Google Merchant Center, retail media e otimizações de outras plataformas.

3 – Melhora da experiência do cliente

UX (Experiência do Usuário) é um tema muito relevante nas campanhas publicitárias porque impacta diretamente nas ações dos consumidores.

Logo, encontre formas de ser mais personalizado nisso, desde o conhecimento da persona e segmentação do público até mesmo o conhecimento sobre suas objeções e interesses.

4 – Direcionamento para LPs atrativas

Outra dica necessária é sobre as LPs (Landing Pages). Elas são páginas que vão receber o tráfego de visitantes e tem o “poder” de fazer com que essas pessoas cliquem ali.

Quanto mais atrativa a LP for, então, maior será a taxa de conversão, ou seja, a ação de realizar um clique. Entre as ações, adapte a página para a versão mobile.

5 – Atentar-se ao modelo de atribuição

A última sugestão que deixo é a revisão de um modelo de atribuição, ou seja, o último clique ou o primeiro clique. O padrão é usar o último clique, mas isso nem sempre é bom.

Vale a pena atentar-se ao que a sua campanha vai oferecer como melhor experiência para as pessoas, fazendo valer a ideia dos testes A/B, inclusive.

Quer ver outras dicas que compartilhei aqui na Etraction? Visite o blog, tem uma lista de materiais gratuitos disponibilizados lá.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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