Conhecer a definição sobre o que é ROAS pode mudar o jogo na sua loja virtual porque auxilia na análise de resultados, especialmente ao mensurar o lucro dos anúncios.
Entre outras vantagens, também criar oportunidades de melhorar as ações, como com a realocação de recursos, otimização das novas campanhas e aumento das conversões.
Achou interessante? Então, continue lendo porque preparei um texto muito bacana para falar sobre como usar o ROAS como estratégia de marketing e realizar mais vendas!
O que é ROAS, afinal de contas?
ROAS (Retorno sobre Investimento em Publicidade) é muito mais específico do que o ROI (Retorno sobre Investimento), mas, ainda pouco usado pelas áreas de marketing e vendas.
A principal vantagem dessa estratégia está no fato de gerar mais transparência, objetividade e confiabilidade nos resultados das mídias pagas.
Basicamente, o cálculo do ROAS mede o lucro dos anúncios criados para os consumidores da internet, seja para o Google, Youtube, redes sociais ou outras plataformas.
Logo, é um indicador direto do custo-benefício das ações da mídia paga e serve para dizer se a sua loja virtual deve investir mais ou otimizar as campanhas antes disso.
Então, funciona assim:
- ROAS baixo indica que os anúncios precisam ser analisados;
- ROAS alto quer dizer que os anúncios estão gerando boas oportunidades.
No entanto, vale a atenção para um fato: ROAS não é ROI e explicarei isso a seguir!
Quais as diferenças entre ROAS e ROI?
ROI é retorno sobre investimento de maneira abrangente, generalista e completa em uma campanha de marketing, por exemplo.
Assim, é comum por ser combinada com outros gastos desta área, como o valor dos produtos ou dos serviços.
Já o ROAS é específico das campanhas publicitárias, isto é, dos anúncios. Ou seja, não considera outros investimentos, nem mesmo o tráfego orgânico.
Mas, considere que não são termos que devem ser vistos separadamente. Ao contrário, são métricas que subsidiam a assertividade nas tomadas de decisões.
Afinal, o marketing de conteúdo orgânico tem um viés mais focado no longo prazo e de forma duradoura, já a mídia paga é mais imediatista. Ambos podem ser combinados!
Qual a importância do ROAS para lojas virtuais?
A principal importância do ROAS para as lojas virtuais tem a ver com a eficiência das campanhas de marketing que focam na mídia paga.
Isso porque possibilita avaliar quando estão gerando um bom retorno. E quando não estão, permitem trazer oportunidades de criar estratégias mais assertivas para as vendas.
É interessante notar que o ROAS é um dado e ele, por sua vez, deve ser usado como fonte analítica para embasar decisões. Logo, temos um ciclo assim:
- Obtenção de dados precisos sobre gastos de anúncios pagos;
- Avaliação do desempenho e retorno financeiro;
- Criação de novas estratégias ou manutenção das que existem.
Um ponto legal de trazer aqui é sobre o histórico, sendo que é uma maneira confiável de validar o que está dando certo a partir de referências internas. Outra ideia é fazer um bench.
Como calcular o ROAS?
Pense em um investimento em anúncios de R$ 1.000. A partir dela, a empresa conseguiu realizar vendas que totalizaram R$ 3.000. Então, temos um ROAS de 3.
Isso quer dizer que para cada R$ 1 investido, foi possível conseguir R$ 3 de retorno. Mas, o ideal é ter esse valor em percentual, sendo que representaria 300% de ROAS.
E chegamos nesse resultado, a partir do cálculo do ROAS, sendo:
ROAS = receita gerada pelos anúncios / custos dos anúncios x 100
Agora, não podemos deixar de considerar todos os gastos dessas campanhas e não apenas o que é pago nos anúncios. Assim, há serviços e outros incluídos na conta.
O que é considerado um bom ROAS?
O tema é muito interessante de ser discutido, mas chegamos em um momento prático, com essa pergunta de milhões: o que é um bom ROAS?
Só que há um problema aqui: não existe uma média única para todas as campanhas porque há várias interpretações para esses resultados.
A única coisa que não muda é: quanto maior o ROAS, melhor para a loja virtual.
Ainda assim, vou me arriscar a dizer que um ROAS a partir de 2 é considerado bom, ou seja, R$ 2 de retorno para cada R$ 1 investido.
E, de modo geral, a busca geral das empresas está em um ROAS 4, chegando a campanhas que indicam 400% de ROAS.
5 dicas para aumentar o ROAS
Até existem situações em que um ROAS abaixo dessa média boa é considerado aceitável, como quando estamos diante de novas marcas e novos produtos.
Aliás, isso vale até mesmo para objetivos que não sejam, diretamente, as vendas.
De todo modo, tenho uma boa notícia para você: dá para a partir de algumas dicas simples, as quais listei a seguir. Confira e aproveite!
1 – Otimização de anúncios em diferentes canais
Cada canal de divulgação tem suas características, incluindo as regras para os melhores formatos de anúncios e as práticas recomendadas.
Por isso, comece por entendê-los e, assim, faça testes em diferentes versões, com imagens, textos, CTAs, cores, design e assim por diante.
2 – Engajamento de todas as bases do funil
O engajamento é outro detalhe que importa muito porque cria uma conexão entre marca e usuário, de modo a facilitar e incentivar a compra no decorrer da jornada.
Aliás, há várias estratégias que funcionam bem além do blog e das redes sociais, como o remarketing, Google Merchant Center, retail media e otimizações de outras plataformas.
3 – Melhora da experiência do cliente
UX (Experiência do Usuário) é um tema muito relevante nas campanhas publicitárias porque impacta diretamente nas ações dos consumidores.
Logo, encontre formas de ser mais personalizado nisso, desde o conhecimento da persona e segmentação do público até mesmo o conhecimento sobre suas objeções e interesses.
4 – Direcionamento para LPs atrativas
Outra dica necessária é sobre as LPs (Landing Pages). Elas são páginas que vão receber o tráfego de visitantes e tem o “poder” de fazer com que essas pessoas cliquem ali.
Quanto mais atrativa a LP for, então, maior será a taxa de conversão, ou seja, a ação de realizar um clique. Entre as ações, adapte a página para a versão mobile.
5 – Atentar-se ao modelo de atribuição
A última sugestão que deixo é a revisão de um modelo de atribuição, ou seja, o último clique ou o primeiro clique. O padrão é usar o último clique, mas isso nem sempre é bom.
Vale a pena atentar-se ao que a sua campanha vai oferecer como melhor experiência para as pessoas, fazendo valer a ideia dos testes A/B, inclusive.
Quer ver outras dicas que compartilhei aqui na Etraction? Visite o blog, tem uma lista de materiais gratuitos disponibilizados lá.