Se existe uma boa definição para o que é storytelling é essa: a arte de contar histórias de maneira envolvente! E sabe por que isso é bom? Porque engaja e influencia as pessoas.
Esse simples motivo já é o suficiente para entender porque é uma estratégia amplamente utilizada no marketing digital. Afinal, cria conexão emocional com os consumidores.
É assim que muitas marcas se tornam mais memoráveis. E tem mais: quando bem aplicado, desperta emoções profundas, a ponto de incentivar a tomada de decisão.
Especificamente quando falamos de e-commerce, o storytelling diferencia produtos e serviços da concorrência. Quer um exemplo?
Imagine que ao contar uma história envolvente sobre a sua marca, é possível aumentar a percepção de valor e a lealdade dos seus clientes.
O resultado disso é simples e óbvio: novas compras, fidelização e lucro!
A boa notícia é que essas narrativas bem contadas descrevem produtos, campanhas publicitárias ou até mesmo interações nas redes sociais.
Então, apesar da definição acima ser muito boa, entenda que não é somente contar uma história qualquer, mas estruturar enredos que envolvam o consumidor e o levem a ação!
O que é storytelling no e-commerce
Temos uma técnica de transmitir mensagens por meio de enredos estruturados com elementos específicos, tais quais: personagens, conflitos e resoluções.
Sendo assim, diferente de simples relatos, possui um objetivo claro:
- Gerar conexão emocional e
- Influenciar o comportamento do público.
No contexto do e-commerce, é uma forma de comunicar os valores de uma marca, criar envolvimento com os clientes e reforçar o posicionamento no mercado.
Um site com histórias autênticas sobre os produtos ou sobre a jornada da empresa, torna-se mais atrativo aos consumidores.
Essa estratégia pode acontecer de diversas formas: textos, vídeos, imagens ou até interações no Youtube, TikTok, Instagram, Facebook, etc.
O importante é que seja envolvente e transmita uma mensagem consistente, capaz de fortalecer a identidade da marca e gerar conexão.
Storytelling é diferente de narrativa
Embora muitas vezes confundidos, são diferentes.
- A narrativa é uma descrição sequencial de fatos,
- O storytelling envolve estratégia, emoção e estrutura.
Ou seja, na segunda opção cada história é cuidadosamente elaborada a fim de provocar reações específicas no público.
Isso significa que todos os elementos precisam estar alinhados a um objetivo, seja ele vender um produto, fidelizar clientes ou reforçar a identidade da marca.
Mas, de quais elementos estamos falando? Confira a seguir!
Os elementos do storytelling
Neste tópico, entenda de maneira objetiva os principais elementos dessa estratégia!
A mensagem é o coração
Ela deve ser clara, coerente e alinhada com os valores do negócio. Uma boa mensagem ressoa com o público-alvo e transmite a essência do que a empresa representa.
Ela pode estar presente nas descrições de produtos, nas campanhas publicitárias e no tom de voz da loja. Quando bem definida, cria uma identidade forte e memorável.
Ao elaborar, garanta que se identifique com os clientes. Isso aumenta o engajamento e faz com que a audiência se sinta próxima da marca.
O ambiente define o cenário
Ele ajuda a contextualizar a narrativa e permite que os consumidores se imaginem dentro dela. O que acontece ao descrever a experiência de uso de um produto, por exemplo.
Imagens, vídeos e depoimentos também contribuem nessa imersão. E a ideia é excelente se o objetivo for prender a atenção do público e garantir que a mensagem seja assimilada.
O personagem é quem conduz
Pode ser um cliente satisfeito, um fundador da marca ou até mesmo um personagem fictício criado, de modo que represente o público-alvo.
Ter um personagem bem definido ajuda a humanizar a empresa e a criar uma conexão emocional forte com os consumidores por meio do social selling.
Situações reais são ótimas porque reforçam a credibilidade da empresa. E quando os clientes se identificam, aumentam as chances de engajamento e conversão.
Toda boa história precisa de um conflito
Ele representa o problema ou desafio que precisa ser superado. No e-commerce, pode ser uma dor do cliente, como a dificuldade de encontrar um produto de qualidade.
Aí vem a solução, o que a marca oferece para resolver essa questão. O seu produto ou serviço tem o poder de solucionar problemas reais? Isso torna a mensagem convincente.
Como fazer storytelling para e-commerce
Sabemos o que é e os principais elementos, mas ainda não vimos a prática. Vamos lá!
Conheça o público-alvo
Antes de criar qualquer história, é preciso entender quem é o público-alvo. Conhecer suas necessidades, desejos e desafios ajuda a criar narrativas impactantes.
Escolha a mensagem
Ela deve ser relevante e estar alinhada com os objetivos da marca. Ela precisa ser autêntica e transmitir valores claros.
Crie conectividade
Usar elementos que geram identificação, como histórias reais e depoimentos, ajuda a estabelecer uma conexão emocional forte com os consumidores.
Use gatilhos mentais
Gatilhos de escassez, prova social e urgência aumentam a persuasão e incentivam a tomada de decisão.
Ofereça uma solução
Toda narrativa deve ter um desfecho claro, mostrando de que forma a sua loja pode resolver um problema do consumidor.
Posicione a sua loja virtual na internet!
A Etraction é uma agência especializada em marketing digital de e-commerce que desenvolve projetos para lojas virtuais que querem aumentar as vendas!
Entre as soluções usadas está a estratégia de storytelling. Como vimos, com ela é possível aumentar o engajamento, fortalecer a marca e melhorar o lucro.
Tem curiosidade sobre isso? Fale com um dos nossos especialistas e leve o seu e-commerce a um próximo nível de faturamento!
Como medir os resultados do storytelling
Antes de terminar esse blog, vale a pena falarmos dos resultados, não é? Afinal, no marketing os dados sempre geram ótimos feedbacks!
Uma das principais métricas a serem analisadas é o tempo de permanência na página.
Quando os visitantes passam mais tempo consumindo o conteúdo da marca, isso indica que a história está sendo envolvente e despertando interesse.
Além disso, a taxa de rejeição indica se os usuários estão abandonando o site rapidamente, o que pode sugerir a necessidade de ajustes na narrativa.
Outro indicador importante é o engajamento, que todo social media adora: curtidas, compartilhamentos, comentários e cliques em CTAs (Call to Actions).
Se os consumidores interagem com a história e compartilham a experiência com outras pessoas, isso demonstra que o storytelling está gerando conexão emocional.
Além disso, depoimentos e avaliações de clientes podem fornecer insights valiosos sobre como a narrativa está impactando a percepção da marca.