As compras online cresceram muito nos últimos anos, e hoje vender seus produtos apenas por redes sociais não é mais suficiente, é preciso contar com uma plataforma de eCommerce.
Uma boa plataforma irá permitir você personalizar a página com a cara da sua marca, gerenciar os produtos e vendas e expandir o seu negócio.
Mas como escolher a plataforma ideal? Continue a leitura para conferir as principais vantagens de uma plataforma para lojas virtuais, o que analisar para escolher uma e quais são as melhores opções do mercado!
O que é uma plataforma de E-commerce?
Antes de apresentarmos as melhores opções que existem hoje no mercado, e quais pontos devem ser analisados para a escolha, é importante entender o conceito de plataforma de eCommerce.
Este é um serviço que oferece uma solução completa para quem deseja criar uma loja virtual. Uma plataforma de eCommerce permite que o usuário crie sua loja sem experiência de programação ou configurações mais técnicas, sendo um software simples e de fácil usabilidade.
A plataforma conta com diversos recursos para criar um bom ambiente de gestão ao empreendedor, onde ele poderá centralizar e gerenciar facilmente as informações da sua loja virtual.
Apesar de possuir um funcionamento simples e intuitivo, é importante que essas plataformas tenham os recursos ideais para contribuir com as vendas e o sucesso da sua loja virtual. Alguns exemplos são a personalização do layout, fácil inclusão de informações e descrições dos seus produtos, gestão das formas de pagamento e frete, entre outras funcionalidades.
Desta forma, é possível ter um site profissional e funcional para a venda online dos seus produtos.
3 motivos para contar com uma boa plataforma
Você já deve ter percebido a importância de uma plataforma de eCommerce para a sua loja, certo? Mas, destacamos 3 principais vantagens que uma boa plataforma pode entregar para o seu negócio:
Gestão completa dos seus produtos e vendas
Ao centralizar sua operação de vendas online em uma plataforma, você consegue ter uma gestão completa dos produtos oferecidos na sua loja e das vendas realizadas.
Esta visão se torna mais estratégica, permitindo que você encontre oportunidades de crescimento no seu negócio, além de não perder nenhuma informação importante.
Mais tempo para focar no que realmente importa
Com sua loja virtual bem estruturada em uma plataforma, você verá que certas atividades passam a ser feitas com muito mais eficiência. O aumento de produtividade do empreendedor é um benefício direto de utilizar uma boa plataforma.
Com mais tempo, você poderá focar em outras atividades do se negócio que demandam atenção, e até mesmo, investir mais na expansão da sua loja.
Maior lucratividade
Estes benefícios levam à principal vantagem: o aumento das vendas, e consequentemente, da sua lucratividade.
Executar suas atividades com eficiência e ter um sistema escalável para a sua loja virtual irá contribuir em muitos aspectos para o crescimento da empresa.
Como escolher a melhor plataforma de eCommerce?
Agora que esclarecemos o conceito e os benefícios de contar com uma plataforma para lojas virtuais, você deve estar imaginando como escolher a melhor para o seu negócio.
Para realizar a escolha ideal, é preciso considerar alguns aspectos e funcionalidades:
Integrações
Por mais que uma plataforma seja completa e com diversidade de recursos, algumas integrações com outros sistemas geralmente são necessárias.
Portanto, avalie quais outras plataformas você utiliza para a gestão do seu negócio e a necessidade de integração. Quanto mais unificadas e centralizadas suas ferramentas forem, mais simples se tornará o gerenciamento das informações.
Alguns exemplos de ferramentas que podem ser integradas são os chatbots de atendimento, marketplaces, Google Analytics, entre outros.
Boa usabilidade
Aqui é necessário dividir a usabilidade em duas partes: a plataforma precisa facilitar o uso tanto para você, como para seus clientes.
Para o empreendedor, o sistema precisa apresentar recursos fáceis de serem utilizados, informações relevantes e rapidez.
Para seus clientes, a plataforma precisa ter um bom desempenho tanto no desktop quanto no mobile, principalmente no aspecto de velocidade de carregamento das informações. O consumidor está cada vez mais acelerado na internet, além de analisar com cuidado as informações de um produto antes de realizar a compra.
Por isso, todas as informações necessárias precisam estar disponíveis para seu cliente. A plataforma deve oferecer a melhor experiência de compra possível.
Customização
Outro ponto importante é o nível de personalização que a plataforma oferece. É comum encontrar versões gratuitas no mercado, mas que acabam limitando bastante o uso e personalização.
Templates podem ajudar a colocar sua loja virtual no ar mais rapidamente, porém, com o tempo você irá desejar que a página tenha a cara e o tom de voz da sua marca.
Relatórios
Algo essencial para qualquer empreendedor é a análise e acompanhamento dos indicadores do negócio, principalmente da parte financeira.
Sua plataforma de eCommerce precisa oferecer os dados mais relevantes para você acompanhar a saúde financeira e desempenho da sua loja.
Recursos para SEO
Se você já conhece o básico de marketing digital, sabe que o SEO é fundamental para a performance orgânica da sua loja.
Pensando nisso, é importante que a plataforma escolhida permita a configuração básica de SEO, como alteração dos títulos, descrições, URLs e descritivos das imagens dos seus produtos.
Planos e preços
Por fim, também é preciso analisar aos custos que a plataforma irá gerar para você. Analise os planos disponíveis e se os preços fazem sentido para você no momento. Uma possibilidade é iniciar com um plano mais acessível e, com o tempo, migrar para planos mais avançados.
As melhores opções do mercado para o seu eCommerce
Com estes requisitos em mente, você já pode analisar qual a melhor plataforma para a sua loja virtual. Abaixo listamos algumas das principais plataformas de eCommerce do mercado:
- Nuvemshop: a plataforma permite gerenciar os produtos por catálogos, automatizar pedidos e entregas;
- Magazord: Uma plataforma de E-commerce realmente COMPLETA, oferecendo serviços que vão do Design do Layout até o ERP Nativo integrado.
- WooCommerce: este é um plugin do WordPress que permite uma grande personalização para a criação de lojas virtuais;
- Magento: é uma plataforma de código aberto, que além da sua alta capacidade de personalização, conta com muita segurança e auxilia no desempenho orgânico;
- Shopify: entre as diferentes funcionalidades da Shopify está a criação de cartões de presente para a sua loja virtual;
- VTEX: conta com uma estrutura moderna, além de receber constantemente atualizações para a plataforma;
- Tray: plataforma adquirida pela Locaweb, que permite a criação completa de uma loja viral, com integração de ERPs, meios de pagamento e outras soluções;
- Loja Virtual: plataforma muito utilizada para nichos específicos, como moda e vestuário;
- Loja Integrada: a plataforma possui diversas soluções de integração com sistemas de gestão de pagamentos, logística e de atendimento.
E então, já sabe qual plataforma escolher? Esperamos que estas dicas contribuam para você encontrar a melhor solução para a sua loja virtual!