Domine o SEO para YouTube com 10 dicas práticas!

SEO para YouTube
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Existem diversos fatores que podem aumentar a visualização e o alcance dos vídeos postados no YouTube, um deles é o SEO.

Com um bom posicionamento, o seu conteúdo pode chegar até o público-alvo de forma mais eficaz. Então, está na hora de aprender sobre o SEO para YouTube.

Atualmente, os conteúdos em vídeos são os mais consumidos na internet, as pessoas se apegaram a esse modelo por ser mais interativo, prático e também por se adequar melhor nas plataformas digitais.

Por exemplo, um tutorial em vídeo pode fazer muito mais sucesso do que o escrito, porém, a fórmula ideal é ter os dois conteúdos para poder linkar.

Sendo assim, dominar a produção de vídeo e também o posicionamento deste tipo de conteúdo é importante para que a sua empresa esteja bem posicionada.

É por isso que vamos mostrar 10 dicas para dominar o SEO para YouTube, continue a leitura para ficar por dentro de tudo.

O que é SEO para Youtube?

 

SEO para YouTube

Antes de mostrar as dicas infalíveis, vamos entender sobre o conceito de SEO para YouTube .

O SEO para YouTube é um conjunto de técnicas que servem para otimizar os vídeos publicados na plataforma.

Dessa forma, o seu conteúdo vai ser tornar mais acessível quando o assunto do vídeo for procurado nos mecanismos de busca.

As práticas de otimização fazem parte do mesmo conceito de Search Engine Optimization (SEO), que é utilizado nos textos de blog.

Com esse conjunto de estratégias é possível melhorar o posicionamento de qualquer conteúdo nos resultados de busca dos usuários.

O Google, que é o buscador mais utilizado mundialmente, consegue entender qual o melhor conteúdo que deve ser indicado para as pessoas sobre um assunto específico.

Dessa forma, o texto, ou o vídeo, ganhará um local de destaque na página de busca.

Os algoritmos costumam trabalhar da mesma forma em outras plataformas de busca, como o do YouTube, que não é uma rede social, é um local onde as pessoas tiram dúvidas, consomem vídeos de entretenimentos gerais.

É necessário conhecer as melhores práticas de SEO para YouTube e também saber como aplicá-las.

Com uma estratégia feita da maneira correta, você pode aumentar o volume de acessos aos seus vídeos, gerando mais visualização, e claro, é possível atingir o público-alvo.

Logo abaixo você vai conferir as 10 melhores dicas de SEO para YouTube, acompanhe a leitura!

Pesquisa de palavras-chave estratégicas

 

Assim como nos textos, o SEO para YouTube se baseia muito nas palavras-chaves, pois a partir dos termos a plataforma pode indexar o seu conteúdo, e com isso os usuários podem encontrar o vídeo com mais facilidade.

As palavras-chaves precisam estar em locais exatos, como por exemplo, título do vídeo, nas tags e na descrição.

Para descobrir os termos que estão em alta e usá-los como palavras-chaves, você pode recorrer ao auxílio de algumas ferramentas, sendo elas Keywords Everywhere, Google Trends e VidIQ.

Essas plataformas mostram o volume de pesquisas de determinado termo. Com isso, é bem mais fácil definir qual a melhor palavra-chave pode ser utilizada.

É importante lembrar que uma palavra-chave muito pesquisada pode contar com uma alta concorrência de conteúdos, sendo assim, pode ser difícil se destacar já de primeira.

Entretanto, um termo com uma ocorrência mais baixa, terá menor concentração de conteúdos criados.

Na hora de escolher a palavra-chave é preciso avaliar se ela se encaixa com o seu objetivo e com o seu público-alvo.

Além disso, o seu conteúdo precisa ter outros requisitos importantes, que vamos conferir logo abaixo. Acompanhe a leitura!

Título impactante e descritivo

 

O SEO para YouTube requer um título interessante, afinal, é o que vai fazer com que o usuário clique no seu vídeo.

O título é aquilo que as pessoas olham primeiro, se ele for impactante, conciso e conseguir despertar a curiosidade do público, tem grande chances do vídeo alcançar uma boa marca de visualizações.

Além de ser algo criativo, mas que tenha relação com o conteúdo, é importante usar a palavra-chave, pois isso melhora o posicionamento nos mecanismos de busca.

Outro ponto importante é o tamanho, se for um título muito grande pode ficar confuso, ou ser cortado pela interface da plataforma.

Sendo assim, as pessoas não vão conseguir ler o título completo, é por isso que o título ideal deve ter uma média de 47 a 48 caracteres.

Descrição detalhada

 

As descrições dos vídeos podem contar com até 500 cateteres, é uma forma de mostrar um resumo do seu conteúdo para os usuários. Então, é importante caprichar neste tópico!

Uma dica é lembrar que as primeiras palavras da descrição aparecem na busca do YouTube, dessa forma, elas precisam ser super engajadas e interesses para convencer o público a acessar o vídeo.

Os mecanismos de busca também se utilizam da descrição para entender qual o seu conteúdo, é por esse motivo que as palavras-chave principais devem estar inseridas no resumo.

Adicionar CTAs, chamando o público para realizar alguma ação na descrição do vídeo, também é uma prática muito interessante.

Dessa forma, você pode convidar o usuário a interagir, seja curtindo o vídeo, se inscrevendo no canal ou compartilhando o conteúdo.

Tags relevantes

 

A plataforma utiliza as tags para poder identificar o conteúdo de um vídeo, a partir disso pode realizar o processo de indexação correta, que permite a sugestão de outros conteúdos relacionados aos usuários.

Usar boas tags é uma das formas mais eficazes de conseguir tráfego para os seus vídeos.

Porém, não é indicado exagerar na quantidade, cerca de 6 a 8 tags é o ideal para atingir bons resultados. As tags devem ser simples e estar relacionadas com o seu conteúdo.

Thumbnails atraentes

 

A thumbnail é aquela miniatura do vídeo, ou seja, junto com o título, a thumbnail também é uma das primeiras coisas que as pessoas observam.

Por isso, ter uma miniatura chamativa e impactante faz parte das estratégias de SEO para YouTube, mesmo não sendo um fator que está ligado com ranqueamento.

Com uma boa thumbnail é possível que o seu vídeo receba mais cliques, o que também ajuda a melhorar o desempenho em SEO.

Para isso a thumbnail deve se destacar e mostrar a ideia do seu conteúdo, nada de criar click baits, a não ser que a sua audiência esteja ciente disso.

Engajamento e tempo de visualização

 

O YouTube, assim como outras plataformas digitais, valoriza a interação do público com o seu conteúdo.

Por exemplo, isso se refere ao número de visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e inscrições geradas pelo vídeo.

Por isso é importante criar esse vínculo com o usuário, para que ele possa engajar o vídeo e aumentar a sua visibilidade perante a plataforma.

Uso de Legendas e transcrições

 

As legendas e transcrições fazem parte das estratégias de SEO para YouTube, porém, também são ideais para criar um conteúdo mais acessível a todos.

O YouTube conta com um algoritmo que lê apenas textos e códigos, sendo assim, ao utilizar legendas e transcrições nos vídeos a plataforma consegue entender qual é o seu conteúdo e pode compartilhar com outros usuários.

A transcrição é quando se coloca tudo o que está acontecendo no vídeo de forma comentada.

O processo pode ser feito de forma manual ou com a ferramenta do próprio YouTube.

 

Promoção nas redes sociais

 

As redes sociais são um ótimo local para divulgar o seu trabalho, além disso, as maiores plataformas digitais, como Facebook e Instagram, aceitam muito bem o formato de vídeo.

Por exemplo, você pode usar cortes do seu vídeo para criar pílulas que vão ser postadas no Instagram, atraindo um público maior para o conhecer o seu conteúdo na íntegra.

Lembre-se de também usar algumas regrinhas do SEO, como palavras-chave e tags.

Colaborações e parcerias

 

Ao realizar vídeos com outras participações e colaborações é possível atrair um novo público para o seu canal.

Lembre-se de se associar com criadores de conteúdo que tem uma visão parecida com a sua, assim é mais fácil que aconteça a identificação entre os seguidores.

Monitoramento e aperfeiçoamento constante

 

Todas as práticas de SEO para YouTube devem ser monitoradas e seguidas à risca.

Ou seja, vale a pena fazer um balanço sobre qual estratégia está funcionando, quais as melhores palavras-chaves e como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo.

As estratégias precisam de testes e aperfeiçoamentos para atingir resultados melhores!

Conclusão

 

O SEO para YouTube é indispensável, com as nossas dicas é possível ter uma noção maior sobre o assunto, e se quiser tirar outras dúvidas basta entrar em contato!

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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