Social Selling: o que é, benefícios e como fazer!

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As estratégias de vendas evoluíram muito no mundo digital. O objetivo é claro: atender às novas demandas do mercado e dos consumidores. Neste sentido, surge o social selling.

Tem sido um conceito cada vez mais comum na geração de resultados, incluindo, os financeiros. Se você ainda não sabe o que é ou como aplicar, chegou o momento!

O que é social selling?

De maneira resumida, podemos concluir que é o uso de redes sociais na construção de relacionamentos saudáveis com os potenciais clientes.

Além de permitir o fortalecimento da confiança da marca e o impulsionamento das vendas. 

Diferente das campanhas comerciais tradicionais, essa abordagem se concentra em interações genuínas e no relacionamento de longo prazo, em vez de focar na transação.

Em tipo de passo a passo com o social selling, as empresas podem:

  • Identificar as necessidades das pessoas,
  • Engajá-los com conteúdo relevante e
  • Posicionar-se como especialistas no mercado. 

Atualmente, algumas plataformas são as mais recomendadas no uso dessa estratégia, entre elas, LinkedIn e Instagram.

Mas, não são apenas estas. A Shopify trouxe algumas características das principais que podem ser usadas nas vendas online, veja.

LinkedIn para conexões B2B

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Plataforma voltada aos negócios entre empresas, onde profissionais aprimoram suas marcas pessoais. O que vale no caso de colaboradores ou parceiros de negócios. 

A ferramenta LinkedIn Sales Navigator auxilia na identificação de clientes empresariais, enquanto o Social Selling Index apoia na criação de perfis. 

Instagram e sua base de usuários engajada

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Oferece diversas possibilidades de conexões e relacionamentos. Por ser uma plataforma visual, exige a publicação de conteúdos em formato de fotos e vídeos.

Mais de 500 milhões de pessoas acessam o aplicativo diariamente, consolidando-o como um dos canais com maior engajamento. 

TikTok para alcançar o público jovem

logo tiktok

O algoritmo único do TikTok cria oportunidades por meio de vídeos e memes. Só que produtos também viralizam e frequentemente se esgotam em poucos dias. 

É uma ótima ferramenta visando atingir consumidores jovens, identificando e se conectando com tendências virais na criação de conteúdos inovadores.

Facebook como canal de discussões e vendas

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Cerca de 75% dos usuários exploram a plataforma para encontrar novidades. Sendo que também é conhecido por suas discussões aprofundadas nas seções de comentários.

Essas interações promovem engajamento social significativo, o que o torna um componente essencial das estratégias de vendas sociais.

X (Twitter) no atendimento ao cliente

logo X twitter

Destaca-se sendo um espaço interativo, utilizado principalmente no atendimento ao cliente. Muitas marcas monitoram menções na plataforma e respondem a dúvidas.

Embora o Twitter não tenha investido tanto em e-commerce quanto outras redes sociais, é uma ferramenta valiosa na coleta de opiniões dos consumidores. 

Youtube como ferramenta de conexão e informação

logo youtube

O Youtube oferece inúmeras possibilidades de monetização, incluindo o fato de ser uma ferramenta focada nas vendas sociais. 

Embora a plataforma não permita negócios diretos, é um canal essencial na promoção de produtos e contato com potenciais compradores. 

Por que é importante usar o social selling?

Sabemos que hoje os consumidores têm muito mais informação e de maneira mais rápida também. Logo, eles estão super exigentes com as soluções do mercado.

A partir disso, o social selling permite que as empresas estejam onde seus clientes estão, mas não somente isso. Também possibilita que atenda a expectativa deles.

Esse resultado é possível por meio de interações personalizadas e relacionamentos autênticos com as marcas. Além de um atendimento proativo.

Relacionamento com o consumidor

Ao construir relações fortes e significativas com os internautas nas redes sociais, é possível interagir diretamente, responder dúvidas e oferecer soluções rápidas.

Isso fortalece a confiança e fideliza o consumidor.

Quer um exemplo? Um representante de vendas no LinkedIn pode interagir com um potencial cliente comentando em uma postagem relevante ou compartilhando conteúdo útil.

Novas oportunidades de negócios

Com o monitoramento das ações digitais, é possível identificar futuros consumidores, isto é, que já demonstraram interesse em produtos ou serviços semelhantes aos que você oferece. 

Isso aumenta as chances de conversão e abre portas aos novos mercados.

Dica: use ferramentas de social listening e identifique as menções à sua marca!

Aumento da retenção de clientes

Ao interagir constantemente com as pessoas, você mantém sua marca presente em suas vidas. Com isso, eles se sentirão valorizados e propensos a continuar comprando.

Esse benefício resulta no aumento das chances de retenção.

Se quiser ir além, crie grupos ou comunidades em redes sociais a fim de engajar os consumidores e fortalecer o relacionamento com eles.

Redução no custo de aquisição de clientes

Aqui, temos uma forma acessível de atrair tráfego em comparação às métricas tradicionais de marketing. Ou seja, é sobre conseguir e gerir tráfego.

As interações nas redes sociais podem ter custo zero e resultados eficazes.

Como aplicar o social selling na sua estratégia de vendas?

A parte teórica não é tão complicada assim. Mas, como funciona na prática? A implementação da estratégia requer algumas ações essenciais, veja-as.

Construa uma rede de contatos

O primeiro passo é estabelecer uma rede sólida. Conecte-se com pessoas influentes do setor, potenciais clientes e parceiros de negócios. 

Quanto maior e mais relevante, maiores serão as oportunidades. Inclusive, o LinkedIn é aconselhável na busca por decisores e influenciadores dentro do seu mercado.

Estabeleça objetivos

Defina metas claras com foco na sua estratégia de social selling. Pode ser aumentar o número de conexões, captar leads qualificados ou melhorar o engajamento.

Defina o seu público

Conheça o seu público-alvo e personalize suas abordagens de forma humanizada. Entenda as necessidades e desejos dos seus potenciais clientes e ofereça soluções assertivas.

Faça publicações com frequência

A constância é essencial para manter sua marca em evidência. Compartilhe conteúdos relevantes, especialmente, estudos de caso e dicas práticas.

Isso ajuda a estabelecer autoridade no mercado. E você também pode variar nas postagens, entre as informativas e as interativas, além de enquetes e vídeos.

Analise as métricas

Monitore os resultados das suas ações para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Fique de olho em métricas como alcance, engajamento e conversões.

Seja qual for a sua mídia social usada, considere que o Google Analytics é o ponto de partida. Só que também é possível integrar estudos com as ferramentas das próprias redes.

Invista na autoridade da sua marca com a Etraction!

Para que sua estratégia de social selling seja eficaz, contar com o suporte de especialistas faz toda a diferença. Afinal, é sobre agir com experiência e técnica.

A Etraction é especialista em marketing digital para e-commerce e auxilia as empresas digitais a construírem uma presença forte na internet.

O resultado, você sabe, amplia significativamente as oportunidades de negócios e fortalece o posicionamento online.

Mas, como a Etraction atua?

  • Criação de estratégias personalizadas;
  • Monitoramento de resultados;
  • Produção de conteúdo de alta qualidade;
  • Consultoria para o uso eficaz das redes sociais.

Entre em contato com a Etraction e leve sua estratégia de vendas a um novo patamar com o social selling. Estar conectado é mais do que uma tendência – é uma necessidade!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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