As estratégias de vendas evoluíram muito no mundo digital. O objetivo é claro: atender às novas demandas do mercado e dos consumidores. Neste sentido, surge o social selling.
Tem sido um conceito cada vez mais comum na geração de resultados, incluindo, os financeiros. Se você ainda não sabe o que é ou como aplicar, chegou o momento!
O que é social selling?
De maneira resumida, podemos concluir que é o uso de redes sociais na construção de relacionamentos saudáveis com os potenciais clientes.
Além de permitir o fortalecimento da confiança da marca e o impulsionamento das vendas.
Diferente das campanhas comerciais tradicionais, essa abordagem se concentra em interações genuínas e no relacionamento de longo prazo, em vez de focar na transação.
Em tipo de passo a passo com o social selling, as empresas podem:
- Identificar as necessidades das pessoas,
- Engajá-los com conteúdo relevante e
- Posicionar-se como especialistas no mercado.
Atualmente, algumas plataformas são as mais recomendadas no uso dessa estratégia, entre elas, LinkedIn e Instagram.
Mas, não são apenas estas. A Shopify trouxe algumas características das principais que podem ser usadas nas vendas online, veja.
LinkedIn para conexões B2B
Plataforma voltada aos negócios entre empresas, onde profissionais aprimoram suas marcas pessoais. O que vale no caso de colaboradores ou parceiros de negócios.
A ferramenta LinkedIn Sales Navigator auxilia na identificação de clientes empresariais, enquanto o Social Selling Index apoia na criação de perfis.
Instagram e sua base de usuários engajada
Oferece diversas possibilidades de conexões e relacionamentos. Por ser uma plataforma visual, exige a publicação de conteúdos em formato de fotos e vídeos.
Mais de 500 milhões de pessoas acessam o aplicativo diariamente, consolidando-o como um dos canais com maior engajamento.
TikTok para alcançar o público jovem
O algoritmo único do TikTok cria oportunidades por meio de vídeos e memes. Só que produtos também viralizam e frequentemente se esgotam em poucos dias.
É uma ótima ferramenta visando atingir consumidores jovens, identificando e se conectando com tendências virais na criação de conteúdos inovadores.
Facebook como canal de discussões e vendas
Cerca de 75% dos usuários exploram a plataforma para encontrar novidades. Sendo que também é conhecido por suas discussões aprofundadas nas seções de comentários.
Essas interações promovem engajamento social significativo, o que o torna um componente essencial das estratégias de vendas sociais.
X (Twitter) no atendimento ao cliente
Destaca-se sendo um espaço interativo, utilizado principalmente no atendimento ao cliente. Muitas marcas monitoram menções na plataforma e respondem a dúvidas.
Embora o Twitter não tenha investido tanto em e-commerce quanto outras redes sociais, é uma ferramenta valiosa na coleta de opiniões dos consumidores.
Youtube como ferramenta de conexão e informação
O Youtube oferece inúmeras possibilidades de monetização, incluindo o fato de ser uma ferramenta focada nas vendas sociais.
Embora a plataforma não permita negócios diretos, é um canal essencial na promoção de produtos e contato com potenciais compradores.
Por que é importante usar o social selling?
Sabemos que hoje os consumidores têm muito mais informação e de maneira mais rápida também. Logo, eles estão super exigentes com as soluções do mercado.
A partir disso, o social selling permite que as empresas estejam onde seus clientes estão, mas não somente isso. Também possibilita que atenda a expectativa deles.
Esse resultado é possível por meio de interações personalizadas e relacionamentos autênticos com as marcas. Além de um atendimento proativo.
Relacionamento com o consumidor
Ao construir relações fortes e significativas com os internautas nas redes sociais, é possível interagir diretamente, responder dúvidas e oferecer soluções rápidas.
Isso fortalece a confiança e fideliza o consumidor.
Quer um exemplo? Um representante de vendas no LinkedIn pode interagir com um potencial cliente comentando em uma postagem relevante ou compartilhando conteúdo útil.
Novas oportunidades de negócios
Com o monitoramento das ações digitais, é possível identificar futuros consumidores, isto é, que já demonstraram interesse em produtos ou serviços semelhantes aos que você oferece.
Isso aumenta as chances de conversão e abre portas aos novos mercados.
Dica: use ferramentas de social listening e identifique as menções à sua marca!
Aumento da retenção de clientes
Ao interagir constantemente com as pessoas, você mantém sua marca presente em suas vidas. Com isso, eles se sentirão valorizados e propensos a continuar comprando.
Esse benefício resulta no aumento das chances de retenção.
Se quiser ir além, crie grupos ou comunidades em redes sociais a fim de engajar os consumidores e fortalecer o relacionamento com eles.
Redução no custo de aquisição de clientes
Aqui, temos uma forma acessível de atrair tráfego em comparação às métricas tradicionais de marketing. Ou seja, é sobre conseguir e gerir tráfego.
As interações nas redes sociais podem ter custo zero e resultados eficazes.
Como aplicar o social selling na sua estratégia de vendas?
A parte teórica não é tão complicada assim. Mas, como funciona na prática? A implementação da estratégia requer algumas ações essenciais, veja-as.
Construa uma rede de contatos
O primeiro passo é estabelecer uma rede sólida. Conecte-se com pessoas influentes do setor, potenciais clientes e parceiros de negócios.
Quanto maior e mais relevante, maiores serão as oportunidades. Inclusive, o LinkedIn é aconselhável na busca por decisores e influenciadores dentro do seu mercado.
Estabeleça objetivos
Defina metas claras com foco na sua estratégia de social selling. Pode ser aumentar o número de conexões, captar leads qualificados ou melhorar o engajamento.
Defina o seu público
Conheça o seu público-alvo e personalize suas abordagens de forma humanizada. Entenda as necessidades e desejos dos seus potenciais clientes e ofereça soluções assertivas.
Faça publicações com frequência
A constância é essencial para manter sua marca em evidência. Compartilhe conteúdos relevantes, especialmente, estudos de caso e dicas práticas.
Isso ajuda a estabelecer autoridade no mercado. E você também pode variar nas postagens, entre as informativas e as interativas, além de enquetes e vídeos.
Analise as métricas
Monitore os resultados das suas ações para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Fique de olho em métricas como alcance, engajamento e conversões.
Seja qual for a sua mídia social usada, considere que o Google Analytics é o ponto de partida. Só que também é possível integrar estudos com as ferramentas das próprias redes.
Invista na autoridade da sua marca com a Etraction!
Para que sua estratégia de social selling seja eficaz, contar com o suporte de especialistas faz toda a diferença. Afinal, é sobre agir com experiência e técnica.
A Etraction é especialista em marketing digital para e-commerce e auxilia as empresas digitais a construírem uma presença forte na internet.
O resultado, você sabe, amplia significativamente as oportunidades de negócios e fortalece o posicionamento online.
Mas, como a Etraction atua?
- Criação de estratégias personalizadas;
- Monitoramento de resultados;
- Produção de conteúdo de alta qualidade;
- Consultoria para o uso eficaz das redes sociais.
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