5 erros críticos de SEO no e-commerce: evite essas armadilhas e melhore seu posicionamento!

Buscando erros no SEO para e-commerce
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É preciso buscar técnicas e estratégias que possam alavancar o seu negócio, entretanto, é necessário estar de olho nos possíveis erros na hora de pôr em prática.

Por exemplo, o SEO no e-commerce é algo super importante que pode trazer resultados duradouros e construir um nome consolidado para sua marca, mas alguns erros na hora da execução podem custar muito caro.

Por isso, é importante estar atento para todas as exigências do SEO, esta estratégia de otimização é capaz de melhorar o seu tráfego de uma forma orgânica.

Basicamente, os buscadores, como o Google, costumam rankear os conteúdos que seguem algumas regras para melhorar a experiência do usuário.

Atualmente, as pessoas procuram textos que possam realmente resolver alguns problemas e que sejam de fácil entendimento.

A produção de conteúdo baseado em SEO ajuda a sua empresa a se tornar uma marca de confiança, onde os clientes encontram informações, auxílio e claro, produtos de qualidade.

Para realizar uma boa estratégia de SEO no e-commerce é preciso não cometer nenhum destes 5 erros, que são os mais comuns. Venha conferir e anote as dicas!

Falta de descrição do produto

Buscando por descrições de produtos no e-commerce

O primeiro deles é um clássico, alguns sites deixam de fora a descrição dos produtos e isso é um erro terrível para o seu negócio.

A descrição é uma base para o SEO, sem ela o seu posicionamento nas páginas do Google, ou de outros buscadores, pode cair drasticamente.

Além disso, o cliente também vai se sentir insatisfeito, em um e-commerce a única forma de sentir o produto é pelas fotos e pela descrição.

Sendo assim, é difícil alguém querer comprar algo que tenha informações exatas sobre.

As descrições também devem conter palavras-chaves que estejam relacionadas com o seu produto, inclusive, é possível fazer link com outros itens da loja.

Por exemplo, na descrição de uma saia jeans é possível comentar que a peça combina com camisas sociais, fazendo com que as pessoas visitem outras páginas de produtos e talvez comprem mais de uma peça.

Então, tenha em mente a importância da descrição e esse pequeno texto precisa ser muito bem escrito, além de ter uma dose de persuasão e ser interessante.

Fazer uma boa descrição pode aumentar as chances de desenvolver uma ótima estratégia de SEO em seu e-commerce.

URLs pouco amigáveis

O segundo erro mais cometido é a questão de URLs, muitas delas contam com vários IDs anônimos, isso é péssimo para a estratégia de SEO.

Além disso, uma URL que não foi personalizada pode gerar falta de credibilidade para os usuários, talvez eles não se sintam seguros de acessar o seu site.

É muito necessário para o SEO criar uma url para todos os seus produtos. Assim, o seu perfil pode se tornar único para os sites de busca com uma URL única.

Outro ponto importante é que uma URL simples é mais fácil de ser lembrada pelas pessoas, então elas podem voltar ao seu site e até mesmo indicá-lo.

Pode parecer um detalhe pequeno, mas analisando o conjunto de regras do SEO faz toda a diferença para a sua marca.

Falta de resenhas de produtos

Comentários em e-commerce

As avaliações ou resenhas são indispensáveis para que o usuário tome a decisão de compra.

Algumas grandes plataformas como Shein e Shoppe, permitem que os seus clientes deixem avaliações em texto, fotos e vídeos, além disso, existe um sistema de pontos, quem escreve uma resenha do produto pode ganhar pontuações.

Isso deixa os novos consumidores mais seguros de realizar a compra sem ter medo de receber um produto totalmente diferente do que foi anunciado.

Sem contar que é mais fácil as páginas de resenhas alcançarem o topo dos resultados de busca, pois os próprios usuários que escrevem a avaliação costumam usar as palavras-chaves de forma orgânica.

Falta de otimização para dispositivos móveis

Atualmente, as pessoas passam mais tempo no celular do que no computador, inclusive, fazer compras pelo aparelho móvel está se tornando um hábito cada vez mais comum.

Sendo assim, é importante que o seu site tenha uma otimização para este tipo de dispositivo.

Sem essa otimização, a experiência do usuário pode não ser agradável, gerando estresse e desconforto, as chances da pessoa voltar a navegar o seu site e concluir a jornada de compra é mínima.

Não otimizar o site

Categorização em loja online evita erros de SEO no e-commerce

Como citamos anteriormente, a otimização do site é algo muito importante para o SEO no e-commerce. É uma forma de manter o seu site em uma boa posição, também é a melhor maneira de cativar o cliente.

Um site otimizado é aquele tem tem uma ótima velocidade de carregamento.

É indicado que os sites tenham um tempo médio de carregamento de 2 a 5 segundos, mais que isso faz com que o usuário desista de visitar a página.

Uma dica, é sempre realizar testes para ver qual a velocidade de carregamento e se o site está completo.

Outro ponto importante é ter um site organizado, onde os produtos estejam separados por categoria, para isso escolha um layout intuitivo e um menu bem estruturado.

Muitas vezes o básico funciona, por isso, prezar pela organização pode ser uma ótima maneira de conquistar os seus clientes e até os fidelizar.

Esses são os erros mais comuns na estratégia de SEO, se livrar deles pode ser uma boa maneira de alavancar o seu negócio.

E ainda temos mais uma dica bônus, acompanhe!

Dica bônus: conteúdo de qualidade e especialização faz diferença

Para evitar erros em sua estratégia de SEO é preciso ter bons conteúdos e uma equipe especializada no assunto.

O SEO está sempre inovando, é preciso estar atento às novidades e às melhores formas de colocar em prática cada estratégia.

Além disso, é uma técnica a longo prazo, então também vale a pena exercitar um pouco de paciência, com o tempo os resultados vão ser surpreendentes.

Se quiser mais informações sobre o assunto, basta entrar em contato com a nossa equipe!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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