A importância do SEO para e-commerce: 6 estratégias para otimização de páginas de produtos e conteúdo.

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Os e-commerces estão crescendo cada vez mais e o meio digital se tornou super concorrido. Por isso, vale a pena investir em novas estratégias que possam trazer inovação e qualidade para o seu negócio.

Então, nada melhor do que se manter informado e quem sabe implementar o SEO para e-commerce, pode ser a sua chance de se destacar no mercado.

As práticas de SEO (Search Engine Optimization, do inglês) estão cada vez mais populares e podem trazer mais visibilidade para o seu site nos mecanismos de busca.

Além disso, a criação de conteúdos baseados em SEO podem mostrar uma outra vertente do seu negócio, fazendo com que a sua marca se apresente como um especialista em determinados assuntos.

Os consumidores estão sempre buscando lojas e sites confiáveis para tirar dúvidas e também adquirir produtos, com o conteúdo certo é possível alcançar esse patamar.

Além disso, diferente das mídias pagas, o SEO para e-commerce é uma estratégia orgânica e gratuita, claro que deve ser pensada a longo prazo.

Se quiser conhecer mais sobre as estratégias de SEO para e-commerce, continue a leitura e aproveite!

Compreendendo o papel do SEO para e-commerce

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Antes de mais nada, precisamos entender um pouco sobre os conceitos básicos de SEO e de e-commerce!

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que é formado por um combo de melhorias e estratégias com o objetivo de alavancar o posicionamento orgânico de um site nas páginas de resultado dos mecanismos de busca.

Atualmente, o Google é o maior deles, resumidamente, SEO é um conjunto de regras para construir e indexar um conteúdo relevante.

O e-commerce pode ser definido como uma loja virtual, já que as transações de compra e venda, de produtos ou serviços, são realizadas por meio digital.

Com isso, o SEO para e-commerce é um processo que envolve o planejamento e a implementação das otimizações para aumentar as vendas por meio de uma visibilidade orgânica.

Com boas estratégias de SEO é possível ter mais mais reconhecimento de marca, aumento de tráfego e mais negócios. Ou seja, é algo que vale a pena e pode trazer resultados acima do esperado.

A ROI Evolution realizou uma pesquisa sobre a utilização de SEO, e chegou aos seguintes resultados:

  • 61,5% das empresas do setor de Eletrônicos e Tecnologia têm o SEO como principal estratégia de marketing digital;
  • 32% dos usuários da Internet dizem ter encontrado novas marcas ou produtos por meio dos mecanismos de busca;
  • 72% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo é a tática de SEO mais eficaz;
  • 63% das buscas realizadas em mecanismos de busca são feitas por meio de dispositivos móveis.

As estatísticas apresentadas acima mostram como o SEO é uma estratégia de resultados. Para alcançar as metas é preciso realizar as otimizações com atenção e dedicação.

Essas otimizações podem ser feitas por meio de diferentes formatos e em diferentes aspectos de um site. Por exemplo, é possível realizar reparações técnicas, criação de conteúdo e melhoria na usabilidade.

O SEO pode fazer com que o seu site alcance uma posição alta nos resultados dos mecanismos de busca, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

É uma ótima estratégia de visibilidade que preza pelo funcionamento orgânico.

Para que o SEO funcione é preciso se preocupar com alguns requisitos que vamos mostrar nos próximos tópicos. Acompanhe a leitura e anote as dicas!

Pesquisa de palavras-chave para e-commerce

Pesquisa de palavras-chave para SEO

As palavras-chave são essenciais para uma boa estratégia de SEO. É necessário buscar termos que sejam relevantes para poder criar um tráfego qualificado.

A melhor forma de encontrar as palavras-chaves ideias é realizando uma análise para entender como os termos em alta podem se conectar com o seu negócio. Essa pesquisa de termos precisa estar de acordo com o funil de vendas.

O seu site deve atrair tráfego em todas as etapas da jornada de compra, para isso você pode utilizar os dois tipos de palavras-chaves, sendo eles:

Head Tail: é um termo mais genérico, costuma ser utilizado quando o consumidor ainda está no começo do processo de pesquisa. Como por exemplo: armário de cozinha, roupas femininas, e marketing digital.

Esse modelo de palavra-chave costuma trazer mais tráfego, porém conta com uma concorrência muito acirrada e pode gerar menos converções.

Long Tail: diferentemente do modelo acima, os termos Long Tail são mais específicos, como por exemplo, armário de cozinha de madeira freijó, roupas femininas evangélicas, cursos de marketing digital. Nesse momento, provavelmente, o consumidor está mais decidido e já procura uma solução efetiva para o seu problema, seja tirar uma dúvida, ou adquirir um produto.

As palavras-chaves Long Tail atraem menos visitas, mas contam com maiores chances de conversão em vendas.

Otimização das páginas de produtos

Otimização de página de produto com SEO para e-commerce

A otimização das páginas de produtos envolve todo um processo, onde é preciso levar em conta alguns tópicos, observe:

  • Inclusão de palavras-chave relevantes: o site precisa conter palavras-chave atraentes que vão chamar a atenção dos clientes;
  • Descrições atraentes: as descrições dos produtos e das categorias são de extrema importância para explicar sobre as vantagens e usabilidade de cada peça;
  • Imagens otimizadas: uma dica importante, o seu e-commerce precisa de boas imagens, é assim que as pessoas vão conhecer o produto. Então, escolha fotografias de alta qualidade para o seu site;
  • Depoimentos de clientes: nada melhor do que a avaliação de um cliente satisfeito para conversar com outras pessoas a comprarem o seu produto. Separe um espaço para os depoimentos dos clientes;
  • Otimização de títulos: os títulos precisam “fisgar” os olhos dos usuários, assim eles vão se sentir atraídos o suficiente para ler o texto. Títulos que prometem dicas, trazem estatísticas e solucionam um problema podem chamar a atenção, mas lembre-se que eles devem estar em harmonia com o texto;
  • Meta descrições: esse texto descritivo acompanha o título da página nos resultados da busca do Google. Pode ser utilizado como um pequeno anúncio sobre a página, vale a pena usar palavras-chaves e manter o texto entre 160 e 300 caracteres;
  • URLs: uma URL simples, que descreve o produto é sempre mais indicada, pois comunica o assunto principal de forma clara. Além disso, esse modelo de URL pode ajudar em um bom ranqueamento para o Google.

Conteúdo relevante e SEO

Conteúdos relevantes para SEO

O ranqueamento do Google prioriza textos autorais, escritos de forma concisa e com o uso adequado das palavras-chaves. Além disso, os usuários querem ler informações coerentes que vão realmente fazer a diferença no dia a dia.

Por isso, é importante criar conteúdo relevante para implementar as otimizações SEO, é possível apostar em blogs com guias de compra, curiosidades e textos informativos. Não tenha medo de inovar, apenas mantenha a qualidade!

Nem sempre os textos devem ser propriamente sobre os seus produtos, eles podem ter assuntos relacionados, para mostrar o seu conhecimento sobre as temáticas.

Melhoria da experiência do usuário

Tela com a sigla UX em referência a experiência do usuário

Atualmente a experiência do usuário é muito importante para aumentar ou não as taxas de conversão. É preciso levar em conta o tempo de carregamento do site, que deve ser de 2 a 5 segundos, um site muito lento espanta usuários e cai de posição.

O PageSpeed Insights do próprio Google fornece diversas dicas de soluções para melhorar o tempo de carregamento do site, vale a pena conferir

O design também deve ser pensado para trazer comodidade e acessibilidade, não se esqueça de sempre testar as versões mobiles. Hoje em dia, as pessoas passam muito tempo nos celulares, uma interface que se adapta é indispensável.

Link building e autoridade de domínio

Estratégia de linkbuilding para SEO

Os links externos são uma parte essencial para as estratégias de SEO, pois mostra a autoridade sobre determinado assunto.

Sem contar que é possível fazer parcerias por meio de guest post, sempre verifique que o link externo é relevante e pode ajudar no conteúdo.

Além disso, os links internos também são necessários para mostrar ao Google que outras páginas do seu site são relevantes.

O papel das redes sociais e compartilhamento de conteúdo

Redes sociais e foguete decolando

É possível linkar os conteúdos relevantes de SEO com postagens das redes sociais e gerar o compartilhamento.

Com isso, mais pessoas podem conhecer o seu trabalho e criar uma reputação.

Conclusão

O SEO para e-commerce é uma estratégia positiva, mas precisa de uma construção, por isso deve ser feita com paciência. Além disso, é uma área que está sempre em movimento com diversas novidades. Se quiser saber mais sobre, entre em contato conosco!

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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