Customer experience: 10 dicas para melhorar em seu e-commerce!

Customer Experience
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Essencial para as vendas online, o customer experience pode ser decisivo no faturamento de um e-commerce.

É sobre o quanto uma loja está adaptada para garantir a melhor experiência do usuário que acessa e compra naquele ambiente.

Se as suas páginas não garantem essa vivência de excelência no mundo digital, continue lendo porque vamos dar 10 dicas para mudar o jogo e sair na frente da concorrência.

O que é customer experience?

Customer Experience

Customer experience (CX) é a expressão estrangeira para experiência do cliente.

Na prática, é a vivência do consumidor durante todas as etapas de relacionamento com a sua marca.

De um primeiro contato por meio de um blog ou anúncio até o pós-venda.

A conta é simples: se essa vivência for positiva, a experiência do cliente é positiva também. Mas, o inverso também é verdadeiro.

Por isso, há uma grande importância em considerar todas etapas da jornada de compra, de modo que quem esteja do outro se sinta confortável.

Atualmente, o CX é mencionado como vantagem competitiva para quem atua online e quer aumentar as vendas.

Além de fidelizar os clientes, faz com que os consumidores se tornem promotores da marca, divulgando indicações e comentários favoráveis.

Entre as métricas mais usadas para validar o customer experience da sua loja virtual está o NPS (Net Promoter Score).

É uma forma de medir a satisfação dos clientes, indicando se eles estão posicionados como promotores ou detratores do seu negócio.

Os pilares do customer experience

Para entender o conceito de customer experience, é interessante conhecer os pilares:

  • Emocional: Tem relação com o vínculo emocional que o usuário cria com a marca, sendo fundamental para realizar as conversões e fidelizar a clientela.
  • Esforço: É o quanto de esforço um consumidor precisa fazer para interagir com a marca. O objetivo é que seja breve, criando uma experiência leve e confortável.
  • Sucesso: O sucesso do cliente (customer success) é a satisfação dele em seu mais alto nível. Logo, a melhor forma de aplicar as técnicas de customer experience.

Como melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce?

Do pequeno ao grande empreendimento online, todas as empresas devem se preocupar com a experiência do cliente para criar negócios escaláveis.

A boa notícia é que essa vivência pode ser melhorada a partir de estratégias e mudanças de pensamento.

Confira essas 10 dicas!

1 – Coloque-se no lugar do cliente

Estar no lugar do cliente é entender quais seus anseios, dificuldades, interesses e outras informações que importam para oferecer as melhores soluções.

Portanto, conheça o seu público de modo que consiga entregar experiências positivas em cada uma das etapas.

2 – Aposte no design responsivo

O design responsivo são as otimizações de uma página da internet para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O que é extremamente necessário quando consideramos que a maioria das pessoas conecta-se a lojas virtuais por esses aparelhos.

Também se atente aos elementos de acessibilidade do seu e-commerce.

Entre eles, a navegação por teclado, o texto alternativo das imagens, as legendas dos vídeos, os formulários acessíveis e outros pontos que garantam agilidade no processo.

3 – Crie descrições detalhadas de produtos

No e-commerce, a descrição dos produtos conta muito. É uma das formas mais de “demonstrar” as mercadorias para os usuários.

Logo, quanto mais detalhada, mais chances de responder à expectativa do cliente, sem frustrá-lo após a concretização da compra.

4 – Use técnicas de copywriting

A famosa copy tem sido interpretada de várias formas.

Neste contexto, vale a atenção para o fato de ser uma técnica que usa textos atrativos para chamar a atenção das pessoas.

Ou seja, são palavras selecionadas para aquele público, que condizem com a realidade dele.

Os textos também devem conter elementos estratégicos para posicionar a página nos mecanismos de buscas, como o Bing e o Google.

Ao passo que a estratégia SEO se faz fundamental nesse processo, visando o uso eficiente de palavras-chave.

5 – Invista em boas imagens

As imagens, assim como as fotografias, são necessárias para despertar o desejo de compra dos consumidores na internet.

É uma das maneiras mais verdadeiras de apresentar um produto de maneira realista e pode indicar a boa experiência da compra, também.

6 – Atente-se a jornada de compra

A jornada de compra não acontece apenas no anúncio de vendas. Na internet, cada etapa importa, de maneira que da atração ao pós-venda, o consumidor se sente confortável.

Para tanto, estreite o relacionamento, seja transparente e eleve o nível de confiança.

7 – Tenha canais de atendimento eficientes

É importante ter vários canais de atendimento para atender às diversas preferências das pessoas, do e-mail ao WhatsApp.

No entanto, mais importante do que isso é ser eficiente neles. Aqui, qualidade e quantidade são fundamentais para o sucesso da sua loja.

Vale a pena pensar em uma estratégia omnichannel, integrando canais como de aplicativos móveis e bate-papo até o processo de checkout e automação de marketing.

8 – Humanize o relacionamento

Na hora de responder uma mensagem no aplicativo, enviar um e-mail marketing ou escrever um blog, considere falar de pessoa para pessoa.

Os consumidores não querem ser apenas mais um cliente, querem ser únicos. A saída é investir na humanização.

Um detalhe que faz toda a diferença é considerar o inbound marketing. Isto é, formas inteligentes para atrair público para a sua virtual, do blog às landing pages, entre outras.

São técnicas que criam uma comunicação assertiva e atrativa, focada no seu público-alvo.

9 – Cumpra o que promete

Atender as expectativas do cliente é o mínimo que a sua loja virtual pode fazer, sabia?

Se você tem uma boa imagem, uma boa copy, um bom anúncio e um bom produto; então, há grandes chances de o consumidor ficar satisfeito.

Para não errar: cumpra o que promete!

10 – Tenha uma política de troca e devolução

Atualmente, as melhores referências de e-commerce que existem são aquelas que proporcionam boas experiências até mesmo quando a compra não dá certo.

Um motivo é a possibilidade de ofertar trocas e devoluções de maneira descomplicada.

Invista no customer experience e decole seu e-commerce!

Acima, vimos a importância do customer experience no e-commerce. Além de aplicar as dicas, também é interessante contar com uma agência que auxilie, de verdade, nas vendas online.

A Etraction tem mais de 80 e-commerces de sucesso no seu portfólio.

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Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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