Inbound Marketing para e-commerce: 8 estratégias que dão certo!

Figura de pessoas com ideias de campanhas para e-commerce
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Atualmente, os e-commerce são um modelo de negócio lucrativo, porém para se destacar na multidão digital é importante usar estratégias que realmente funcionam.

Existem diversos conceitos, como o Inbound Marketing, que serve para atrair mais clientes e converter os usuários.

Realizar o Inbound Marketing pode ser uma boa alternativa para aumentar o conhecimento da sua marca e transformar a sua empresa em uma autoridade sobre determinado assunto.

Porém, para isso é preciso conhecer as estratégias que fazem parte desse conceito, e claro, segui-las com muita atenção.

No marketing digital é preciso estar preparado para testar estratégias, montar novos caminhos e sempre analisar os seus resultados.

É impossível alcançar objetivos sem definir as metas e sem uma consulta com os dados que a sua empresa produz.

Para ajudar no processo, o nosso artigo traz todas as informações sobre o Inbound Marketing para e-commerce, além de dicas valiosas e recomendações.

Se quiser conferir tudo sobre o assunto, basta continuar a leitura e aproveitar.

O que é Inbound Marketing?

Funil de vendas

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito de Inbound Marketing para e-commerce, venha conferir!

O Inbound Marketing, também pode ser chamado de marketing de atração, é formado por um conjunto de estratégias que visam um trabalho em equipe para poder atrair mais clientes por meio da criação e do compartilhamento de conteúdo.

Sendo assim, é indispensável investir na produção de conteúdo relevante, algumas pessoas cometem o erro grave de priorizar quantidade em vez de qualidade.

O usuário da internet é bombardeado com informações, ele busca algo a mais, um conteúdo verdadeiro e também produzido de uma forma inovadora e chamativa.

Com o Inbound Marketing é possível atrair consumidores de uma forma mais orgânica.

Pois o seu conteúdo pode ser disponibilizado em diversos canais, como por exemplo, Google, redes sociais e até mesmo no seu site. Dessa forma, os consumidores podem esbarrar no seu conteúdo e se interessar pelos seus produtos.

Ao construir um conteúdo de qualidade, a sua empresa pode se tornar referência em determinado assunto.

Essa autoridade também pode ser utilizada para chamar a atenção dos usuários e conquistar a confiança deles.

Sendo assim, o Inbound Marketing para e-commerce é um conceito que preza pelo conteúdo relevante, informativo, bem produzido e com um toque de inovação.

No próximo bloco vamos entender melhor como acontece a jornada de compra de um usuário. Acompanhe a leitura!

Como funciona a jornada de compra de um e-commerce?

Por muito tempo a jornada de compra de um usuário era descrita como etapas simples, basicamente a pessoa passava por etapa de aprendizagem e descoberta, depois reconhecia que tinha um problema, então começava a buscar uma solução, que era adquirir um produto ou serviço.

Entretanto, os estudos mais atuais mostram que os consumidores podem realizar uma jornada menos linear.

De acordo com a equipe de insights de consumo do Google, a jornada de compra pode ser definida como o caminho do meio confuso.

Isso significa que o consumidor toma decisões por impulsos que podem ser difíceis de serem colocados em uma constância direta.

Mesmo com essas descobertas, o básico ainda permanece, por exemplo, o usuário precisa ter um gatilho de compra, e nada melhor do que ter conteúdos relevantes que introduzem esses gatilhos.

Sendo assim, o Inbound Marketing para e-commerce é um conceito que pode se adaptar para as necessidades do cliente e as mudanças de comportamento.

Ao produzir conteúdo de qualidade você pode despertar o gatilho inicial no usuário e convencê-lo que a compra será vantajosa.

Benefícios do Inbound Marketing para e-commerce

Figura de pessoas com ideias de campanhas para e-commerce

Depois das informações sobre o assunto, podemos conhecer os benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para o seu e-commerce. Confira abaixo!

Alcance do público específico

 

A estratégia de Inbound Marketing feita com cuidado pode aumentar muito o público que entra em contato com os seus produtos por meio do conteúdo.

Dessa forma, é possível conseguir selecionar o seu público com mais assertividade.

Aproximação com clientes

 

O Inbound Marketing funciona pela atração, ou seja, ele chama a atenção do usuário de uma forma específica e consegue passar a impressão de personalização.

Com o foco na qualidade, o cliente começa a confiar nos seus produtos e na sua opinião, pois sabe que as recomendações feitas são pensadas no bem-estar do consumidor.

Diminuição de custos

 

O Inbound Marketing é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.

É claro que a iniciativa precisa de investimentos, mas o custo-benefício é super válido.

Ticket médio maior

 

Com a captura de leads qualificados e bem informados é normal ter vendas mais altas.

Isso ocorre porque os consumidores estão confiantes para fazer aquisições maiores, o que gera um aumento no seu ticket médio.

Estratégias de inbound para e-commerce

Figura de estratégias para inbound marketing para e-commerce

Agora sim, podemos falar sobre as estratégias indicadas para o Inbound Marketing para e-commerce.

Marketing de conteúdo

 

Essa é uma das estratégias principais do Inbound Marketing para o e-commerce e faz toda a diferença na jornada de compra do usuário.

O Marketing de Conteúdo é composto pela produção e divulgação de uma série de conteúdos diferentes.

Todos esses conteúdos possuem propósitos e estratégias específicas de acordo com a etapa de compra que seu cliente esteja.

Além disso, essa série de conteúdo pode ser utilizada para aumentar a audiência do seu site e consequentemente, melhorar o posicionamento no Google.

É possível entregar valores para as pessoas e criar um vínculo, usando os conteúdos como forma de troca pelos contatos, como por exemplo, e-book e cupom de desconto.

Blog

 

O Inbound Marketing é considerado a melhor prática para a aquisição de clientes por meio de buscadores da internet como o Google.

Sendo assim, nada melhor do que investir no blog da empresa, que inclusive pode funcionar como o principal canal de produção de conteúdo.

Os blog posts são considerados por si só conteúdos de atração, pois eles focam em um problema de uma persona e trazem soluções práticas.

Além disso, é uma maneira de conseguir conhecer melhor o seu público-alvo.

E-mail Marketing

 

O e-mail marketing segue sendo uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas no mundo.

Pois, é uma forma de realizar um trabalho de gestão e manutenção dos leads que foram conquistados. Afinal, você consegue manter contato com seus clientes ativamente e com um toque personalizado.

Redes Sociais

 

Atualmente, as mídias sociais são fundamentais para compartilhamento de conteúdo e criação de imagem da marca.

O grande foco das redes sociais é uma comunicação rápida e direta, ter esse contato com o público oferece um vínculo maior, além de possibilidades de feedbacks e orientações.

Landing Pages

 

As landing pages também são conhecidas como páginas de conversão, como o nome já sugere, elas foram criadas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta, que costuma ser um material gratuito de grande qualidade, em troca de informações pessoais.

As landing pages são estimulantes para o engajamento dos visitantes, o que afeta positivamente a taxa de conversão.

SEO

 

O SEO para e-commerce é simplesmente uma das estratégias mais práticas, eficientes e necessárias.

Com as técnicas corretas de otimização para mecanismos de busca, como o Google, é possível atrair tráfego qualificado para o seu site.

Uma estratégia de SEO bem feita tem a capacidade de fazer o seu site ser encontrado com mais facilidade, o que aumenta a visibilidade e também ajuda na construção de um público específico para o seu negócio.

Produção de vídeos

 

A produção de vídeos se encaixa em conteúdos relevantes, ainda mais que hoje em dia, existem muitas pessoas que preferem assistir um vídeo do que ler um texto.

Entretanto, a melhor dica é intercalar conteúdos, realizar vídeos que estão relacionados com os seus posts escritos, isso pode aumentar a visualização e confirmar o seu status de autoridade sobre determinado assunto.

CTAs

 

CTA, Call To Action, é a chamada à ação, ou seja, é quando fazemos um convite bem direto ao usuário para que ele aceite as ofertas, se cadastre nas páginas de landing page ou até mesmo compre um produto.

O CTA precisa estar bem posicionado e deve fazer sentido com os conteúdos, sendo assim, não adianta jogar uma frase de efeito, como por exemplo “compre agora” no meio de qualquer anúncio. As estratégias de marketing devem ser feitas com cuidado.

Conclusão

 

O Inbound Marketing para e-commerce é uma ferramenta ideal, basta seguir as estratégias e claro realizar análises.

Se quiser entender mais sobre o marketing digital, entre em contato conosco.

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Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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