Como engajar no Instagram: 5 dicas práticas!

Capa blog como engajar no instagram
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Do melhor posicionamento no mercado até os anúncios para concretizar vendas, as redes sociais são essenciais para as lojas virtuais.

Neste conteúdo, descubra como engajar no Instagram com dicas práticas que fazem toda diferença na lucratividade do seu negócio.

O que é engajamento no Instagram

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Em qualquer rede social, o número de seguidores ou conexões é importante. Porém, o erro mais comum é achar que essa métrica vai indicar mais vendas.

Na verdade, o dado não será efetivo se não for somado a outras métricas, como a do engajamento.

Então, o que é engajamento no Instagram? Ele está relacionado às interações do público com os conteúdos.

Ou seja, se as redes sociais são uma força motriz na jornada de compra, podemos dizer que o engajamento é o indicador mais próximo das vendas.

Especificamente no caso do Instagram, esse índice pode ser avaliado por:

  • Curtidas,
  • Comentários,
  • Compartilhamentos,
  • Menções,
  • Cliques,
  • DMs (Direct Messages) e
  • Interação em enquetes e outras funcionalidades.

Dessa forma, sempre que um usuário realiza uma ação nos seus conteúdos, há engajamento.

O que significa que não basta ter muitos seguidores, se esses usuários não se “envolverem” com suas publicações no feed, stories e reels.

A importância do engajamento nas redes sociais

A lógica é a seguinte: se as pessoas estão interagindo com o seu conteúdo, é porque elas estão se identificando com ele.

Logo, se há engajamento, é sinal de que a sua estratégia de está funcionando. E ela pode ser focada em vendas ou geração de leads, por exemplo.

Outra informação importante a se avaliar é que esse tipo de índice é usado pelo algoritmo da Meta (empresa responsável pelo Instagram) como fator de classificação.

Ou seja, dá relevância para conteúdo que está engajando mais – isso significa que ele aparecerá mais nas contas dos seguidores e, dependendo do formato do material, de não seguidores também.

Logo, o uso da rede social é uma forma de aumentar as vendas.

Só que essa não é a única vantagem de engajar no Instagram. As redes sociais podem fazer parte de várias estratégias de marketing digital.

Por exemplo, marketing de conteúdo, de influência, afiliados e até marketing pago, através do Instagram Ads.

Mas como engajar no Instagram?

Após a importância do assunto, chegou o momento de saber como engajar no Instagram.

As dicas deste tópico respondem essa questão de maneira simples, de modo que todo e-commerce possa usar a estratégia das redes sociais para aumentar as vendas.

1 – Crie diferentes tipos de conteúdos

Uma ótima dica para bombar no Instagram é ter um planejamento com diferentes tipos de conteúdo.

E há explicação óbvia para isso: cada um deles será mais interessante para determinados públicos. O ideal é testar os melhores, mas nunca abdicar de vários formatos.

Entre as opções para adicionar no seu planner de postagem devem estar:

  • Feed com imagem única,
  • Feed com carrossel (até 10 imagens),
  • Story único (imagem e/ou vídeo),
  • Story em sequência (imagem e/ou vídeo),
  • Story com interação (enquetes, testes, contagem regressiva, hashtag, etc),
  • Vídeos para o reels,
  • Lives (vídeos ao vivo), entre outros.

Ainda que não exista uma resposta certa para todas as lojas virtuais, vale a pena entender as características de cada um.

O feed se apresenta como uma vitrine, enquanto o story desaparece em 24 horas e o reels pode chegar a quem ainda não segue a sua página.

>> Guia prático para fazer trends no Instagram

2 – Tenha constância nas publicações

A constância é um dos diferenciais para quem quer ganhar autoridade nas redes sociais.

Isso porque também é relevante para o algoritmo da Meta. Quanto mais postagens, mais chances de chegar a novas oportunidades. Porém, não se deve exagerar.

Muito se pergunta no Google sobre “quantas postagens por dia fazer no Instagram”. A verdade é que o volume dependerá de cada negócio, do setor de atuação ao público-alvo.

O que se sabe é que nunca é uma boa ideia abdicar da qualidade do conteúdo.

Sendo assim, busque uma harmonia para a sua loja virtual. Se for para postar muito e não ter engajamento, prefira postar menos, com mais qualidade e mais interações.

De novo, entra a dica do planejamento porque ele permite uma melhor visualização desta conta.

3 – Treine para criar legendas atrativas

A legenda de um post tem que fazer parte da estratégia porque isso também responde à dúvida sobre como engajar no Instagram.

Geralmente, usa-se um CTA (Call-to-Action) para indicar os leitores a seguirem um novo passo, seja a página de vendas ou não.

Aliás, uma ideia é indicar o Shopping para que os consumidores possam encontrar o catálogo de produtos disponível.

Esse é um serviço que permite etiquetar os itens e fazer marcações nas publicações, favorecendo a área comercial do e-commerce no Instagram.

Essa descrição também é importante porque nem sempre será possível passar todas as informações na imagem do feed.

Sendo assim, torna-se uma extensão do conteúdo, com a possibilidade de incluir recursos que façam o leitor se interessar em saber mais.

Além das hashtags, o copywriting é bastante interessante de ser usado. Ou seja, técnicas para escrever de modo a gerar mais interesse por parte de quem lê.

A copy pode dizer muito sobre a quantidade de comentários e curtidas que sua postagem vai receber.

4 – Atente-se aos horários das postagens

Conhecer o público-alvo é fundamental para descobrir os melhores horários para publicações.

Afinal, ao ter um bom engajamento logo no começo, é possível que o algoritmo impulsione, ainda mais, as publicações; fazendo o Instagram da sua loja bombar.

A própria rede social tem um painel que traz os insights sobre as interações.

Esse é um primeiro passo para estudar os melhores horários para publicar com foco na sua persona e na sua página. Inclusive, dá para descobrir até mesmo os melhores dias.

De modo geral, usando uma regra para todos os segmentos e áreas, os horários de intervalo do horário comercial costumam ser os mais escolhidos.

Entre eles, 12 horas e 21 horas. Mas, também há indicações para postar às 9h, às 15h e às 17h.

5 – Interaja com os seguidores

Qualquer rede social é uma mão de via dupla. Sendo que, diferente dos outros meios, permite que os usuários, os quais muitos são consumidores, possam responder e comentar.

Isso significa que têm uma função mais ativa, participando das postagens.

E quanto mais fazem isso, mais elas querem ser entendidas e respondidas.

Por isso, uma das melhores dicas para quem atua no marketing digital é sobre “humanizar os processos”, da criação de posts até as respostas geradas nessas publicações.

Certifique-se de que há pessoas responsáveis para ouvir, responder e interagir com os seguidores; criando um elo mais afetivo entre empresa-cliente.

Isso fará com que se envolvam cada vez mais com a sua marca, gerando novas vendas, entre outros benefícios.

Aprenda como medir o engajamento do Instagram

Apesar de todas as ações acima, sobre como engajar no Instagram, muitos gestores não sabem o que fazer para conseguir mensurar os resultados.

A verdade é que essa é uma das principais vantagens do marketing digital: permite analisar cada ação, cada publicação.

Para ver qual foi o engajamento do Instagram da sua loja, basta ir até o perfil da conta. Lá vai ter o “painel profissional”.

Lembrando que apenas contas de empresas ou criadores de conteúdo possuem essa funcionalidade. Se a sua loja não tem, faça a conversão.

Voltando ao passo a passo para ver o engajamento do Insta, dentro do painel profissional, vá em “insights”.

Então, clique em “contas com engajamento” e é nesse lugar que aparecem as curtidas, comentários e outras interações.

A partir disso, use os dados para tomar as novas decisões.

  • O que está gerando resultado, pode ser multiplicado e
  • O que não está tão bom, pode ser melhorado.

É dessa forma que, cada vez mais, cria-se conteúdo relevante e que engaja o público.

Para saber mais sobre marketing digital para e-commerce, acesse o blog.

 

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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