Google Trends: como usar nas estratégias de marketing digital?

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O Google Trends é uma ferramenta que deve fazer parte do portfólio de programas mais usados pelas empresas que atuam na internet.

Para lojistas e e-commerce, é imprescindível na criação de estratégias mais assertivas, dos anúncios patrocinados aos conteúdos SEO.

O que é Google Trends?

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O Google Trends busca tendências dentro das pesquisas do Google. Ao longo do tempo, tornou-se um recurso indispensável para empresas que atuam na internet.

Ela permite analisar os interesses dos consumidores, por meio de expressões e palavras-chave.

Para o profissional ou negócio que entendeu a importância de ter estratégias de marketing personalizadas para avançar no posicionamento online, o Google Trends é uma solução.

Ele é como uma mina de ouro gratuita, que gera dados precisos sobre os usuários.

A ferramenta usa algoritmos para identificar o que é trend em meio às informações disponíveis publicadas online.

O cálculo é feito com base na popularidade dos termos e na comparação com o volume total de busca.

É importante saber que o serviço passou por atualizações ao longo da história, justamente a fim de gerar o melhor resultado para quem vai ao encontro dessa lista de tendências.

A ideia é trazer atualizar dados seguindo a evolução dos interesses dos usuários.

Se no começo (2006) o Google Trends era apenas uma maneira de ver a popularidade de palavras-chave e termos, hoje permite o acesso às informações relevantes para estratégias de marketing.

Por exemplo, a segmentação geográfica e a pesquisa por períodos.

Como usar o Google Trends?

Para usar o Google Trends, o caminho é simples. A primeira coisa é acessar o site, que tem uma navegabilidade intuitiva.

Logo de início, é possível ver algumas pesquisas com suas respectivas informações.

Mas, claro, dá para buscar qualquer sentença ou palavra-chave, conforme seu mercado, público e objetivo.

A interface oferece resultados dinâmicos e precisos, usando gráficos que facilitam a interpretação e a identificação do que é mais importante para suas estratégias.

Entre as funcionalidades mais usadas do Google Trends, estão:

  • Explorar,
  • Tendências,
  • Comparações,
  • Filtragens e
  • Categorias.

Para iniciantes, uma ideia legal é a de usar os parâmetros e personalizar a pesquisa.

Além das categorias, dá para selecionar o período e a região, também.

Assim, à medida que mais filtros vão sendo usados, mais consistente ficam os resultados das trends.

Aplicando o Google Trends nas estratégias de marketing

De 2006 para cá, muitas mudanças tornaram o Google Trends cada vez mais relevante como ferramenta para o marketing digital.

Para se ter ideia, em 2020 integrou-se com a seção de notícias, chegando a insights mais aprofundados sobre eventos globais.

Mas, trazendo o assunto para a realidade da sua empresa, como as funções desta plataforma podem ser usadas na criação de estratégias?

Abaixo, confira alguns exemplos que respondem muito bem essa pergunta.

Pesquisa de mercado

Saber quais as últimas tendências de consumo e descobrir o que os usuários estão buscando pode ser determinante para criar campanhas mais assertivas.

Por isso, o Google Trends é uma ferramenta poderosa dentro da estratégia de pesquisa de mercado.

Ela permite uma investigação aprofundada dos interesses dos consumidores, colaborando com a cultura data-driven.

Isto é, uma decisão mais baseada em dados e não em achismos. É uma forma realista de criar oportunidades em um ambiente cada vez mais concorrido.

Nessa combinação, de Google Trends com pesquisa de mercado, as empresas podem ser mais certeiras no lançamento de produtos personalizados.

Assim como identificarem os padrões sazonais e desenvolverem soluções a partir das evoluções de consumo.

Previsão de mercado

Em um ambiente cada vez mais competitivo, prever mercados é um ótimo negócio.

Porém, a tarefa não é fácil se não existirem dados concretos para comprovar quaisquer afirmações. O Google Trends tem esse potencial, de transformar dados em planos!

E há dois motivos para entender isso. O primeiro é que permite entender a sazonalidade.

Ou seja, quais os padrões de consumo em determinados períodos do ano. Quando há picos e quando há menos interesse para certas buscas e vendas.

Outro é o uso de dados históricos para prever o futuro.

Ao analisar termos e tendências, é possível estabelecer modelos mais confiáveis para antecipar as objeções dos tomadores de decisão.

A ação permite criar um vasto repertório de informações e estratégias.

Campanhas publicitárias

Já ouviu ou leu a expressão: “explorar tendências”?

Ela tem sido cada vez mais comum no marketing digital porque indicam dados e informações precisas para orientar campanhas publicitárias. Essas trends revelam hábitos e preferências dos usuários.

Isto tem a ver com manter a marca relevante no mercado e assegurar que os recursos investidos cheguem ao público-alvo.

O que pode acontecer com a otimização da mensagem e a segmentação mais exata.

O segredo para fazer o bom uso do Google Trends nas campanhas publicitárias é manter os monitoramentos e análises constantes.

Ao passo que a cada novo momento surgirá uma percepção valiosa para explorar e alinhar com o seu público-alvo.

Ferramentas de SEO

Uma das principais estratégias de marketing digital para e-commerce e qualquer empresa que busca posicionamento na internet é o SEO.

E a ferramenta mencionada neste blog auxilia na eficácia dela, também. O motivo é o uso mais assertivo das palavras-chave.

Para isto, é possível integrar ferramentas. O Google Trends pode ser usado, por exemplo, com o Google Ads, focado em anúncios e palavras-chave.

Assim como com o Google Merchant Center, que permite exibir anúncios em diversos canais.

Dessa forma, as empresas conseguem descobrir os assuntos relacionados aos temas mais comuns do seu público.

Ao longo do tempo, e das pesquisas, podemos analisar o que a sua persona busca na internet, isto é, quais os termos mais relevantes para ela.

Criação de conteúdo

Atualmente, a criação de conteúdo em blogs é uma excelente estratégia para garantir vendas.

A explicação tem muito a ver com a jornada de compra, sendo que os consumidores modernos estão cada vez mais interessados em comparar opções.

Sendo assim, produzir materiais relevantes para elas é uma porta de entrada para lojas virtuais e marcas que querem ser reconhecidas.

Mas, qual é o melhor conteúdo, seja em tipo ou assunto, para o seu público? É nessa hora que o Google Trends ajuda muito.

Com a ferramenta, a gente pode visualizar o que os consumidores estão pesquisando, assim como identificar assuntos em ascensão e aqueles que estão perdendo relevância.

A partir disso, basta alinhar com o plano editorial e o SEO para ter sucesso na estratégia.

Saiba mais sobre o Google Trends e outras ferramentas

Para conhecer outras ferramentas, como o Google Trends, e saber como usá-las no seu e-commerce; acesse o blog Etraction.

Recentemente, publicamos um artigo ensinando como melhorar a taxa de conversão da sua loja virtual, entre outros materiais disponíveis.

 

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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