Saiba como o blog se integra à sua estratégia de marketing de conteúdo.

Blog como estratégia de marketing de conteúdo
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O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada, ainda mais no meio digital e realmente pode trazer ótimo resultado para o seu e-commerce.

É claro que tudo deve ser bem estruturado, feito com muita qualidade e ter o auxílio das ferramentas corretas, inclusive, o blog pode fazer parte dessa estratégia, sendo um grande aliado para a captação de clientes.

Algumas pessoas insistem na ideia errada que o blog “morreu”, ou que ninguém mais lê na internet, sabemos que muitas plataformas priorizam, ou usam somente os conteúdos em vídeo, mas isso impede você de criar conteúdos interligados.

Por exemplo, sempre vai ter alguém que prefere um tutorial em texto, pois sente mais facilidade para seguir o passo a passo, outros gostam de vídeos rápidos.

Sendo assim, podemos dizer com tranquilidade que alguém vai ser o seu blog, por isso, ele pode sim fazer parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Porém, é preciso estar informado sobre o assunto, pois não basta apenas escrever, é necessário ter uma intenção objetiva e saber como passar as informações.

Para entender sobre o assunto, basta continuar a leitura!

O que é um blog?

 

Blog como estratégia de marketing de conteúdo

Antes de aprender a usar o blog na sua estratégia de marketing de conteúdo, vamos entender o que é essa plataforma.

Os blogs surgiram no início da década de 1990, nessa época eles eram utilizados como diários pessoais online, pois a Internet estava começando a se popularizar.

Mesmo sendo algo comum desde o início da década, foi só em 1997 que o blog se consolidou. Antes era conhecido como weblog, que em inglês, significam registro da rede.

Basicamente, o blog era um espaço para compartilhar experiências, algumas pessoas publicavam poesias, contos, histórias de viagens e acontecimentos do dia a dia.

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, as empresas mais inovadoras perceberam que aquilo poderia se tornar uma ferramenta e investiram em publicadores, como o Blogger.

Com essa mudança, as empresas começaram a perceber que com o blog era possível criar um canal de interação, onde os consumidores expressavam suas opiniões sobre produtos e serviços, se tornando ativos no processo de intenção de compra.

Desde então, essa ferramenta é utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo e pode fazer muito sucesso. Acompanhe a leitura para entender mais.

O papel do blog em estratégias de marketing de conteúdo

 

O blog pode ser considerado a peça-chave para as estratégias de marketing de conteúdo, pois é um canal amplo que alimenta e distribui conteúdo para as demais plataformas, como Facebook, Youtube e Twitter e até mesmo Instagram.

Por exemplo, você pode fazer um post no Instagram com apenas alguns tópicos sobre determinado assunto e linkar com um texto do blog, onde o assunto é mais aprofundado.

Ou então, é possível criar um vídeo sobre o tema e também unir a postagem do blog com um link do YouTube. É a forma de aumentar a sua presença nas redes com conteúdo de qualidade.

Além disso, é possível agradar vários públicos, aqueles que gostam de ler e os que preferem outros tipos de conteúdo. O blog também é a melhor maneira de gerar autoridade para o seu site e mostrar ao público que você entende sobre o assunto.

E não podemos esquecer que os textos de blog permitem a otimização perfeita para os mecanismos de busca. Inclusive, no próximo bloco vamos abordar isso com mais profundidade!

Principais benefícios do blog

 

Agora sim chegamos em um tópico super importante que é o benefícios de ter um blog. Venha conferir!

Maior conexão com os seus potenciais clientes

 

Como citamos anteriormente, logo no início do uso de blog pelas empresas, já foi notado que essa plataforma permite uma interação maior com os usuários.

É possível criar um canal direto com os possíveis clientes, que podem checar o seu conteúdo, deixar comentários, compartilhar e até mesmo oferecer sugestões.

Ajudam na melhora da autoridade e no aumento das vendas

 

As pessoas querem comprar produtos ou contratar serviços onde se sentem mais seguras e nada melhor do que mostrar para elas que a sua loja entende sobre o assunto.

Por isso, criar conteúdos informativos com alta qualidade ajuda a criar o senso de autoridade.

Melhora o SEO da sua empresa

 

Com os textos é possível fazer um ótimo trabalho de otimização para os mecanismos de busca, gerando assim um melhor ranqueamento do seu conteúdo e usando boas estratégias de SEO.

Facilita o processo de venda

 

Sabe aqueles clientes que ainda não tomaram a decisão final de compra? Os textos do blog podem ser ótimos para dar o empurrãozinho necessário.

Pois, assim, os usuários ficam em contato com a empresa e podem se interessar novamente e comprar os seus produtos.

Resultados permanentes

 

Um blog com conteúdos relevantes contam com informações atemporais, ou seja, eles podem ser consultados em qualquer momento.

O que continua trazendo resultados positivos para a sua empresa.

Blog e conversão: como gerar leads

 

O blog faz a ponte para a conversão de leads, mas é preciso ter algumas estratégias mais específicas para gerar a conversão completa.

Nos textos é possível incluir chamadas para ações, ou CTAs (call to action). Além disso, é sempre válido saber decifrar o comportamento do cliente e usar isso ao seu favor.

Outro ponto importante, e talvez até repetitivo, é a necessidade de produzir conteúdos de qualidade, otimizados e oferecer algo de muito valor em troca das informações dessa pessoa, como assinatura de uma newsletter poderosa, um ebook, um webinar etc.

Tipos de post para blog

 

Para ter um bom marketing de conteúdo no seu blog, vale a pena investir em alguns modelos de post, observe!

  • Post educativo: é atemporal e sempre pode ser usado como fonte de pesquisa, faz o seu blog ficar conhecido como uma autoridade sobre o assunto;
  • Tutoriais: é perfeito para quem está buscando soluções, aposte em tutoriais simples, com dicas e recomendações de produtos ou serviços, também é um conteúdo perene.
  • Listas: algumas listas são momentâneas, por exemplo, um texto sobre os 10 melhores celulares lançados em 2023, mas ainda assim pode ser válido para quem está buscando por essa informação;
  • Estudos de caso: os estudos de casos também trazem bastante autoridade sobre o tema, são super relevantes;
  • Guest posts: são os artigos de convidados. É quando oferecem a possibilidade de você publicar conteúdos em outros blogs que não sejam o seu, é ótimo para atingir novos públicos.

FAQ

 

Qual é a diferença entre um site e um blog?

 

A diferença está no tipo de conteúdo apresentado, o site foca em representar uma empresa e seus produtos e serviços, já o blog conta com artigos informativos.

É possível ter um blog dentro do seu site empresarial, por exemplo.

O que é marketing de conteúdo?

 

Como o nome já diz, essa estratégia se baseia na criação de conteúdos, seja vídeo, posts ou texto, para atrair o cliente.

A produção de conteúdo relevante para os seus clientes é uma forma de educá-los e auxiliá-los em dúvidas frequentes.

Além de divulgar o seu negócio, o marketing de conteúdo cria uma relação de autoridade.

Conclusão

 

Deu para entender que o blog está mais vivo do que nunca e que é uma peça indispensável para o marketing de conteúdo.

Se quiser entender mais sobre o assunto, entre em contato.

 

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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