Estratégia de SEO: como escolher as melhores palavras-chave?

letreiro de palavras-chave
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As boas estratégias de SEO são focadas em formas de otimizar o seu conteúdo para conquistar um ranqueamento melhor nos mecanismos de buscas e assim atrair mais usuários, que podem ser convertidos em clientes.

Nesse conjunto de técnicas, temos a escolha das palavras-chave, que se torna algo muito importante para atrair visibilidade ao seu conteúdo.

Por isso, essa escolha não é feita de um modo aleatório, existe todo um planejamento por trás, já que para entregar um bom conteúdo é preciso realizar análises e estudos, além de ter dedicação.

O SEO busca engajamento orgânico, mas isso não acontece em um passe de mágica, mesmo sendo algo orgânico precisa de uma estrutura e as palavras-chave são parte disso.

Sendo assim, entender sobre esse assunto é o passo mais importante para estabelecer boas estratégias de SEO e também ter resultados positivos a longo prazo.

E se você ficou interessado sobre como escolher as melhores palavras-chave, basta continuar a leitura e prestar atenção. Aproveite!

O que são palavras-chave em SEO?

 

letreiro de palavras-chave

O primeiro passo é entender o que são as palavras-chave, basicamente são termos relevantes para poder criar um tráfego qualificado.

É uma forma de oferecer conteúdos baseados na busca das pessoas por essas palavras-chave.

O seu site deve atrair tráfego em todas as etapas da jornada de compra, para isso você pode utilizar os dois tipos de palavras-chaves, sendo eles:

Palavras-chave head tail

 

É um termo mais genérico, costuma ser utilizado quando o consumidor ainda está no começo do processo de pesquisa.

Como por exemplo: ferramentas elétricas, roupas femininas, e marketing digital.

Esse modelo de palavra-chave costuma trazer mais tráfego, porém conta com uma concorrência muito acirrada e pode gerar menos conversões.

Sendo assim, ao optar pelo uso das palavras-chave head tail você precisa ter um conteúdo relevante e com diferenciais para poder se sobressair.

Ou então, já ter construído uma autonomia sobre o assunto.

Algumas empresas que realizam SEO há tempos, conseguem usar head tail e ter um bom tráfego, pois já conquistaram o seu espaço no mercado como autoridade naquele assunto.

Palavras-chave long tail

 

Diferentemente do modelo acima, os termos Long Tail são mais específicos, como por exemplo, painéis ripados madeira freijó, roupas femininas evangélicas, cursos de marketing digital.

Nesse momento, provavelmente, o consumidor está mais decidido e já procura uma solução efetiva para o seu problema, seja tirar uma dúvida, ou adquirir um produto.

As palavras-chaves Long Tail atraem menos visitas, mas contam com maiores chances de conversão em vendas.

A importância da escolha certa de palavras-chave

 

As palavras-chave fazem toda a diferença para a produção de conteúdos e para o sucesso do SEO.

Sabemos que essas estratégias, quando são bem executadas, podem colocar o seu site no topo do ranqueamento do maior buscador do mundo: o Google.

Inclusive, a escolha da palavra-chave está ligada com o Google, pois, quando queremos buscar alguma informação costumamos digitar um termo no buscador e esperamos que ele nos traga os melhores resultados.

Isso acontece porque o Google utiliza essas palavras-chave buscadas para identificar quais conteúdos da internet podem atendê-lo melhor.

Dessa forma, ao escolher a palavra-chave certa e produzir um conteúdo relevante, você tem a chance de atrair usuários para o seu site, que vão conhecer a sua empresa, consumir o conteúdo e quem sabe se tornar um cliente.

Muitas vezes as melhores palavras-chave podem aparecer em pesquisas mais comuns que as pessoas realizam, o grande diferencial é saber como usá-las.

Ao criar um conteúdo completo, explicativo, com informações verdadeiras, as suas chances crescem.

As palavras-chave certas podem trazer mais visibilidade e tráfego para o seu site, consequentemente isso tende a aumentar as conversões.

Onde inserir as palavras-chave?

 

Depois dessas explicações sobre o que é palavra-chave e a sua importância, vamos entender onde é preciso colocar esses termos para ter um bom resultado. Confira!

As palavras-chave em SEO devem ser utilizadas em diferentes elementos de página, como:

  • Corpo do texto: é importante que o termo apareça ao longo do texto, mas que não seja uma repetição cansativa;
  • Título: o título é muito importante em qualquer tipo de conteúdo, pois ele que vai chamar a atenção do usuário. Por isso, a palavra-chave deve estar em destaque;
  • Heading tags: os subtítulos também são um ótimo lugar para colocar os termos, pois assim o Google consegue ter certeza que o seu conteúdo fala sobre aquele assunto, e assim pode recomendar para os usuários.
  • URL ou slug: a URL deve ser simples, então, nada melhor do que adicionar a palavra-chave;
  • Meta description: esse texto descritivo acompanha o título da página nos resultados da busca do Google, por isso, precisa conter o termo principal;
  • Alt text: é uma descrição dos elementos visuais da imagem e também pode conter a palavra-chave;
  • Texto-âncora: é um conteúdo clicável que redireciona o leitor para outra página, é importante para fortalecer a linkagem interna.

É importante ressaltar que as palavras-chave também devem ser colocadas em conteúdos em vídeo, como os do YouTube, não são apenas textos que precisam dessa estratégia.

Como encontrar palavras-chave relevantes para o SEO?

 

Para ajudar a encontrar as palavras-chave é possível contar com o auxílio de algumas ferramentas, como por exemplo:

  • Keyword Planner (Planejador de palavras-chave) do Google;
  • SEMRush;
  • Keywordtool.io

Todas essas ferramentas são essenciais para a busca, identificação e análise de termos que podem ser relevantes na construção do conteúdo.

Após fazer uma pesquisa nas ferramentas é importante separar qual palavras-chave estão de acordo com o seu nicho e como você pode aproveitá-las nos conteúdos.

Como escolher as melhores palavras-chave para criar conteúdo?

 

Como citamos acima, você pode contar com a ajuda para achar termos relevantes, porém, é necessário analisar cada um deles e entender como a criação dos conteúdos podem ajudar a sua empresa.

É importante saber aproveitar as oportunidades, um exemplo interessante, é que em setembro de 2022, com a morte da Rainha Elizabeth, o nome dela ficou em alta, assim como toda a família real.

Seria possível usar esse tópico para falar sobre a moda na monarquia, como as mulheres mantêm a elegância com roupas sofisticadas.

Conclusão

Com todas essas informações é possível encontrar a importância das palavras-chave e saber como fazer uma boa escolha. Se tiver mais dúvidas, pode entrar em contato.

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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