8 dicas de como melhorar a taxa de conversão no seu e-commerce!

Taxa de conversão em e-commerce
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A taxa de conversão é uma das principais métricas do marketing digital.

É o percentual da audiência que converte, isto é, realiza uma ação.

No e-commerce, essa prática diz muito sobre a saúde financeira do negócio, já que está inteiramente relacionada às vendas.

No entanto, para obter os melhores resultados é necessário aprofundar no tema, aliando as análises de dados com a criação de estratégias personalizadas.

Ao longo da leitura, veja os principais motivos para aumentar a sua taxa e aprenda como fazer isso em 8 dicas.

Por que aumentar a taxa de conversão

Taxa de conversão em e-commerce

Ao tornar a taxa de conversão mais compatível com as ações, aumentam-se as vantagens para o negócio.

Por exemplo, a comunicação mais personalizada e a melhor experiência do usuário favorecem as relações comerciais.

Ou seja, mais vendas serão realizadas.

Mas, lembre-se que nem toda campanha precisa estar relacionada com o financeiro.

A chamada para ação (CTA) também pode ser direcionada para baixar materiais, preencher formulários, fazer cadastros ou outras alternativas que dê continuidade na atividade.

Agora, independente da ferramenta usada, uma boa taxa de conversão indica que o usuário está realizando o objetivo proposto.

Então, nesses casos, há motivos para comemorar. Aliás, essa boa métrica do seu e-commerce pode gerar mais resultados em:

  • Tráfego,
  • Leads,
  • Vendas
  • SQL (leads qualificados para a venda),
  • Upsell (venda de outros produtos ou pacotes) e
  • Cross sell (venda de produtos complementares).

Sendo assim, a pergunta é: como melhorar essa taxa?

No tópico a seguir, temos 8 dicas testadas e recomendadas para conseguir alcançar os melhores resultados nessa estratégia.

Inclusive, foram validadas para uso de lojas virtuais. Confira.

Como aumentar a taxa de conversão

 

Já acessou algum site e ficou confuso na hora de continuar navegando? É uma das piores situações que pode acontecer.

O ideal é que o usuário entenda facilmente como prosseguir na plataforma de e-commerce.

Veja dicas para fazer isso e aumente a taxa de conversão.

1 – Crie uma boa proposta de valor

 

A proposta de valor é um ponto extremamente necessário para converter o lead.

O assunto precisa estar muito claro para o usuário.

É o tipo de informação que não pode se perder ou gerar estranheza para o público-alvo.

Em caso contrário, indica perdas de oportunidades.

Há várias maneiras de ter sucesso com isso.

Por exemplo, deixando explicito o que a sua empresa faz e como resolve o problema do usuário – o que pode acontecer com produtos ou serviços.

Também dá para mencionar os diferenciais e as facilidades.

2 – Antecipe as objeções dos clientes

 

Objeção é um termo comercial, mas que tem grande relevância para o marketing.

Afinal, auxilia na criação de campanhas mais assertivas e direcionadas.

São barreiras impostas pelos clientes que indicam os motivos para não terem efetuado a compra ainda.

A partir disso, uma sugestão de decisão estratégica é a de parar de “empurrar” ou “forçar” a venda de um produto.

E começar a oferecer uma solução para um problema.

Sendo que quanto mais conhecimento técnico, então, mais chances de atender a demanda.

3 – Foque na melhor experiência do usuário

 

Entre a questão comercial, que vimos acima e as dicas de criação de páginas, abaixo; temos um ponto em comum: a experiência do usuário.

Antes de tudo, precisamos lembrar que estamos diante de seres humanos, que são estimulados o tempo todo.

Por isso, a melhor jornada será a que mais se conecta com ele.

O que pode acontecer com elementos como cores e formatos; assim como pela disposição dos textos.

Tem ainda as questões técnicas. Por exemplo, uma página lenta indica uma péssima experiência online.

4 – Use técnicas de copywriting

 

O copywriting é uma forma de escrita que objetiva de orientar os leitores para a ação.

Por isso, auxilia na criação de textos mais persuasivos e diretos.

Apesar de muitas dicas, a boa copy é aquela que conversa de forma humanizada com o usuário, e no mesmo tom.

Dentro dessa técnica, vale a pena praticar o UX Writing, que auxilia no uso de linguagens coerentes e elementos-chave para a comunicação assertiva.

Também é importante ter repertório em marketing de conteúdo, gatilhos mentais e neuromarketing.

5 – Invista nas práticas de SEO

 

O Google é o principal buscador da internet.

Tanto é verdade que se tornou uma verdadeira “ciência” dentro do marketing digital.

Ou seja, todo mundo, principalmente uma loja virtual, quer estar nas primeiras posições do Google. E aí é que entra a importância do SEO.

O Search Engine Optimization é o estudo que foca nessa busca pelo melhor ranqueamento.

O principal argumento se dá pelas palavras-chave.

E, partindo delas, várias ações podem ser realizadas, como no título, na introdução, as heading tags e até adaptação para mobile.

6 – Evite as distrações das páginas

 

As distrações das páginas é um erro que pode custar caro.

Acontecem com elementos que são complementares, mas acabam ganhando mais atenção do que deveriam.

Geralmente, prejudicam o CTA e ofusca alguma informação mais relevante.

Uma boa ideia para detectar essas distrações é fazer a revisão com bastante atenção.

Observe se há menus enxutos, cabeçalhos bem-posicionados e imagens pontuais.

A objetividade faz diferença no e-commerce e usar as técnicas de copy auxiliam muito nisso.

7 – Aplique os incentivos para a ação

 

O CTA indica o objetivo da página, que pode ser a venda, o material, o cadastro, etc.

Em alguns casos, os usuários não clicam nesse botão por alguns motivos, como falhas visuais ou no próprio texto.

Neste caso, pequenas alterações podem impactar muito no resultado.

A dica é sempre revisar se o CTA deixa claro qual é a ação que precisa ser realizada.

Além disso, deve estar em harmonia com design e fotos.

O que funciona bem é o uso de verbos específicos e no imperativo, além de números e palavras que indicam senso de urgência.

8 – Realize os testes A/B

 

Por último, mas extremamente importante para validar campanhas, os testes A/B.

Identificam o melhor para o seu público.

E faz isso comparando o desempenho de duas peças, que devem ter diferenças estratégicas, como no título ou no CTA.

Há dois benefícios diretos desse tipo de teste.

O primeiro é que gera resultados mais precisos, afinal, dá para medir o desempenho real de cada campanha.

Outro é que permite decisões mais efetivas, como na hora de fazer investimentos que gerem mais retorno.

A estrutura READY para uma taxa de conversão de sucesso

 

São muitas as dicas para melhorar a taxa de conversão no e-commerce.

Então, para validar o seu conteúdo, uma ideia é a de usar a estrutura READY, conhece?

É um framework que define os principais pilares para a otimização dessa métrica.

É de autoria de Scott Brinker.

  • Relevant (Relevante),
  • Engaging (Engajamento),
  • Authoritative (Autoridade),
  • Directional (Direcionado) e
  • Yield Optimal (Desempenho).

Com esse contexto, podemos pensar em um checklist rápido que ajuda na organização e na revisão do site, blog, landing page, e-mail marketing ou outras páginas.

E não esqueça que o sucesso na taxa de conversão deve acontecer gradualmente, com testes e melhorias.

 

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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