Google Merchant Center: como usar a ferramenta para alavancar os resultados do seu e-commerce?

Google Merchant Center
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As empresas digitais devem estar sempre atentas em relação às ferramentas que podem alavancar o negócio.

Elas podem ser usadas como auxílio para alavancar as suas vendas, por isso, é importante estar por dentro de tudo. Inclusive, hoje vamos falar sobre uma ferramenta perfeita para o seu e-commerce: o Google Merchant Center.

Provavelmente você já ouviu este nome, talvez não tenha dado a devida atenção, mas agora é hora de mudar isso.

O Google é um dos buscadores mais usados no mundo inteiro, sendo assim, usar as ferramentas deste site para mostrar o seu produto é uma boa forma de chamar a atenção e conquistar novos clientes.

Com o painel do Google Merchant Center os seus produtos vão ser expostos e podem ganhar muito mais visibilidade.

Porém, para usar essa ferramenta da forma correta é necessário seguir algumas dicas, aqui você encontra todas as recomendações importantes e pode tirar as suas dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Continue a leitura e aproveite!

O que é o Google Merchant Center?

Google Merchant Center

Vamos começar do começo! Antes de mais nada é preciso entender o que é o Google Merchant Center e como funciona.

O Google Merchant Center. Aborde é uma plataforma que permite que os comerciantes enviem dados de produtos para o Google e os tornem disponíveis para exibição em anúncios de pesquisa, como no Google Shopping e outros canais relevantes.

Para ter acesso a essa ferramenta é preciso cadastrar o seu produto no Google, o passo a passo não é tão complicado, inclusive vamos mostrar mais nos próximos blocos.

A ferramenta é muito útil para o e-commerce, pois graças ao Google Merchant Center os seus produtos ficam mais visíveis em uma aba do Google Shopping.

Sabemos que quem compra online procura por qualidade e segurança, um anúncio em um dos maiores buscadores do mundo consegue passar uma confiança.

É importante se cercar de ferramentas que mostrem a confiabilidade do seu negócio.

Para usar o Google Merchant Center é necessário realizar configurações específicas que permitam a avaliação do seu produto, por isso os dados devem ser sempre atualizados.

Sem as informações corretas a ferramenta não irá funcionar e também pode gerar confusões com o cliente.

Agora que já esclarecemos o que é essa ferramenta vamos entender como configurar a conta e utilizar na prática este recurso. Acompanhe a leitura!

Configurando a conta

Agora sim podemos começar a configurar o Google Merchant Center e começar a usar esta ferramenta.

O primeiro passo é o registro e configuração da conta, para isso, basta acessar a página oficial do Google Merchant Center e seguir as instruções para registrar-se.

Certifique-se de inserir as informações corretas e vincular sua conta ao e-mail associado à sua loja virtual.

Depois de realizar o registro, se prepare para as configurações, nesta etapa é importante inserir todas as informações comerciais necessárias, como nome da empresa, endereço e detalhes de contato.

Os detalhes servem para que o Google entenda melhor seu negócio e forneça uma experiência mais relevante para os usuários.

O próximo passo pode ser chamado de adição e verificação do site, com a conta configurada corretamente é hora de adicionar e verificar seu site no Google Merchant Center.

Essa etapa faz com que o Google rastreie seu site e indexe seus produtos corretamente.

A ferramenta fornece todas as instruções que devem ser seguidas corretamente.

É preciso fazer o upload de um arquivo HTML ou adicionar uma tag de verificação ao código do seu site. Para terminar o processo clique em “Verificar”.

Esses passos são apenas o começo, nos próximos tópicos do artigo vamos mostrar como manter a configuração atualizada e ter um feed de produtos otimizado.

Outro ponto importante desta ferramenta é a união dela com o Google Ads.

Usando este conjunto é possível exibir anúncios no Google Shopping, que contam com informações relevantes dos produtos, como título, preço e imagem, diretamente nos resultados de pesquisa do Google.

As campanhas de Google Ads podem direcionar os usuários específicos para os produtos que você oferece no Merchant Center.

Ao combinar o poder dos anúncios direcionados com a visibilidade dos produtos, você aumenta suas chances de atrair compradores qualificados.

Sem contar que com esses dois recursos combinados é possível sincronizar as informações do seu feed de dados do Merchant Center com suas campanhas no Google Ads.

É uma parceria incrível para impulsionar suas vendas online.

Importando dados do produto

Após a configuração é importante importar os dados dos produtos para o Google Merchant Center.

As informações devem ser precisas e completas, como por exemplo, título, descrição, preço, disponibilidade e imagens.

Não podemos esquecer que os dados devem seguir as diretrizes do Google para garantir que os produtos sejam aceitos e exibidos corretamente.

Para acessar esta etapa basta ir na seção “Informações da empresa” e preencher os campos necessários, lembre-se de colocar a descrição da empresa, política de devolução, métodos de pagamento aceitos entre outras informações solicitadas.

Esses dados são de extrema importância para construir confiança com seus clientes em potencial.

Configurando feeds de dados

A criação do feed de dados precisa conter todas as informações relevantes e podem ser feitas como upload manual, planilha do Google Sheets e integração com plataformas de e-commerce.

Os dados precisam ser atualizados, isso também garante a otimização do feed de dados.

Marque um update que se encaixe na sua rotina, seja para adicionar novos produtos, atualizar preços, alterar descrições, entre outros.

Otimizando dados de produtos

Nas plataformas digitais tudo pode ser otimizado, não seria diferente com o Google Merchant Center.

Se quiser melhorar a visibilidade e a relevância dos produtos nos resultados de pesquisa comece a utilizar as palavras-chave relevantes nos títulos e descrições, adicione categorias corretas, otimize imagens e forneça informações detalhadas e precisas.

Outra dica é a otimização do feed de dados, é possível usar atributos adicionais, como cor, tamanho e marca.

Tudo isso ajuda o Google a receber dados precisos e passá-los adiante para os consumidores.

Acompanhando o desempenho

Qualquer estratégia, seja realizada com ferramentas ou não, deve ser avaliada e a única maneira de fazer isso é acompanhando o seu desempenho.

O Google Merchant Center conta com relatórios disponíveis, onde é possível medir impressões, cliques, conversões e taxa de cliques (CTR).

Esses dados são usados para identificar oportunidades de melhoria e ajustar as estratégias de vendas.

Dicas extras e melhores práticas

Por último, temos um lembrando importante! Para ter sucesso usando o Google Merchant Center, nunca se esqueça de:

  • Manter os dados dos produtos atualizados.
  • Adicionar informações, como avaliações de clientes, utilizar promoções e campanhas sazonais.
  • Monitorar a concorrência.

Conclusão

Agora sim você já conhece o Google Merchant Center e se quiser saber um pouco mais sobre as estratégias de marketing digital pode entrar em contato!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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