Remarketing para e-commerce: saiba como potencializar suas estratégias!

Homem pensando em estratégias e remarketing para e-commerce
Conteúdo do post

Para um e-commerce crescer é necessário se utilizar de várias estratégias, ainda mais hoje em dia, com uma concorrência super alta. É importante estar sempre um passo à frente e garantir a sua individualidade para conquistar um espaço sólido no mercado. Por isso, estratégias como o remarketing para e-commerce podem ser uma aposta valiosa para o seu negócio.

Todo mundo sabe que os e-commerce são os negócios do futuro, afinal trouxe mais praticidade e facilidade para a vida das pessoas. Entretanto, a vastidão da internet pode assustar quem quer construir uma marca e conquistar os clientes fujões, aqueles que abandonaram a compra, é a partir desse problema que a estratégia de remarketing para e-commerce pode aumentar a sua demanda.

O conceito pode parecer um pouco confuso logo de cara, mas faz todo sentido e é mais fácil do que parece. Além disso, o nosso artigo está aqui para ajudar! Temos todas as informações relevantes sobre remarketing e dicas incríveis. Se quiser ficar por dentro de tudo, basta continuar a leitura.

O que é remarketing para e-commerce?

Homem pensando em estratégias e remarketing para e-commerce

O Remarketing, também pode ser chamado de retargeting, é uma estratégia pensada para conquistar o usuário que por alguma razão não concluiu a compra. Inclusive, isso é mais comum do que parece, o cliente escolhe itens e chega até a etapa final da compra, mas não a efetua de fato.

Por isso, existe a técnica de continuar exibindo, para o usuário, os anúncios com os produtos que foram visualizados nessa visita em outros sites. Dessa forma, o usuário não vai esquecer dos produtos e isso pode trazê-lo de volta para o funil de vendas.

Se quiser aumentar as chances de reconquistar o seu cliente, é possível oferecer outros atrativos, como por exemplo, descontos e produtos relacionados aos que foram visualizados. É uma maneira de atrair a atenção do consumidor.

Recuperar vendas perdidas, aproveitando o interesse prévio do cliente em seus produtos, é muito importante para construir um relacionamento com os clientes. Pois, mostra que você está interessado nos interesses dele.

Com isso, podemos definir que o remarketing é fazer marketing de novo, usando técnicas, ferramentas e estratégias para atingir um público específico da sua loja: aqueles que já tiveram um primeiro contato, demonstraram interesse, mas não completaram sua jornada.

Agora que você já entendeu o que é o remarketing para e-commerce, vamos ver algumas formas de colocar essa estratégia em prática. Acompanhe a leitura e aproveite as nossas dicas!

Segmentação de audiência para anúncios

Uma das maneiras de aplicar o remarketing para e-commerce é segmentando os anúncios para alcançar clientes específicos que abandonaram o carrinho.

Para isso, é possível utilizar algumas ferramentas como os pixels de rastreamento e tags de remarketing. Ambas as técnicas ajudam a criar audiências personalizadas com base nas ações do cliente em seu site.

Basicamente, o pixel de rastreamento é um recurso usado para monitorar o grau de sucesso de uma campanha de marketing. O pixel é um trecho de código JavaScript incluído em sua página ou no link de um anúncio, costuma ser ativado quando o lead conclui uma ação.

O pixel de remarketing customiza os anúncios para a sua audiência a partir do rastreamento do público, baseado nas interações dos visitantes. Com a ajuda desta ferramenta você pode direcionar os seus anúncios personalizados para aqueles visitantes.

A segmentação dos anúncios é importante para criar impacto nos usuários que são clientes em potencial.

Ainda falando sobre anúncios, a próxima dica aborda a personalização e relevância da estratégia. Venha conferir!

Anúncios personalizados e relevantes

Página de promoção em e-commerce

A personalização de conteúdo é um dos grandes diferenciais de um marketing bem feito. É uma das melhores formas de atrair a atenção do consumidor e ainda mostrar a sua preocupação com o cliente. Já foi comprovado que as pessoas querem ser notadas e preferem receber um atendimento personalizado, isso não seria diferente na internet.

Com anúncios personalizados a sua estratégia de remarketing para e-commerce pode decolar. Os anúncios devem ser relevantes e precisam reforçar a necessidade por aquele produto que foi abandonado.

Para isso, você pode utilizar os recursos visuais de forma inteligente, lembrando que as imagens de produtos de um e-commerce devem ter alta qualidade e detalhes, pois é como os clientes vão conhecer o site.

Além disso, as ações como ofertas exclusivas e chamadas persuasivas são de extrema importância. Afinal, todo mundo ama um bom desconto, ainda mais em um produto que já gerou curiosidade e atenção.

Os anúncios são um conteúdo que devem ser levados a sério, pois contam um alcance grande e podem aumentar de fato o seu faturamento. Investir em personalização e relevância é sempre uma boa maneira de cativar o consumidor.

Já pensou em usar e-mails para trazer o seu cliente de volta? Vamos entender como isso pode funcionar!

E-mails de acompanhamento persuasivos

Os e-mails podem ser grandes aliados no marketing, é uma forma simples de entrar em contato com os usuários e gera uma boa interação.

Neste caso, é importante usar o e-mail para engajar os clientes que abandonaram o carrinho. Sendo assim, uma sequência de e-mails persuasivos, incluindo lembretes, incentivos adicionais, depoimentos de clientes satisfeitos, criam um senso de urgência e podem surtir efeito.

Lembrando que os e-mails não devem ser invasivos, mas sim persuasivos. Para criar essa noção de urgência você pode mostrar que o estoque do tal produto está acabando, ou investir nas ofertas. De qualquer forma, com o e-mail é possível criar um canal com um usuário, isso é super importante para manter uma relação.

Então, uma boa sequência de e-mail é capaz de chamar atenção do usuário, assim como ofertas exclusivas, confira mais sobre o assunto no próximo tópico.

Ofertas personalizadas e exclusivas

Como já citamos, oferecer promoções e descontos é uma tática do remarketing para e-commerce, mas é possível criar ofertas personalizadas. Esse tipo de estratégia pode ser muito bem aceita pelos clientes, que vão ficar intrigados pelo desconto e também sentir a personalização.

Por isso, o uso de códigos de desconto individuais, brindes exclusivos ou frete grátis como incentivos para finalizar a compra, são técnicas relevantes. Afinal, imagine, você se interessou por um produto, mas não efetuou o pagamento, dias depois ele aparece disponível com um brinde, ou desconto, é claro que vai valer a pena.

Remarketing dinâmico

Os anúncios podem ser dinâmicos e interessantes para os usuários, a dica é manter um conteúdo relevante e se aproveitar dos produtos que não foram comprados pelo consumidor.

Para deixar a disposição de anúncios mais agradável você pode optar pela criação de um feeds de produtos e tags personalizadas. É perfeito para chamar a atenção, mantém um visual esteticamente bonito e provavelmente não vai incomodar o usuário.

Retargeting em mídias sociais

Mulher com megafone em alusão a atrais clientes para o e-commerce

As campanhas de retargeting em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter podem surtir um grande efeito. Pois, atualmente a maioria das pessoas fazem suas compras nas redes sociais, são guiadas por anúncios relevantes.

No recente estudo, a All in, plataforma que une dados de consumo em parceria com a Opinion Box, descobriu que  87% dos consumidores já fazem compras online, e outros 75% usam as redes sociais para buscar produtos. É necessário aproveitar essa brecha para alcançar clientes que abandonaram o carrinho.

Monitoramento e otimização contínua

Além de todas essas técnicas que podem ser utilizadas no remarketing para e-commerce, você precisa analisar o seu negócio.

Uma empresa só cresce com o auxílio de monitoramentos e revisões, por isso as métricas como taxa de cliques, taxa de conversão e taxa de abertura são tão importantes. Afinal, você está colocando tempo, investimento e capital nessa estratégia de remarketing e precisa saber se está realmente funcionando.

Conclusão

O remarketing para e-commerce é uma estratégia positiva, sempre deve ser realizada com muita dedicação. Se quiser saber mais sobre, entre em contato conosco!

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

Compartilhe este conteúdo

Categorias

Veja também

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas.