4 fatores estratégicos que ajudam na decisão de compra do usuário.

Com certeza você já pensou em impulsionar a decisão de compra do usuário, existem algumas estratégias que podem ajudar neste processo. Venha conferir!
Segmentando estratégias para melhorar a decisão de compra do usuário
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Para um e-commerce a parte de decisão de compra do usuário é uma das etapas mais importantes.

Afinal, se o consumidor adquirir o seu produto, mostra que a suas estratégias estão funcionando e que também o seu serviço é qualificado.

Muitas vezes pequenos ajustes podem modificar a decisão do usuário, um exemplo comum é caso de sites que não contam com uma versão otimizada para mobile.

Se a pessoa estiver tentando fazer uma compra pelo celular e não conseguir por conta da configuração do site, ela vai desistir e possivelmente não vai voltar a visitar a sua página.

Então, é importante aprender os fatores estratégicos que mais impactam na decisão de compra do usuário.

Com eles é possível aumentar a frequência de visitas, criar um vínculo com o consumidor e se tornar ainda mais relevante na sua área de atuação.

Seguindo algumas dicas tudo é possível e aqui você encontra as informações essenciais para ajudar na decisão de compra do usuário, temos informações de qualidade. Continue a leitura e aproveite!

Personalização e segmentação

 

Segmentando estratégias para melhorar a decisão de compra do usuário

O primeiro fator que impacta a decisão de compra do cliente é a personalização e segmentação.

Se você estuda sobre marketing digital, já deve estar cansado de ler sobre o assunto, mas é importante dar valor para essas questões, elas fazem uma diferença enorme no seu e-commerce.

A personalização e a segmentação são fatores estratégicos na decisão de compra.

Por exemplo, deixar a experiência do usuário mais individualizada, mostrando recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente, pode aumentar a relevância e a probabilidade de conversão.

Isso faz com que o cliente se sinta conhecido pela marca.

Personalizar é a maneira mais eficiente de fidelizar o consumidor, as pessoas geralmente buscam por praticidade, mas também um atendimento especializado, especialmente no ambiente digital.

Como mostramos no exemplo acima, essa estratégia pode ser feita com facilidade, apenas é preciso prestar atenção nas necessidades dos clientes.

A segmentação de público-alvo com base em características demográficas, comportamentais e preferências individuais é uma forma de conhecer os seus clientes e oferecer o melhor.

A maioria das estratégias de marketing se baseiam nestes dois pontos importantes.

Gostou da primeira dica? Calma que ainda tem muito mais, acompanhe a leitura!

Audiências massivas

 

Audiência em massa

Ter uma audiência em massa é crucial para aumentar o potencial dos anúncios nas principais plataformas de mídia digital, como Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads, Mercado Ads e Amazon Ads.

Quanto mais pessoas forem impactadas pela estratégia de marca, melhores serão os resultados obtidos.

A audiência em massa ficou ainda mais importante na era digital, as pessoas chegam a passar em média mais de duas horas por dia nas redes sociais.

Assim, elas são bombardeadas com diversos tipos de anúncio, então, além da frequência, é importante montar anúncios que realmente sejam relevantes e interessantes.

O meio digital é um espaço muito competitivo, mas também pode ser um local fértil para o crescimento da sua empresa.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando por produtos online, é importante usar essa chance para se destacar.

A melhor dica é trabalhar com dados únicos das próprias campanhas ativas e começar a ampliar cada vez mais sua audiência.

É melhor tentar alcançar pessoas semelhantes, ou seja, que façam parte do mesmo nicho ou que apresentaram um comportamento positivo baseado no seu objetivo.

É impossível impactar todo mundo, por isso, vale a pena ir conquistando aos poucos.

Otimizações recorrentes

 

A otimização de todos os processos é a sua maior aliada, sendo assim não deixe essa etapa passar despercebida.

Para isso, é preciso fiscalizar como anda a performance do site e das versões mobiles, o carregamento de uma página de web deve demorar até 2 segundos, mais que isso o usuário pode desistir da compra.

Outro ponto que deve ser otimizado é a comunicação, este ponto é ideal para atrair o usuário, deve ser aplicada em todos os momentos da jornada de compra.

Por exemplo, ter um chatbot em seu site pode ser uma boa maneira de responder às dúvidas dos clientes e também fidelizar eles.

As otimizações são técnicas inteligentes, sejam com a ajuda de inteligência artificial, com produção de conteúdo, ou com design responsivo.

O importante é transformar a sua página em um catálogo de produtos que seja simples, informativo e bem estruturado.

Ainda falando sobre otimização, não podemos esquecer de acompanhar o desempenho dos anúncios, preferencialmente em tempo real, é essencial para progredir e pensar como consumidor.

O Google recomenda o uso de diversas estratégias de comunicação para impactar e auxiliar os usuários no processo de compra.

E uma dica imperdível: esteja sempre atento às novidades, no mundo digital tudo muda muito rápido, quem conseguir se adaptar e entender as transformações tem chances de conquistar o público.

Mensuração

 

Mensurando dados de e-commerce

O último fator da estratégia para mudar a decisão de compra do usuário é um dos mais importantes.

A mensuração de dados, sejam positivos ou negativos, é a melhor forma de entender como o público se comporta.

Podemos dizer que a capacidade de mensurar resultados de forma efetiva é fundamental no marketing digital.

Assim, é possível acompanhar o desempenho das campanhas, a meta de vendas, a taxa de conversão, as visitas no site e muito mais.

Para realizar esse serviço existem diversas ferramentas disponíveis, ao acompanhar os dados você consegue tomar ações para melhorias.

A análise rápida permite identificar problemas na comunicação do anúncio, buscando ampliar a assertividade.

Por isso, analisar os próprios dados é uma tarefa essencial, é um auxílio na hora de tomar decisões e obter o melhor retorno de investimento para o negócio.

Dica bônus: tenha uma equipe especializada!

 

Com uma equipe especializada o seu trabalho vai ser muito mais simples e pode impactar diretamente a decisão de compra do usuário.

Inclusive, se quiser saber mais sobre as melhores estratégias de marketing digital para o seu e-commerce, basta entrar em contato.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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