Como as redes sociais influenciam na retomada da jornada de compra do consumidor?

As redes sociais transformaram o comportamento e a rotina das pessoas, é claro que essa mudança também influencia a jornada de compra do consumidor. Venha entender mais sobre o assunto!
Redes sociais contribuem para a jornada de compra do consumidor
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Atualmente, é impossível imaginar como seria a nossa vida sem as redes sociais, além de fazer entretenimento, as plataformas se tornaram um espaço para desenvolver e divulgar o seu próprio negócio.

O estreitamento de laços criado pelas redes sociais já faz parte do nosso cotidiano e com isso toda a estrutura da sociedade foi modificada.

Antigamente, a ligação era a única forma de comunicação rápida, hoje temos chamadas de vídeos e mensagens instantâneas na palma da mão.

A revolução tecnológica mudou o comportamento das pessoas e isso pode ser refletido na jornada de compra do consumidor.

Pense bem, as pessoas tinham que ir até uma loja para comprar determinado produto, depois com a criação de sites foi possível comprar online, mas hoje em dia as redes sociais fazem uma conexão com o usuário.

O cliente observa os produtos por meio das plataformas, o que muda toda a jornada de compra do consumidor.

Então, está interessado em entender mais sobre como as redes sociais podem impactar a jornada do consumidor? Basta continuar a leitura para descobrir tudo!

 

O poder das redes sociais na jornada de compra

Redes sociais contribuem para a jornada de compra do consumidor

 

As redes sociais são um espaço de conexão e encontro, afinal, os seres humanos estão sempre em busca de algo, seja uma nova amizade, oportunidades, ou até mesmo produtos e serviços.

É por isso que além de um passatempo, as redes sociais são parte da rotina.

Por ser um espaço amplo, diverso e com uma grande possibilidade de integração, as plataformas digitais se tornaram o local perfeito para investir em marketing.

Algumas estratégias dependem apenas do interesse do consumidor, a pessoa já tem em mente que precisa comprar aquele produto, nas redes sociais é possível criar esse interesse.

Com anúncios e estratégias bem estabelecidas, você pode chamar a atenção do usuário, que talvez não tinha uma intenção prévia de buscar pelo seu produto.

Ao criar essa necessidade, o consumidor começa a querer entender o seu produto e muitas vezes adquiri-lo.

Outro ponto importante é que as redes sociais ajudam a entender o comportamento do consumidor de forma mais simples.

Por exemplo, quais são suas preferências e até mesmo o seu estilo pessoal. É uma ferramenta de divulgação de produtos, captação de leads e análise de comportamento.

Inclusive, falando em comportamento, no próximo bloco vamos entender porque os consumidores podem abandonar as compras no meio do caminho. Acompanhe a leitura!

 

Por que os consumidores pausam suas compras?

Carrinho abandonado

Sabemos que a jornada do consumidor não é um processo linear, por isso é normal que o cliente “abandone” a compra no meio do caminho e deixe os produtos no carrinho.

Quando isso acontece é comum pensar que a pessoa perdeu o interesse no produto, porém, existem inúmeros fatores externos e internos que podem influenciar a decisão de compra do consumidor.

É por isso que as estratégias adotadas devem sempre focar em prender a atenção do consumidor, e nas redes sociais é possível explorar o interesse.

Como por exemplo, os anúncios de remarketing, que funcionam como um lembrete sobre determinado produto que o usuário estava no processo de compra, pode ser uma boa opção.

Geralmente, os usuários olham o anúncio e se lembram que queriam aquele produto, assim podem voltar para a jornada de compra.

Esse tipo de anúncio costuma ser direcionado e personalizado, algo que faz muita diferença no mundo digital.

As campanhas de engajamento que usam a personalização podem ser a chave do negócio.

A internet deu a possibilidade de todos serem ouvidos e vistos, é importante explorar essa sensação no consumidor, mesmo que ele tenha uma jornada confusa.

Sendo assim, nada melhor do que compreender profundamente seus consumidores.

Pode ser trabalhoso, mas é recompensador, ao entender as necessidades, os gostos e as vontades do cliente, a empresa pode fazer um trabalho orgânico para estar presente na vida do usuário.

Logo abaixo, você pode conferir algumas estratégias que são usadas para converter a jornada do consumidor. Confira!

 

Estratégias para retomar a jornada de compra

Estratégias de marketing em redes sociais

Separamos algumas estratégias que podem impulsionar o cliente a voltar para a jornada de compra.

 

A importância da personalização

 

Pode parecer assunto repetido, mas a personalização é essencial para convencer o consumidor, pois cria um vínculo com as pessoas.

E mostra como a marca realmente faz um esforço para conhecer os interesses do consumidor.

A personalização faz diferença, ainda mais em um ambiente tão competitivo, como é o caso do meio digital.

 

O papel do live commerce

 

O live commerce revolucionou as vendas online, pois conseguiu se aproveitar das ferramentas tecnológicas para trazer interação e despertar um desejo de compra.

O live commerce é um evento virtual para aumentar as vendas, basicamente é uma transmissão ao vivo, que geralmente reúne figuras importantes, como artistas e influencers.

A live traz uma experiência de compra muito mais envolvente e interativa, pois conta com apresentadores para demonstrar o produto, falando sobre todos os detalhes da peça, testando e destacando os pontos positivos.

Além disso, os espectadores podem fazer perguntas para tirar dúvidas e interagir diretamente com a marca.

Mas isso não é tudo, no decorrer das lives, acontecem descontos surpresas exclusivos para quem está assistindo, o que gera um senso de urgência e necessidade.

 

Estratégias de conteúdo para engajamento

 

Criar conteúdo online é uma tarefa que requer planejamento, é importante que os conteúdos sejam relevantes, informativos e acessíveis.

Uma dica é linkar as produções, como por exemplo, um reels com um resumo de um texto que foi criado para o blog da empresa.

Outra forma de tornar o seu conteúdo relevante é trazer colaborações, você pode buscar influenciadores que falem sobre determinado nicho para comentar sobre o seu produto, ou criar um conteúdo em conjunto.

 

A importância de compreender o público

 

Entender o público é importante para criar estratégias que realmente sejam efetivas, para isso é possível usar ferramentas de monitoramento.

E claro, todas as estratégias devem ser testadas para averiguar o funcionamento.

 

Conclusão

 

Com todas essas informações já dá para entender que as redes sociais influenciam a jornada de compra do consumidor.

E se quiser saber mais sobre o marketing digital, basta entrar em contato.

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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