Benchmarking: o que é, como fazer e qual a sua importância?

Estratégias de benchmarking
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Se você quer se destacar no marketing digital é preciso estar por dentro de todas as novidades, estratégias e formas de planejamento.

Só assim é possível realizar um bom trabalho e mostrar o seu diferencial para o mundo. Por isso o benchmarking é importante, pois se baseia em análises de mercado e da concorrência.

Para entender melhor o seu nicho é necessário observar a atuação dos correntes, pois é uma forma eficaz de identificar possibilidades, novas tendências, erros que não devem ser repetidos e até um pouco sobre o comportamento dos consumidores.

O benchmarking é a melhor forma de entender e aprender com a concorrência, isso pode ser exatamente o que falta para transformar a sua empresa em uma líder de mercado.

E então, já está interessado no assunto?

Se quiser ficar por dentro das novidades e aprender como implementar o benchmarking, basta continuar a leitura e prestar atenção nas nossas dicas.

O que é benchmarking?

Estratégias de benchmarking

Vamos começar pelo básico, que é entender o conceito do benchmarking para depois aplicá-lo.

De forma simplificada o benchmarking é um processo de estudo de concorrência, pode ser considerado como uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor.

É uma forma de replicar algumas estratégias, além disso, existem muitos benefícios, como a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.

Nessa análise sobre a concorrência você pode encontrar pontos fracos nas outras empresas e entender como incorporar as estratégias novas no seu negócio.

Muitas vezes o concorrente está realizando um trabalho parecido com o seu, o grande destaque são os detalhes.

O benchmarking é uma ferramenta importante para responder algumas questões, sobre a comparação com a concorrência, a eficácia dos seus resultados, além de mostrar formas de aumentar produtividade e eficiência dos processos.

A empresa Xerox é uma grande pioneira na utilização das técnicas de benchmarking.

Pois a fabricante norte-americana chegava a desmontar os equipamentos de suas concorrentes, Canon e Nashua, para descobrir como era possível entregar produtos de qualidade, mas manter um preço mais acessível.

O benchmarking reúne uma série de técnicas e formas de analisar o concorrente para fazer uma comparação justa e detalhada entre a sua empresa e as líderes de mercado.

Só assim é possível saber o que falta para o seu negócio decolar de vez.

Lembrando que o benchmarking é uma forma de conhecer mais sobre o seu negócio e não copiar as ações dos concorrentes.

A diferença entre benchmarking e benchmark

 

O benchmarking e o benchmark são termos parecidos, por isso, costumam ser confundidos. Porém, se trata de coisas diferentes.

Como explicamos, o benchmarking é um processo de análise que envolve o mercado, concorrência e a comparação.

O termo “benchmark” tem outro significado, basicamente se trata de uma referência, é quando uma empresa atinge um ápice e costuma ser usada como exemplo.

É aquele modelo que deu tão certo que passa a ser o parâmetro para a comparação.

Uma ótima explicação prática é a Coca-Cola, essa empresa é um benchmark em posicionamento de marca.

Pois, as pessoas reconhecem a marca apenas pelas cores e logo do refrigerante, qualquer empresa do ramo alimentício, especialmente do segmento de bebidas vai utilizar a Coca-Cola como exemplo.

As vantagens de fazer benchmarking

 

O benchmarking pode trazer vários benefícios para a sua empresa, venha conferir alguns deles!

Autoconhecimento sobre a sua empresa

 

O benchmarking aumenta a auto percepção, pois é como um espelho, a análise ajuda a refletir a realidade interna da sua organização.

Motivação

 

A análise permite que a empresa conheça novas estratégias, além disso, mostra para a equipe que é possível alcançar resultados ainda melhores.

Por isso, todo mundo se sente mais motivado em pôr o plano em prática.

Oportunidade de crescimento

 

Ao observar a concorrência, realizando análises mais profundas é possível entender o seu setor de forma completa.

Assim, você enxerga com mais facilidade as oportunidades para atingir o crescimento.

Planejamento estratégico e redução de erros

 

O planejamento é base de tudo, é importante saber quais são os seus planos e ter metas concretas para alcançar os objetivos.

Com as técnicas do benchmarking é possível entender as estratégias que funcionam e como elas devem ser implementadas, sempre levando em conta o contexto da sua empresa.

Tudo isso é baseado em dados, o que reduz a probabilidade de erros.

O que deve ser analisado?

 

O benchmarking deve analisar o comportamento dos concorrentes, como por exemplo, as campanhas, a forma de relação entre o cliente e a empresa e o posicionamento.

Entretanto, quando falamos de marketing digital, essa estratégia deve abranger outros conceitos a mais, para um e-commerce o benchmarking deve ajudar a responder às seguintes perguntas:

 

  • Como os seus concorrentes estão posicionados no meio online?

É importante saber quais sites e plataformas eles usam para criar conteúdo e como os materiais são apresentados para os usuários.

  • Qual é a linguagem usada? E a frequência com que se comunicam com o público?

Nesse ponto é preciso entender o tipo de informação compartilhada e como funciona a interação com as pessoas que acessam os conteúdos.

  • Em qual canal investem mais e quais estratégias são usadas?

Toda empresa tem um canal de comunicação preferido, pode ser as redes sociais, como o Instagram, ou até mesmo um blog.

Para ter sucesso nos canais também é preciso adaptar as estratégias, pois cada plataforma tem o seu público.

  • As suas ações de Marketing Digital estão gerando mais ou menos engajamento dos usuários que seus concorrentes?

Com esse dado podemos comparar os resultados entre as empresas para entender o segmento.

  • Como é o design, estrutura e a experiência de navegação no seu site em relação às outras empresas do mercado?

Todos esses requisitos estão interligados com a experiência do usuário, é muito importante oferecer praticidade, agilidade e claro atenção para os clientes.

Passo a passo para fazer um benchmarking

 

  • Escolha um a três concorrentes para monitorar

Uma dica é inserir empresas de outro segmento para aprender novas técnicas, elas podem ser adaptadas para o seu setor.

 

  • Estabeleça os indicadores de análise

Os indicadores devem ser qualitativos e quantitativos, para se organizar, crie uma tabela com critérios de comparação.

Por exemplo, no Marketing Digital, os critérios escolhidos podem ser: alcance, engajamento com a marca nas redes sociais, sucesso de campanhas de Marketing de Conteúdo, qualidade do conteúdo apresentado e eficiência das landing pages.

 

  • Obtenha os dados para análise

Para obter os dados você pode utilizar algumas ferramentas, como por exemplo, o SimilarWeb e Klout.

 

  • Faça uma boa comparação e analise as informações coletadas

Esse é o momento mais esperado, pois é a hora de juntar todos os dados coletados e checar resultados.

Por isso, é importante fazer as comparações, entender as formas de alavancar o seu negócio e verificar o que você pode usar.

 

  • Encontre pontos altos e baixos

Depois de todo o trabalho, é indicado elaborar um relatório com as conclusões obtidas, as oportunidades encontradas, pontos importantes de melhoria nas suas estratégias digitais, além de possíveis ameaças e sugestões de como evitá-las.

 

FAQ

 

Quais são os 5 tipos de benchmarking?

 

  • Benchmarking competitivo: é benchmarking que mantém o foco nos concorrentes diretos da sua empresa;
  • Benchmarking genérico: é utilizado em empresas com processos semelhantes, mas não precisam estar inseridas no mesmo mercado;
  • Benchmarking funcional: pode ser aplicado a empresas que não fazem parte do mesmo setor que o seu. É focado nos processos e boas práticas que podem servir de inspiração;
  • Benchmarking interno: a avaliação de práticas e estratégias é realizada entre os setores da mesma empresa;
  • Benchmarking colaborativo: duas empresas se comprometem a se ajudarem com a troca de experiências e o fornecimento de dados.

 

Quais são os princípios do benchmarking?

 

  • Legalidade

Os dados e informações das empresas devem ser obtidos de forma legal.

 

  • Reciprocidade

É interessante oferecer informações em troca para as empresas das quais você vai fazer o benchmarking.

 

  • Confidencialidade

As informações que você obter de outras empresas devem ser mantidas em sigilo.

 

Conclusão

 

Com todas essas informações você já pode realizar o benchmarking. Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato!

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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