Se você quer se destacar no marketing digital é preciso estar por dentro de todas as novidades, estratégias e formas de planejamento.
Só assim é possível realizar um bom trabalho e mostrar o seu diferencial para o mundo. Por isso o benchmarking é importante, pois se baseia em análises de mercado e da concorrência.
Para entender melhor o seu nicho é necessário observar a atuação dos correntes, pois é uma forma eficaz de identificar possibilidades, novas tendências, erros que não devem ser repetidos e até um pouco sobre o comportamento dos consumidores.
O benchmarking é a melhor forma de entender e aprender com a concorrência, isso pode ser exatamente o que falta para transformar a sua empresa em uma líder de mercado.
E então, já está interessado no assunto?
Se quiser ficar por dentro das novidades e aprender como implementar o benchmarking, basta continuar a leitura e prestar atenção nas nossas dicas.
O que é benchmarking?
Vamos começar pelo básico, que é entender o conceito do benchmarking para depois aplicá-lo.
De forma simplificada o benchmarking é um processo de estudo de concorrência, pode ser considerado como uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor.
É uma forma de replicar algumas estratégias, além disso, existem muitos benefícios, como a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.
Nessa análise sobre a concorrência você pode encontrar pontos fracos nas outras empresas e entender como incorporar as estratégias novas no seu negócio.
Muitas vezes o concorrente está realizando um trabalho parecido com o seu, o grande destaque são os detalhes.
O benchmarking é uma ferramenta importante para responder algumas questões, sobre a comparação com a concorrência, a eficácia dos seus resultados, além de mostrar formas de aumentar produtividade e eficiência dos processos.
A empresa Xerox é uma grande pioneira na utilização das técnicas de benchmarking.
Pois a fabricante norte-americana chegava a desmontar os equipamentos de suas concorrentes, Canon e Nashua, para descobrir como era possível entregar produtos de qualidade, mas manter um preço mais acessível.
O benchmarking reúne uma série de técnicas e formas de analisar o concorrente para fazer uma comparação justa e detalhada entre a sua empresa e as líderes de mercado.
Só assim é possível saber o que falta para o seu negócio decolar de vez.
Lembrando que o benchmarking é uma forma de conhecer mais sobre o seu negócio e não copiar as ações dos concorrentes.
A diferença entre benchmarking e benchmark
O benchmarking e o benchmark são termos parecidos, por isso, costumam ser confundidos. Porém, se trata de coisas diferentes.
Como explicamos, o benchmarking é um processo de análise que envolve o mercado, concorrência e a comparação.
O termo “benchmark” tem outro significado, basicamente se trata de uma referência, é quando uma empresa atinge um ápice e costuma ser usada como exemplo.
É aquele modelo que deu tão certo que passa a ser o parâmetro para a comparação.
Uma ótima explicação prática é a Coca-Cola, essa empresa é um benchmark em posicionamento de marca.
Pois, as pessoas reconhecem a marca apenas pelas cores e logo do refrigerante, qualquer empresa do ramo alimentício, especialmente do segmento de bebidas vai utilizar a Coca-Cola como exemplo.
As vantagens de fazer benchmarking
O benchmarking pode trazer vários benefícios para a sua empresa, venha conferir alguns deles!
Autoconhecimento sobre a sua empresa
O benchmarking aumenta a auto percepção, pois é como um espelho, a análise ajuda a refletir a realidade interna da sua organização.
Motivação
A análise permite que a empresa conheça novas estratégias, além disso, mostra para a equipe que é possível alcançar resultados ainda melhores.
Por isso, todo mundo se sente mais motivado em pôr o plano em prática.
Oportunidade de crescimento
Ao observar a concorrência, realizando análises mais profundas é possível entender o seu setor de forma completa.
Assim, você enxerga com mais facilidade as oportunidades para atingir o crescimento.
Planejamento estratégico e redução de erros
O planejamento é base de tudo, é importante saber quais são os seus planos e ter metas concretas para alcançar os objetivos.
Com as técnicas do benchmarking é possível entender as estratégias que funcionam e como elas devem ser implementadas, sempre levando em conta o contexto da sua empresa.
Tudo isso é baseado em dados, o que reduz a probabilidade de erros.
O que deve ser analisado?
O benchmarking deve analisar o comportamento dos concorrentes, como por exemplo, as campanhas, a forma de relação entre o cliente e a empresa e o posicionamento.
Entretanto, quando falamos de marketing digital, essa estratégia deve abranger outros conceitos a mais, para um e-commerce o benchmarking deve ajudar a responder às seguintes perguntas:
- Como os seus concorrentes estão posicionados no meio online?
É importante saber quais sites e plataformas eles usam para criar conteúdo e como os materiais são apresentados para os usuários.
- Qual é a linguagem usada? E a frequência com que se comunicam com o público?
Nesse ponto é preciso entender o tipo de informação compartilhada e como funciona a interação com as pessoas que acessam os conteúdos.
- Em qual canal investem mais e quais estratégias são usadas?
Toda empresa tem um canal de comunicação preferido, pode ser as redes sociais, como o Instagram, ou até mesmo um blog.
Para ter sucesso nos canais também é preciso adaptar as estratégias, pois cada plataforma tem o seu público.
- As suas ações de Marketing Digital estão gerando mais ou menos engajamento dos usuários que seus concorrentes?
Com esse dado podemos comparar os resultados entre as empresas para entender o segmento.
- Como é o design, estrutura e a experiência de navegação no seu site em relação às outras empresas do mercado?
Todos esses requisitos estão interligados com a experiência do usuário, é muito importante oferecer praticidade, agilidade e claro atenção para os clientes.
Passo a passo para fazer um benchmarking
- Escolha um a três concorrentes para monitorar
Uma dica é inserir empresas de outro segmento para aprender novas técnicas, elas podem ser adaptadas para o seu setor.
- Estabeleça os indicadores de análise
Os indicadores devem ser qualitativos e quantitativos, para se organizar, crie uma tabela com critérios de comparação.
Por exemplo, no Marketing Digital, os critérios escolhidos podem ser: alcance, engajamento com a marca nas redes sociais, sucesso de campanhas de Marketing de Conteúdo, qualidade do conteúdo apresentado e eficiência das landing pages.
- Obtenha os dados para análise
Para obter os dados você pode utilizar algumas ferramentas, como por exemplo, o SimilarWeb e Klout.
- Faça uma boa comparação e analise as informações coletadas
Esse é o momento mais esperado, pois é a hora de juntar todos os dados coletados e checar resultados.
Por isso, é importante fazer as comparações, entender as formas de alavancar o seu negócio e verificar o que você pode usar.
- Encontre pontos altos e baixos
Depois de todo o trabalho, é indicado elaborar um relatório com as conclusões obtidas, as oportunidades encontradas, pontos importantes de melhoria nas suas estratégias digitais, além de possíveis ameaças e sugestões de como evitá-las.
FAQ
Quais são os 5 tipos de benchmarking?
- Benchmarking competitivo: é benchmarking que mantém o foco nos concorrentes diretos da sua empresa;
- Benchmarking genérico: é utilizado em empresas com processos semelhantes, mas não precisam estar inseridas no mesmo mercado;
- Benchmarking funcional: pode ser aplicado a empresas que não fazem parte do mesmo setor que o seu. É focado nos processos e boas práticas que podem servir de inspiração;
- Benchmarking interno: a avaliação de práticas e estratégias é realizada entre os setores da mesma empresa;
- Benchmarking colaborativo: duas empresas se comprometem a se ajudarem com a troca de experiências e o fornecimento de dados.
Quais são os princípios do benchmarking?
- Legalidade
Os dados e informações das empresas devem ser obtidos de forma legal.
- Reciprocidade
É interessante oferecer informações em troca para as empresas das quais você vai fazer o benchmarking.
- Confidencialidade
As informações que você obter de outras empresas devem ser mantidas em sigilo.
Conclusão
Com todas essas informações você já pode realizar o benchmarking. Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato!