O que é API, para que serve e como utilizar?

Um sistema que oferece informações importantes para a criação de outro. Isso sem a necessidade desse segundo sistema ter que começar do zero. Com certeza, economizaria recursos e esforços dos desenvolvedores. Na verdade, isso acontece e explica o que é API.
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Um sistema que oferece informações importantes para a criação de outro. Isso sem a necessidade desse segundo sistema ter que começar do zero.

Com certeza, economizaria recursos e esforços dos desenvolvedores. Na verdade, isso acontece e explica o que é API.

Se para os programadores, a Aplicação representa uma grande facilidade, considere que para os usuários-finais, as vantagens também são incríveis.

Afinal, permite criar funções e recursos cada vez mais focados na melhor experiência deles, inclusive, nas vendas.

Na atualidade, a ferramenta também é uma tecnologia para negócios.

No e-commerce, por exemplo, mostra-se eficaz com os meios de pagamentos, as redes sociais e os anúncios online.

Neste conteúdo, a gente conta tudo sobre as APIs, acompanhe!

O que é API

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O que é API: Application Programming Interface. Em português, Interface de Programação de Aplicativos.

Ou seja, um conjunto de padrões de programação que permite a interação de softwares e plataformas na construção de aplicações.

No começo, até parece complicado. Mas, é só trazermos o conceito para o dia a dia para ver como essa ferramenta tem se tornado importante.

Alguns apps de trânsito conseguem fornecedor os dados em tempo real a partir de informações geradas pelas pessoas.

Ou seja, há uma conexão direta entre os usuários desses programas e o sistema, de modo a permitir o melhor aproveitamento da experiência.

Exemplos atuais desse cenário, que todo mundo conhece, são: Waze e Google Maps.

Ainda para entender o que é API, lembre-se que o Evernote e outros serviços do Google sincronizam as informações entre smartphones e computadores, quando logados na mesma conta.

Mesmo que pareça simples e rotineiro, isso acontece graças ao API.

O mais importante é entender que essas aplicações são desenvolvidas para criar uma comunicação simultânea entre as partes.

E, para fazer isso, sempre utiliza de adaptações e referências advindas das necessidades e interesses das pessoas e/ou dos projetos.

Como funcionam as APIs

Os usuários-finais usam a comunicação entre programas e plataformas, que acontece pelas APIs, sem notarem como tudo acontece.

Ainda que pareça invisível aos olhos deles, há explicações e elas passam pela interação de códigos, que enviam e recebem dados.

Agora que você ficou curioso nisso, faça a analogia com os contratos. O API pode ser visto como um contrato. Sendo que as documentações são importantes entre os envolvidos.

O mesmo para as aplicações entre produtos e serviços, que se comunicam em tempo real.

Assim, fica muito mais claro descobrir mais uma vantagem de uma API.

Resumidamente, torna mais eficiente o trabalho de desenvolvedores, oferecendo um padrão para criações, sem a necessidade de códigos personalizados para cada nova função.

Para quem ficou preocupado com a segurança na internet nesse troca de dados, calma.

As APIs podem bloquear o acesso, assim como as permissões, de informações de softwares e hardwares de algumas aplicações.

Para que serve API

A principal funcionalidade da API tem a ver com o desenvolvimento de novos aplicativos.

Partindo do pressuposto que não é necessário criar todas as soluções e comandos do zero.

Então, ao agilizar esse processo, também é possível melhorar o seu desempenho.

Para o consumidor-final, muitos benefícios. Por exemplo, quando possibilita a compra de um ingresso para o cinema de forma online.

Ou quando ele decide pedir um táxi ou Uber por meio de um app instalado no seu celular. Entre tantos outros.

A API também serve para tornar as ações mais rápidas. Isso porque acontece a partir de 3 etapas, que passa por solicitações, análises e transações.

Quem envia o pedido é chamado de cliente e quem dá a resposta é o servidor. Assim:

  • O cliente solicita a informação para um servidor externo,
  • O servidor envia uma resposta para a API com os dados e
  • A API transfere os dados para o cliente, que pode aplicá-los.

Em 3 passos que acontecem em segundos, as empresas podem fazer o uso de APIs para melhorar diversos setores, do financeiro ao atendimento ao cliente.

Especialmente, quando integra os softwares com a sua base de dados.

Como utilizar as APIs na minha empresa?

Os negócios que se interessaram pelo assunto devem avaliar que a incorporação de uma API no e-commerce, seja aplicativo ou site, tem algumas etapas.

Criamos um breve checklist para que você entenda o que não pode ficar de fora nessa hora:

  • A pesquisa de uma API com dados e funções de interesse,
  • A inscrição para obter a chave de API,
  • A documentação sobre os pontos de conexão (endpoints) e
  • A instalação da Aplicação com o código pré-desenvolvido.

É a partir disso que o programa que a sua empresa usa vai acessar o outro aplicativo por meio de uma API.

Logo, é preciso saber quais as funções liberadas. Para evitar problemas legais e de segurança, sempre respeite as políticas de uso.

Os tipos de APIs

Para complementar o tópico anterior, é importante saber que existem tipos de APIs diferentes.

A classificação acontece por tipo de arquitetura, algo que é bastante comum na vida dos desenvolvedores. Citamos os principais, veja.

  • SOAP (Simples Objetct Acess Protocol): usa XML para transferir dados,
  • RPC (Remote Procedure Call): cliente solicita ação e função é executada,
  • REST (Representational State Transfer): opera no protocolo HTTP e
  • WebSocket: ativa a comunicação bidirecional no formato JSON.

Outra opção, que também ajuda a entender o que é API, tem a ver com a categorização por tipo de acesso.

Assim, podem ser internas (em uma empresa), públicas (disponível para todos), de sócios (para parceiros de negócios) e compostas (combinam duas ou mais).

Os melhores exemplos do que é API

Ao longo do texto, vimos o que é API e citamos alguns exemplos, como os apps de trânsito.

Mas, vamos trazer outras soluções reais, inclusive, que podem ser aplicadas no seu negócio.

Se você tem um e-commerce ou quer aumentar a presença online, mais ainda.

As redes sociais

No topo dos exemplos de APIs temos as redes sociais. O WhatsApp faz a integração da lista de contatos do celular com aqueles que possuem conta nele.

Isso é super bem-vindo para empresas que querem garantir a boa comunicação com os clientes ou futuros clientes.

Ainda falando disso, a Meta. Ela faz a conexão fácil de ser percebida quando disponibiliza o botão de “publicação automática” entre Facebook e Instagram.

Está na cara que temos um API funcionando aqui, não é mesmo!?

O retail media

Essa é uma estratégia de publicidade bem interessante para divulgação online de produtos e usa a API para fazer isso.

Basicamente, permite que lojistas insiram anúncios dentro de espaços de varejistas. A principal vantagem é a segmentação da base de usuários.

Entre as principais vantagens, temos: divulgação de produtos, uso de informações já existentes, aumento da taxa de conversão e atração de novos clientes.

Curiosamente, é um mercado que continua se formando e pode ser uma ótima estratégia para seu negócio.

Os sistemas de pagamento

Outro uso interessantíssimo para o mundo corporativo é o sistema de pagamento. Sabe a plataforma de pagamento, onde é preciso inserir os dados do cartão de crédito ou débito?

Então, ela tem que ser integrada à operadora do cartão, que aprova ou não a compra.

Os anúncios online

Mais uma ideia brilhante é o uso de sites que permitem que os lojistas online enviem dados de produtos para o Google e os tornem disponíveis para exibição.

O passo a passo para fazer isso é bem simples, sendo que em pouco tempo seus itens estarão na internet.

Quem vende online já deve conhecer um dos melhores exemplos da ferramenta que faz isso, o Google Merchant Center.

Inclusive, por ela dá para configurar feeds de dados, otimizar os dados das mercadorias e acompanhar o desempenho.

A produção de conteúdo

O último exemplo é o uso do API na produção de conteúdo digital. Na hora de vender para outros países no seu e-commerce, uma ótima sugestão é ter a tradução automatizada.

Então, alguns programas surgem para isso, como o Google Tradutor.

Também com esse tema, podemos pensar na análise de dados. Há ferramentas que coletam informações relacionadas ao desempenho das suas páginas de vendas.

Tais quais: tráfego, métricas, conversões e engajamento. Aí, cabe a você usar isso a seu favor.

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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