Retail Media: entenda o conceito e as oportunidades no mercado brasileiro.

Se você está procurando novas formas de anunciar o seu negócio, pode ser o momento de conhecer o Retail Media. Venha entender mais sobre o assunto!
Ilustração de casal divulgando com Retail Media
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É importante que o seu e-commerce esteja sempre buscando formas de trazer inovação, praticidade e fidelização de clientes.

Para isso é possível usar diversos tipos de ferramentas e estratégias, como por exemplo, a Retail Media.

Porém, para tirar um resultado positivo da Retail Media é preciso conhecê-la a fundo e saber como adaptar as estratégias para as suas necessidades.

Não podemos esquecer que além das ferramentas úteis, o básico sempre funciona, então, invista em um atendimento de qualidade, em produtos ou serviços com boa procedência e em uma plataforma otimizada.

Com isso em mãos é possível explorar novas tendências. De acordo com a pesquisa Retail Media Insights, realizada pela startup Newtail em parceria com a Bornlogic e DP6, 79% das agências de marketing já estão atuando com retail media.

Ou seja, pode ser uma estratégia promissora! Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

 

O que é Retail Media?

 

Ilustração de casal divulgando com Retail Media

O primeiro passo é entender o conceito de Retail Media.

Basicamente, o Retail Media é uma estratégia de publicidade que permite às marcas inserirem anúncios dentro de espaços de empresas varejistas, físicas ou online.

Para adaptar essa estratégia para o marketing digital, a segmentação é realizada com base nas informações dos usuários já cadastrados e coletadas pelo próprio lojista.

O Retail Media tem uma grande diferença dos anúncios para os Ads tradicionais, pois com o primeiro modelo os dados usados para a segmentação das ofertas são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, enquanto isso, os Ads tradicionais usam dados de outras plataformas de publicidade, como o Google Ads.

Ou seja, o Retail Media usa informações de pessoas que já possuem uma conta no site da plataforma de venda, isso significa que elas deram o consentimento.

Outro ponto importante é que com esse recurso é possível ter mais noção sobre o tipo de cliente, assim você pode oferecer um produto que faça sentido para ele e um atendimento especializado.

Depois dessas informações, vamos entender como o Retail Media funciona na prática, acompanhe a leitura.

 

Como funciona o Retail Media?

 

 O Retail Media é um recurso que exige o trabalho em equipe, pois neste caso a marca anunciante paga ao varejista para incluir seus produtos e anúncios na plataforma.

Depois desse trâmite, o varejista precisa usar as informações sobre os compradores para segmentar os anúncios, direcionando-os para o público-alvo certo.

Com esse processo é possível garantir que os seus anúncios e campanhas sejam direcionados de forma mais eficiente para o usuário correto.

Por isso, as chances de conversões são bem maiores, já que com os dados certos a sua empresa pode usar a segmentação para personalizar os anúncios com as preferências de cada comprador, o que torna a experiência dos usuários ainda mais relevante.

Como deu para perceber, o Retail Media é uma forma simples e segura de divulgar anúncios para atrair público.

Entretanto, é necessário prestar atenção na hora de escolher o varejista, pois você precisa ter certeza que as pessoas que visitam esse site também vão se interessar pelo seu produto.

A dica é escolher nichos correspondentes.

 

Objetivos e propósito do Retail Media

 

Divulgar o produto ou serviço

 

Ao criar um anúncio e colocá-lo em um site, você está divulgando o seu produto para uma audiência maior, isso pode ajudar a construir um nome no mercado.

 

Utilizar as informações já coletadas para segmentar o público-alvo

 

Com o Retail Media você já tem as informações sobre os clientes com a aprovação deles, e o melhor, esses dados podem ser utilizados para segmentar o público alvo.

 

Aumentar as taxas de conversão

 

Quando o usuário se deparar com um anúncio personalizado em um site que ele já está familiarizado, a chance de ele ir até a sua página e comprar o seu produto é muito maior.

Por isso, podemos afirmar que essa estratégia pode ser ideal para aumentar as suas taxas de conversão.

 

Buscar novos clientes

 

Utilizar o Retail Media é uma forma de encontrar novos clientes para a sua marca, pois os anúncios personalizados são perfeitos para atrair apenas usuários que tenham o potencial de criar um vínculo.

Essa técnica ainda está se formando, mas já traz alguns resultados para muitas empresas.

No próximo bloco vamos conhecer alguns dos benefícios do Retail Media, venha conferir!

 

Benefícios do Retail Media

 

Dados primários dos clientes

 

O Retail Media permite que as marcas coletem dados importantes sobre seus clientes, como por exemplo, informações sobre hábitos de compra e preferências.

Tudo isso pode ser usado pelo anunciante na hora de criar e divulgar o anúncio.

 

 Informações de confiança

 

As informações são coletadas pelos próprios varejistas, ou seja, é a melhor forma de ter acesso a dados de confiança e com precisão.

 

Maior contato com o público-alvo

 

Geralmente, para ter informações precisas sobre o público alvo é preciso fazer uma série de análises, porém com o Retail Media esse processo se torna muito mais simples e prático.

 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

 

Com o Retail Media não é preciso lidar com questões de coleta e tratamento de dados pessoais.

Pois, as informações são fornecidas diretamente pelo próprio varejista, dessa forma, os dados coletados são de pessoas que já possuem conta no canal do varejista e concederam o uso das informações. Tudo isso está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Exemplos de plataformas de Retail Media

 

Um ótimo exemplo de plataformas de Retail Media é a Amazon, a empresa já consolidada e se tornou um dos grandes nomes do e-commerce.

 

O Amazon Advertising oferece um ótimo espaço de anúncios, além de um dos maiores bancos de dados de clientes do mundo.

O funcionamento da plataforma se parece muito com o Google Ads, por isso, é indicado o uso de palavras-chaves para alcançar os clientes.

 

Como está o mercado de Retail Media no Brasil?

 

No Brasil, a tendência do Retail Media ainda está se formando, esse pode ser um ótimo momento para apostar em algo inovador, pois temos abertura nesse tipo de mercado.

É com certeza um recurso que pode ser utilizado e otimizado para aumentar as vendas do seu negócio.

 

Conclusão

 

Com todas essas informações já dá para entender que o Retail Media traz novas oportunidades.

E se quiser saber mais sobre, basta entrar em contato.

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Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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