Uma boa estratégia de conteúdo e anúncios segmentados mudam o jogo no comércio eletrônico porque possibilitam que lojas se destaquem dos concorrentes.
No entanto, nem sempre é simples conquistar a atenção do público e, principalmente, auxiliá-los em suas decisões.
É aí que entram os gatilhos mentais: eles podem ser usados de forma estratégica, impactando no aumento das conversões e das vendas!
A partir do próximo tópico, veja o conceito e os principais exemplos.
O que são gatilhos mentais?
São estímulos que acionam respostas automáticas no cérebro das pessoas, muitas vezes sem que a pessoa perceba ou tenha total consciência disso.
O tema é muito abordado em estudos científicos e mostram o poder das palavras na influência de novos comportamentos, na percepção e na decisão de compra.
No marketing digital, eles têm o poder de direcionar a atenção dos usuários, aumentar o engajamento com as marcas e, principalmente, motivar uma ação desejada.
Essas palavras ou expressões se baseiam em princípios psicológicos que podem ser usados de forma ética, a fim de guiar o consumidor em uma jornada eficiente.
Como usar gatilhos mentais nas vendas?
O marketing e as vendas atuam de maneira concomitante na internet, ou seja, são complementares. Abaixo, veja como usar gatilhos nessas áreas!
Reciprocidade
O princípio é simples: se você oferece algo de valor a alguém, essa pessoa tende a querer retribuir de alguma forma. Concorda?
Então, é possível usar oferecer algo gratuito, por exemplo, um e-book, um desconto ou conteúdo exclusivo.
A partir dessa boa vontade, cria-se um vínculo emocional com o cliente, tornando-o propenso a comprar seus produtos ou serviços.
Escassez
A escassez é muito poderosa porque ele cria um senso de urgência. Na prática, quando algo é visto como limitado ou raro, as pessoas tendem a querer mais.
Uma das práticas comuns da escassez é em promoções ou ofertas limitadas, seja no tempo ou na quantidade disponível.
Autoridade
Na atualidade, praticamente todos os consumidores seguem orientações de especialistas e figuras de autoridade, entre eles, os influenciadores.
No seu nicho, ter esse papel de formador de opinião pode aumentar a confiança do consumidor. Então, use a própria experiência, depoimentos de especialistas e certificações.
Prova Social
A prova social é o comportamento de seguir a ação de outros ou, o que muitos especialistas gostam de chamar de ambiência.
Se muita gente está comprando um produto ou recomendando um serviço, possivelmente, é porque ele é bom, não acha? Aqui está um movimento comum do mercado.
E a ação aumenta a confiança de outros clientes, fazendo com que o uso de avaliações, online e falas de quem já comprou se tornam formas eficazes de prova social.
Compromisso
Já notou que existe uma tendência de seguir com aquilo que já começou? Nem todos, mas muitos usuários sentem esse compromisso.
A partir disso, uma boa sugestão é criar campanhas incentivando-o a dar um pequeno passo na jornada, como favoritar um blog, assinar sua newsletter ou participar de sorteio.
Afeição
É natural a gente comprar coisas que gostamos e se identificamos. Portanto, a ideia de gerar conexão emocional faz muito sentido em qualquer área do comércio.
Faça isso por meio de uma comunicação autêntica ou de uma causa com a qual seus consumidores se identifiquem, o que pode ser um grande diferencial.
Urgência
A sensação de necessidade imediata é aquela que citamos no caso de escassez, isto é, existe um ponto que muda tudo: é para agora!
Ao usar esse gatilho, você mostra para o cliente que, se ele não agir rapidamente, pode perder uma oportunidade valiosa.
Novidade
Quem é que não gosta de estar por dentro das novidades? Aqui, explora-se o desejo de atualizações, tendências, novidades e o acesso a produtos ou informações novas.
Quando uma empresa lança um produto ou serviço, seja inovador ou funcional, deve aproveitar os benefícios a fim de se destacar frente à concorrência.
Exclusividade
A exclusividade faz com que as pessoas sintam que estão tendo acesso a algo único, reservado apenas para um grupo seleto.
Isso pode ser muito poderoso em estratégias de marketing que visam aumentar a percepção de valor de um produto ou serviço.
Facilidade
O básico funciona e quando alguém descobre que a simplicidade também é funcional, ela passa a desejar esse tipo de solução.
E não se trata apenas de produtos ou serviços, mas desde um processo de compra simplificado, com poucos cliques até uma plataforma com tempo de carregamento rápido.
Personalização
A personalização conecta o consumidor de forma próxima com a sua marca porque ele sente que não é apenas mais um cliente.
Logo, oferecer sugestões de produtos baseadas no histórico de navegação ou de compras, aumenta o engajamento e a taxa de conversão.
Curiosidade
A sensação de desejo de saber mais é intrínseca no ser humano. Ao usar a curiosidade de maneira estratégica, é possível atrair a atenção do público e incentivá-lo a clicar em links.
Benefício
Mostrar os benefícios claros e diretos é uma forma simples de auxiliar o usuário no entendimento da sua decisão.
As pessoas estão sempre em busca de soluções que melhorem suas vidas ou atendam às suas necessidades, de modo que as empresas precisam resolver isso.
Comparação
Comparar sua mercadoria com similares te faz cumprir o papel de especialista, já que ajuda o consumidor a visualizar as vantagens e o valor do que você oferece.
Quando usado de forma ética, reforça a qualidade da sua marca.
Garantia
A garantia reduz o risco de uma compra errada, pois o cliente se sente seguro ao fazer uma compra sabendo que, se não estiver satisfeito, pode devolver o produto ou receber reembolso.
Histórias
Contar histórias envolventes conecta, criando um ponto determinante na relação da sua empresa com todo o mercado.
Ao usar esse gatilho mental, você transforma sua comunicação em algo mais pessoal e inspirador, o que aumenta as chances de engajamento.
Expectativa
Criar expectativas sobre lançamentos, ofertas ou novos produtos é uma maneira eficaz de gerar buzz e aumentar o interesse do público também.
Aumente suas conversões e vendas com os gatilhos mentais!
A utilização estratégica dos gatilhos mentais pode ser um divisor de águas nas suas campanhas de marketing digital a partir de agora!
Aplicá-los corretamente permite aumentar suas conversões e criar uma experiência envolvente com os seus clientes.
A Etraction auxilia a sua loja na implementação desses gatilhos, com campanhas que convertem mais e engajam profundamente seu público.
>> Entre em contato com os especialistas Etraction em e-commerce e saiba mais!