Datas comemorativas: como ter sucesso em vendas no seu e-commerce?

Calendário com datas comemorativas
Conteúdo do post

As vendas no e-commerce tendem a crescer durante as datas comemorativas, por isso é importante saber como maximizar as suas oportunidades nesse período.

Com algumas estratégias, informações e muita dedicação é possível fazer a sua empresa se destacar, aumentar o faturamento e até mesmo conquistar mais clientes.

Muitas vezes o que é mais simples funciona melhor, então, investir no óbvio, como é o caso das datas comemorativas, pode ser a grande chance de crescimento.

Entretanto, estamos falando de um mercado super competitivo, sendo assim, ter diferenciais para poder explorá-los é importante.

Geralmente, algumas estratégias estão bem na nossa frente e só precisa de um empurrãozinho.

Para saber qual o empurrãozinho que a sua empresa precisa, é necessário se informar. E aqui é o melhor lugar para isso.

Pois, vamos mostrar quais são as melhores formas de potencializar as vendas nas datas comemorativas, continue a leitura e aproveite as nossas dicas.

O que é uma data comemorativa e sazonal?

 

Calendário com datas comemorativas

Antes de mais nada, vamos conhecer alguns conceitos importantes como data comemorativa e sazonal.

Isso é importante para saber como direcionar os seus esforços de marketing no momento certo. Confira!

É comum que as pessoas confundam as datas comemorativas com as sazonais, porém, são duas coisas diferentes.

Sendo assim, é importante entender os conceitos para poder criar campanhas que possam abranger as datas da melhor forma possível.

A data comemorativa é um conceito bem amplo, pois pode envolver desde um momento histórico, como a Independência do Brasil, passando por um evento de celebração, como o Natal, e indo até o dia de algum profissional, como o Dia do Jornalista.

Agora, a data sazonal está ligada aos períodos que possuem um apelo de vendas. Por isso, que uma sazonalidade é também uma data comercial.

Um dos grandes exemplos de sazonalidade é a Black Friday, mas também podemos encaixar nesse conceito as campanhas de aniversário de marca, as coleções de primavera/verão ou outono/inverno.

O comércio também pode utilizar comemorações, como o Natal, para promover ações de marketing que atraiam clientes e transformar o mês de dezembro em um período propício para as vendas.

Depois de esclarecer essa dúvida, que é tão comum, vamos entender a importância das datas comemorativas. Acompanhe a leitura!

Por que as datas comerciais são tão importantes?

 

Geralmente as pessoas se preparam para as datas comemorativas comerciais, guardam dinheiro para comprar por exemplo o presente de dia das mães, ou dia dos pais e até mesmo o natal.

Com isso, elas têm a possibilidade de compra, ou seja, o consumidor está preparado para gastar, ele já tem o gatilho inicial e precisa apenas de um empurrãozinho.

Dessa forma, o trabalho é impulsionar o consumidor a comprar os seus produtos, mas como citamos, ele já vai estar pronto para realizar a compra.

Por isso, é importante investir em algumas estratégias que servem para destacar a sua empresa da concorrência.

A data comercial pode ser um momento extremamente importante para alavancar vendas, por isso, é importante se preparar.

Confira algumas formas de fazer isso no próximo bloco!

Como se preparar para vender em datas comemorativas?

 

Separamos alguns pontos que são super importantes para quem quer se preparar para as datas comemorativas. Observar!

Conheça o público

 

Essa é uma dica repetitiva, mas super importante, é necessário conhecer o seu público.

Afinal, todas as ações de venda são criadas para atraí-los e como você vai planejar algo sem conhecer o consumidor?

Então, é necessário ter em mente os desejos, o comportamento de compras e as necessidades do consumidor.

Além disso, com as análises é possível saber quais são as preferências e expectativas para as datas dos usuários, isso é algo que pode fazer a diferença na hora de criar campanhas mais fáceis.

Desenvolva um calendário

 

O planejamento é a alma do negócio, por isso se você deseja planejar campanhas com antecedência, é preciso estabelecer um calendário com as datas que façam sentido para o segmento do seu negócio.

Pois, nem todas as datas comemorativas vão ser interessantes para o seu público nesse momento é preciso ter um certo filtro.

Com o calendário feito pensando na sua empresa e com a organização em dia, é possível começar a planejar as ações de marketing e campanhas para cada data.

Comunique a campanha com antecedência

 

A campanha precisa ser feita com antecedência para poder ter tempo de realizar testes e ajustes.

Além disso, também é importante comunicar o público sobre as ações de marketing com um certo tempo sobrando, se for algo em cima da hora, os consumidores podem já ter comprado os produtos.

Então, para estar à frente da concorrência é preciso usar o tempo a seu favor.

Utilize as redes sociais

 

As redes sociais são indispensáveis, pois passamos muito tempo online e os anúncios podem chamar a atenção, ainda mais nas datas comemorativas.

Por isso, a dica é aumentar a sua presença nas redes sociais de uma forma leve, com bons conteúdos e anúncios chamativos.

Identifique produtos de alto potencial de vendas

 

Ao saber quais são os seus produtos mais vendidos é possível entender o que a sua clientela se interessa.

Sem contar que você pode colocar esses produtos em destaque, assim, quem gosta se sente mais atraído para a efetuar a compra.

Mantenha seu estoque abastecido

 

Algumas datas comemorativas, como é o caso do Natal, podem ser super agitadas, por isso o estoque deve estar em dia.

Imagine só perder vendas por falta de produtos?

Por isso, é necessário ter um controle muito rígido sobre a quantidade de produtos e também sobre o que esperar de cada data comemorativa.

Não esqueça do atendimento de excelência

 

O atendimento é essencial para o crescimento da empresa, o cliente deve se sentir ouvido e respeitado, também vale investir em algo personalizado para trazer aquela sensação de reconhecimento.

É impossível fazer um bom trabalho sem pensar no atendimento.

Conclusão

 

Agora você já sabe como se preparar para as datas comemorativas. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato.

Picture of Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

Compartilhe este conteúdo