Black Friday 2023: saiba as métricas que todo e-commerce deve ter para a data.

Black Friday 2023
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A Black Friday deste ano promete ter um bom faturamento. De acordo com o relatório Black Friday 2023, realizado pela Olist, as categorias mais buscadas pelo público são eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios.

Com isso, é possível perceber que os consumidores estão dispostos a gastar mais. Inclusive, ainda de acordo com a pesquisa, quase metade do público pretende gastar mais de R$500.

Se tudo seguir como o planejado, os e-commerces vão ter um alto índice de vendas e faturamentos.

Porém, para garantir resultados positivos é preciso se preparar e também estar atento às tendências do mercado.

Um bom trabalho de marketing pode ser o grande diferencial, mas para isso precisa ir além do esperado, então, não adianta ter boas campanhas, sem um planejamento certo.

Por isso, as métricas são um fator tão importante para a Black Friday 2023, coletar os dados corretos e saber como usá-los neste evento pode impactar diretamente na sua performance.

Então, nada melhor do que se informar sobre essas métricas, para conferir tudo, continue a leitura e aproveite as dicas!

 

A importância das métricas em uma loja virtual

Black Friday 2023

 

Primeiramente, vamos entender sobre a importância das métricas para o seu negócio. Confira!

Para um e-commerce as métricas realizam um papel essencial, pois servem para fazer o acompanhamento do desempenho da loja virtual.

Com elas é possível identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.

Por exemplo, os dados obtidos em algumas métricas mostram se de fato as estratégias adotadas até o momento estão funcionando.

Se o resultado é positivo, você pode apenas continuar realizando o mesmo trabalho.

Agora, se o desempenho não saiu  como o esperado, a sua empresa tem a chance de “consertar” o erro e se adaptar.

Sendo assim, as métricas devem fazer parte do seu dia a dia, e claro que em datas como a Black Friday 2023, essa análise deve ser reforçada.

Inclusive, vamos explicar mais sobre isso no próximo bloco. Acompanhe!

 

Por que dar uma atenção especial na Black Friday?

 

Como explicamos acima, as métricas fazem toda a diferença para o e-commerce, pois é uma forma de entender o comportamento do cliente, o impacto do seu produto e serviço e também verificar as suas estratégias.

Mesmo sendo algo que deve ser feito no dia a dia, é normal que durante um evento especial, como a Black Friday, essa prática se torne ainda mais relevante e essencial para o sucesso do negócio.

Afinal, estamos em uma época onde o volume de vendas e a concorrência estão ainda mais altos.

Muitas vezes o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar está escondido nos pequenos detalhes.

Por exemplo, ao analisar as métricas corretas, é possível identificar gargalos, otimizar processos, e implementar ações eficazes.

Com isso você sabe exatamente o que fazer para atrair e fidelizar clientes.

A Black Friday é um período onde as pessoas querem pagar menos por produtos de qualidade, por isso, é importante focar em métricas que mostram os preços dos concorrentes e analisem as limitações da sua empresa, pois também é preciso ter lucros.

Inclusive, esse é o intuito do evento, não adianta querer apelar para depois ter um prejuízo.

Confira as métricas que devem ser analisadas para a Black Friday 2023!

 

Como analisar as métricas e quais se deve analisar?

 

Taxa de conversão

 

A taxa de conversão serve para mostrar quantos visitantes do site realmente se tornam clientes, é uma métrica que ajuda a identificar possíveis obstáculos no processo de compra.

Para realizá-la é preciso seguir o seguinte exemplo: se 1000 visitantes acessaram o site durante a Black Friday e 100 deles fizeram uma compra, a taxa de conversão seria de 10%.

 

Taxa de rejeição

 

Essa taxa é o oposto da primeira, pois ela verifica quantos visitantes abandonam o site sem realizar uma compra, é a métrica ideal para entender os possíveis problemas de usabilidade ou lentidão. Por exemplo, se 500 visitantes abandonaram o site sem fazer uma compra e 1000 visitantes acessaram o site, a taxa de rejeição seria de 50%.

 

Ticket médio

 

O ticket médio é umas das métricas mais conhecidas no mundo dos negócios, serve para analisar o valor médio gasto pelos clientes.

Os dados coletados podem ser utilizados para identificar oportunidades de upselling e cross-selling.

Exemplo do cálculo de ticket médio: se as vendas totais durante a Black Friday foram de R$ 10 mil e foram realizadas 50 vendas, o ticket médio seria de R$ 200.

 

ROI

 

O retorno sobre investimento (ROI), é um dado super importante para o seu e-commerce.

É utilizado para saber o retorno obtido em relação aos investimentos feitos em marketing e publicidade, por exemplo: se você investiu R$ 2.000 em anúncios e obteve R$ 10 mil em vendas, o ROI seria de 5.

 

Tempo de carregamento

 

O tempo de carregamento é muito importante, muitas pessoas abandonam a compra porque o site é muito lento.

A experiência do usuário deve ser satisfatória, e hoje em dia todo mundo busca rapidez e praticidade.

Um site deve levar em média três segundos para carregar completamente.

 

Taxa de abandono de carrinho

 

É uma taxa criada para verificar quantos clientes adicionam produtos ao carrinho, mas não concluem a compra.

A métrica em questão serve para entender os obstáculos no processo de checkout. Por exemplo, se 50 clientes adicionaram produtos ao carrinho e apenas 20 finalizaram a compra, a taxa de abandono de carrinho seria de 60%.

 

Taxa de retorno de clientes

 

Acompanhe quantos clientes retornam ao seu e-commerce para fazer compras repetidas, avaliando a fidelidade e a satisfação deles.

Por exemplo, se 100 clientes fizeram uma compra durante a Black Friday e 30 deles retornaram para fazer compras repetidas, a taxa de retorno de clientes seria de 30%.

 

Taxa de conversão por canal de marketing

 

Neste caso, fazemos a análise da eficácia de cada canal de marketing utilizado, como e-mail, redes sociais ou anúncios pagos. É uma forma de identificar quais geram mais conversões.

Para isso, é preciso pensar no seguinte exemplo: se você obteve 50 vendas através de e-mail marketing e 30 vendas através de anúncios pagos, a taxa de conversão por canal de marketing seria de 50% para e-mail marketing e de 30% para os anúncios pagos.

 

Essas são as métricas mais utilizadas, entretanto você pode fazer adaptações para a Black Friday 2023. Inclusive, vamos mostrar como utilizar esses dados!

 

O que fazer com esses dados?

 

Os dados coletados para Black Friday são valiosos, pois conseguem orientar decisões futuras e ampliar as estratégias.

Com a análise das métricas, a sua empresa pode perceber de forma mais palpável os padrões de comportamento dos clientes, como por exemplo, quais os produtos de maior sucesso.

Assim, é possível direcionar esforços para áreas que precisam de melhorias.

Os dados são seus aliados, graças a eles é possível saber como  aperfeiçoar ações de marketing, personalizar ofertas e fidelizar os clientes.

 

Métricas para marketplace

 

Além das métricas que mostramos acima, é importante conhecer algumas outras, especialmente para os vendedores que utilizam marketplaces

 

Posicionamento do produto

 

Sempre verifique a posição do seu produto nos resultados de busca do marketplace, assim é possível criar formas de otimizar a visibilidade e a competitividade.

 

Taxa de conversão no marketplace

 

Serve para analisar a quantidade de  visitantes do marketplace que efetivamente realizam uma compra do seu produto.

Com esse dado, é bem mais fácil identificar as possíveis melhorias que devem ser feitas, seja na descrição, nas imagens ou no preço.

 

Número de classificações de avaliações

 

É uma forma de acompanhar a quantidade e a qualidade das avaliações recebidas, isso está ligado diretamente com a confiança dos consumidores e a visibilidade do produto.

 

Taxa de cancelamento de pedidos

 

A taxa de cancelamento de pedidos deve ser monitorada, pois denuncia possíveis problemas de estoque ou logística.

 

Conclusão

 

E então, já está pronto para a Black Friday 2023? Conte com as nossas dicas e entre em contato para mais informações.

 

Leandro

Leandro

Head do time de Meta Ads da E.traction

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