Todo mundo deseja aumentar as vendas, porém, para alcançar e dobrar as metas, é necessário ter comprometimento e também entender quais as estratégias que podem ajudar no processo.
Trabalhar com marketing digital é uma maneira perfeita para explorar oportunidades e descobrir ferramentas novas que sejam úteis.
Entretanto, no meio de tanta novidade é preciso saber definir os seus objetivos, por exemplo, se o foco é aumentar as vendas no e-commerce, todas as suas ações devem ser voltadas para isso.
E o melhor jeito de ter sucesso é conhecendo algumas informações valiosas, dicas funcionais e trabalhando com muita dedicação.
Nada de desespero, é importante encontrar dicas que ajudem a aumentar as vendas no e-commerce e que também se encaixam no seu modelo de negócio.
Por isso, separamos dez dicas super incríveis que realmente mostram resultados positivos nas empresas.
Para conferir basta continuar a leitura, lembre-se de anotar as dicas e se gostar do conteúdo pode compartilhar com outras pessoas. Aproveite!
Invista em SEO
A primeira dica faz toda a diferença para o seu e-commerce. Muitas empresas focam nos números de tráfego pago e se esquecem das ferramentas de otimização.
O SEO ajuda a realizar um processo de qualificação, deixando a sua marca em evidência, criando um nome de autoridade e filtrando usuários que podem se tornar verdadeiros clientes.
Mas para conseguir atingir esse objetivo é necessário ter um sistema atualizado de otimizações e um trabalho voltado para conteúdos relevantes.
A otimização das páginas para os mecanismos de busca faz com que o seu produto ganhe destaque para ser encontrado com mais facilidade pelos usuários.
Além disso, um conteúdo de qualidade mostra que você sabe o que está fazendo e que a sua empresa se preocupa com informação e com as dúvidas dos clientes.
Um bom posicionamento é a maneira correta de criar uma sensação de confiança e segurança em relação à loja, principalmente se o usuário em questão não conhece o seu trabalho.
É claro que para atingir esse objetivo é preciso usar algumas estratégias e se atentar aos seguintes pontos:
- tamanho do conteúdo;
- uso de palavras-chave;
- estratégia de linkagem;
- conteúdo de qualidade;
- título interno e SEO title.
O SEO é a estratégia ideal para colocar tudo em prática , de forma orgânica e gratuita a otimização pode render frutos positivos.
Mas sempre lembre-se que o SEO deve ser pensado a longo prazo, conquistar um bom posicionamento requer tempo, dedicação e atualizações.
Essa área está sempre se inovando, então, você precisa estar por dentro das novidades de SEO.
Trabalhe em conjunto com as redes sociais
A segunda dica é super importante hoje em dia, pois as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas.
A pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite, constatou que o brasieliro passa em média 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais.
Sendo que a média mundial é de 2 horas e 24 minutos de uso por dia.
Os dados mostram como as pessoas passam grande parte do seu tempo livre nas redes sociais, e se os usuários estão em um local, a sua empresa também precisa estar.
Além de anúncios, também é importante focar na criação de conteúdos voltados para as plataformas digitais e interligar com os seus produtos.
Tenha boas fotos e vídeos dos produtos
É impossível aumentar as vendas no e-commerce sem boas fotos e vídeos de produtos.
Afinal, a única maneira que o consumidor pode ver o produto é pela foto, então é preciso caprichar.
As imagens necessitam ter altíssima qualidade, imagine uma cliente comprar uma blusa que na foto a cor é marrom claro, mas na realidade a peça tem um tom mais escuro.
Provavelmente neste caso, a cliente vai se sentir lesada, pois a blusa não era como estava descrita na foto.
Não economize na qualidade dos vídeos e fotos, são fatores essenciais para o seu e-commerce!
Destaque avaliações dos consumidores
Ler as avaliações de outros consumidores é uma das melhores formas de entender sobre a qualidade do produto, sendo assim, é importante destacar esses depoimentos.
Muitos sites contam com uma parte especial somente para os comentários dos clientes, além das fotos e vídeos tiradas por eles mesmo.
A Shein e Shopee são plataformas de vendas que incentivam a avaliação do consumidor por meio de sistemas de pontos.
Muitas vezes as informações fornecidas por outros clientes são responsáveis pela decisão de compra dos visitantes.
Pense na experiência do usuário
A experiência dos usuários é uma das coisas mais importantes para a decisão de compra.
Por exemplo, um site desorganizado, com um layout não intuitivo, ou com tempo de carregamento muito longo são os verdadeiros vilões do aumento de vendas no e-commerce.
A compra online deve ser simples e prática e se o seu site, seja versão web ou mobile, não consegue entregar esse tipo de eficiência, é claro que o usuário vai escolher o concorrente.
Para melhorar este quesito você pode optar por um design responsivo e adaptável, onde é possível ter um layout organizado, correção de imagens e outras otimizações.
Disponibilize um atendimento de qualidade
Os atendimentos online precisam ser feitos com cuidado, atenção e qualidade. Para isso, é importante focar na personalização e na resposta rápida.
Se o cliente tem um problema, é necessário disponibilizar uma solução.
Ainda existem pessoas que preferem comprar em lojas físicas por conta do atendimento, então, chegou a hora de buscar formas de suprir essas necessidades.
Por isso, é válido ter um bom chatbot, por exemplo, um tempo de resposta rápido e indicações de produtos personalizados.
Use ferramentas de mídia paga
As mídias pagas são ferramentas importantes para aumentar as vendas no e-commerce, pois ajudam a ampliar o seu alcance.
Com isso, mais pessoas podem conhecer os seus produtos e serviços, a maior visibilidade costuma dar resultados positivos e melhorar o tráfego.
Para os e-commerces as mídias que mais valem a pena são o Facebook Ads, Google Ads e. Dentro dos grandes marketplaces já existem os anúncios da própria plataforma.
O Facebook Ads é o espaço de anúncios veiculados no Facebook e no Instagram em formato story, posts, no messenger, entre outros.
Enquanto isso, o Google Ads são anúncios nas plataformas do Google, como por exemplo, links em destaque nas pesquisas, Google Shopping, Banner em sites e aplicativos.
Cuide do branding
A gestão de marca é algo super importante para que o seu negócio possa realmente decolar e ter uma estabilidade.
A estratégia de gestão da marca visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e também ajuda a criar uma visibilidade maior no mercado.
É importante ter os conceitos bem definidos, como por exemplo, missão, visão e valores, além de saber como se comunicar com o mercado.
O branding é essencial para cuidar da reputação da sua marca.
Faça um acompanhamento pós-venda
O acompanhamento pós-venda faz parte de um processo de atendimento humanizado e personalizado.
É uma forma de mostrar para o cliente que você se importa com ele mesmo após a compra, além disso, é uma boa maneira de ter acesso a um feedback honesto.
Com um acompanhamento de qualidade você consegue garantir a satisfação do consumidor, aumentar as vendas no e-commerce e quem sabe fidelizar os seus clientes.
Além disso, o cliente que experimenta um atendimento voltado para o pós-venda pode recomendar sua loja online para outras pessoas, criando o marketing de indicação.
Nesse caso, vale a pena usar algumas estratégias no e-mail marketing, criando conteúdos interessantes e personalizados.
Análise de métricas
Por último, mas não menos importante! É preciso analisar as suas métricas, só assim você vai saber quais são as estratégias que estão realmente fazendo alguma diferença.
Além disso, com as análises é possível saber como as coisas devem ser feitas e quais são as ferramentas ideais. No marketing digital tudo precisa de um bom teste.
Conclusão
Com todas essas dicas ficou mais fácil traçar um caminho para aumentar vendas no e-commerce. Se quiser outras orientações, entre em contato com a eTraction!