O que é funil de marketing: etapas e como montar.

funil de marketing
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O conhecimento sobre o funil de marketing é importantíssimo na internet porque permite alcançar os melhores resultados em vendas. E fazer com que eles sejam escaláveis!

Vai muito ao encontro da ideia de atender as necessidades do mercado de maneira personalizada e diferenciada. Essa é uma tendência em todo e-commerce.

E fazer isso é muito mais estratégico quando se usa a jornada do cliente porque ela permite criar soluções específicas, aumentando as conversões.

Ficou um pouco confuso com essa ideia? Continue lendo e veja como o funil de marketing contribui com os seus processos criativos, campanhas, estratégias e, logo, vendas!

O que é funil de marketing?

funil de marketing

Nem sempre o consumidor decide adquirir um produto e faz isso instantaneamente, concorda? Ou seja, ele percorre uma jornada, do interesse até a compra!

Essa jornada pode ser desenhada por meio de um funil de marketing, indicando as etapas que o cliente em potencial segue, partindo desde o primeiro contato com a marca.

Ainda que seja uma ideia simbólica, ela serve como um mapa muito rico para as pessoas que trabalham por trás das vendas no e-commerce.

Afinal, ao saber em qual etapa a pessoa está, criar campanhas e comunicações personalizadas torna-se assertivo, levando os consumidores à melhor experiência.

Por exemplo, alguém que está no topo do funil, provavelmente, está pesquisando sobre produtos. Já quem está no fundo, tem muita convicção que fará a compra. É diferente!

Ou seja, o relacionamento com essa pessoa não deve ser o mesmo em ambas as etapas. Então, saber o que é funil de marketing e entender como usá-lo pode indicar mais vendas!

As diferenças entre funil de marketing e funil de vendas

Antes de conhecer o funcionamento desse funil, precisamos considerar que marketing e vendas são complementares, mas não o mesmo. De modo que seus funis também não são.

  • O funil de marketing foca nas etapas iniciais da jornada do cliente;
  • O funil de vendas é na etapa final desse processo, após o interesse na compra.

Portanto, o marketing se destina a geração de tráfego, atração de leads e nutrição deles. Enquanto a outra área é determinante na conversão dos leads e fechamentos de negócios.

Quais são as etapas do funil de marketing?

Agora, sim, vamos falar das etapas do funil de marketing. Basicamente, elas são divididas em 3 fases sequenciais, veja cada uma delas e suas características.

Ah, lembre-se que é um funil invertido, de modo que acontece um movimento de cima para baixo, na vertical. Então, o objetivo é sair do topo e chegar ao fundo do funil, ok?

1 – Topo de funil

O topo de funil visa atrair o maior número de público possível, o que acontece ao gerar interesse pela marca ou produto. 

Neste caso, utiliza-se de artigos de blog, posts em redes sociais, vídeos, e-books e outros materiais que agregam valor às pessoas. 

2 – Meio de funil

Na etapa seguinte, esse público já tem conhecimento sobre marca e produto, de modo que a ideia é oferecer conteúdos personalizados e específicos.

Então, entram em ação webinários, demonstrações, estudos de caso, whitepapers e outras alternativas que atendem esse interesse.

3 – Fundo de funil

Por fim, o fundo de funil representa a última etapa, então, exige uma comunicação objetiva e persuasiva, de incentivo à compra.

Aqui, podemos pensar em propostas comerciais, promoções, landing pages de orçamento e e-mails segmentos, por exemplo.

Então, como montar um funil de marketing?

Com o tópico acima, ficou mais fácil entender qual é o caminho do público. Mas, saiba que em todas as etapas há a necessidade de alguns conhecimentos.

Eles são fundamentais para o sucesso da prática e baseiam a montagem de um funil de marketing assertivo, diz a RD Station. Veja-os.

Conheça a persona

O público-alvo é uma parcela grande de pessoas e a persona é uma seleção dele. É aqui que a conversa começa a ficar interessante, de fato.

Afinal, permite que você personalize suas ações porque quem tenta falar com todo mundo, no fim das contas, não fala com ninguém.

Então, vale a pena saber quem é a sua persona e se comunicar diretamente com ela.

Crie conteúdos relevantes

Outra dica fundamental é a criação de conteúdos relevantes e de qualidade. Na internet, é preciso ter esse fundamento para se destacar.

E aqui não é apenas sobre ter uma boa escrita, fotos de qualidade, plataformas rápidas e um bom design, tem a ver com atender as demandas específicas da persona. 

Ou seja, como você vai solucionar o problema das pessoas?

Identifica os canais de vendas

Hoje, existe um movimento chamado de omnichannel, que indica que as pessoas estão conectadas em todos os lugares e canais.

É importante que você também esteja. Muitas vezes, um lead vai ler o seu blog, receber um e-mail, entrar em contato pela rede social e fechar a venda pelo WhatsApp.

Mas, vale dar atenção aos melhores canais em cada etapa do funil de marketing.

Utilize ferramentas de automação

Fechando a sua estratégia, faça uso das ferramentas de automação em todas as fases, desde a gestão de tráfego até na hora de nutrir os leads.

Obviamente, o trabalho manual indica muito tempo gasto com atendimentos e recursos. Dessa forma, automatizar o marketing é super interessante. 

Se você tem um grupo de leads, fale com todos de uma vez só.

Vale a pena usar o funil de marketing no e-commerce?

Depois deste texto, possivelmente, você está pensando em ter o seu funil. Até porque se deve entender a jornada do cliente e otimizar as estratégias de marketing!

De fato, esse é um pensamento correto. Confira as vantagens desse funil no e-commerce:

  • Melhora a experiência do cliente porque ele tem as dúvidas respondidas;
  • Otimizam-se recursos ao direcionar esforços estrategicamente;
  • Aumento das conversões porque a comunicação é personalizada;
  • fidelização de clientes com um relacionamento mais próximo.

Se ficou alguma dúvida sobre esse assunto ou se está em busca de um parceiro que tenha conhecimento nas vendas online, fale com os especialistas da Etraction.

Essa é uma agência de marketing focada em e-commerce que possui expertise em todas as etapas do funil. Entre em contato e potencialize suas conversões em vendas!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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