O marketing de conteúdo para e-commerce pode trazer resultados positivos para o seu negócio. Sem contar que é uma forma de se conectar com o cliente, criando um vínculo de confiabilidade, o que é muito importante para o crescimento da empresa.
Como o próprio nome já diz, nessa estratégia o conteúdo tem um foco maior. Por isso, é importante ter muito cuidado e atenção com as informações que são compartilhadas.
O usuário vai linkar o seu conteúdo com a sua empresa. Sendo assim, é importante prezar pela qualidade para ser conhecido e respeitado dentro do seu nicho.
O bom marketing de conteúdo para o e-commerce é feito a partir da união de diversas estratégias. Cada uma delas tem um objetivo principal e juntas podem transformar a imagem da sua marca.
Por isso, é preciso estar atento a tudo, quais são as questões técnicas, os assuntos relevantes, a qualidade da produção de conteúdo e muito mais.
Para ajudar nesse processo nós temos a solução! O nosso artigo é uma espécie de guia sobre marketing de conteúdo para e-commerce.
Se quiser ficar por dentro de tudo de um jeito didático e interessante, continue a leitura.
A importância do marketing de conteúdo para e-commerce
Para começo de conversa temos que entender qual a importância do marketing de conteúdo para e-commerce.
A produção de conteúdo relevante para os seus clientes é uma forma de educá-los e auxiliá-los em dúvidas frequentes. Além de divulgar o seu negócio, o marketing de conteúdo cria uma relação de autoridade.
Por exemplo, um usuário está com dúvidas sobre um determinado aparelho eletrônico, se ele encontrar conteúdos de qualidade no seu site sobre o assunto, possivelmente vai se tornar um consumidor das suas postagens.
Em determinado momento, se esse mesmo usuário quiser trocar de aparelho e comprar algo novo, ele pode lembrar a sua marca com mais facilidade.
É assim que se ganha autoridade em um mercado digital, pois os clientes podem indicar e recomendar não só o seu produto, mas o seu conteúdo. Esse combo ajuda a criar uma imagem de confiança para novos consumidores.
A informação é um poder e não seria diferente no e-commerce, a grande questão é saber como usá-la de forma sábia.
Por isso que o marketing de conteúdo conta com uma série de estratégias que visam otimizar o seu site, transformar a informação em algo atrativo e assim chegar no maior número de pessoas possíveis.
No próximo tópico vamos falar um pouco mais sobre público-alvo e objetivos dessa estratégia. Acompanhe a leitura!
Público-alvo e objetivos de marketing de conteúdo
O objetivo da estratégia é trazer mais clientes de forma orgânica e criar uma imagem para sua marca por meio da autoridade. Para isso, precisamos entender as necessidades do nosso público-alvo e como conversar com eles de forma clara e objetiva.
Nessa hora é preciso arregaçar as mangas e começar o trabalho de análise. Primeiro de tudo: conheça o seu cliente!
Em algumas empresas, esse processo é mais simples, por conta da própria segmentação de mercado, mas de qualquer forma é necessário ter uma base sobre o seu público-alvo.
Com isso em mãos, é possível criar conteúdo que realmente ajudem os usuários. Ou seja, para as empresas de tecnologia é interessante ter um conteúdo que tire dúvidas e que fale sobre as novidades do mercado.
É uma forma de mostrar mais conhecimento e como o seu negócio está a par das novidades, não tem como confiar em uma empresa de tecnologia que não conhece as atualizações ou inovações.
Pode parecer redundante falar de público-alvo, mas eles são os principais interessados, então devem ser considerados nas estratégias de marketing.
Pesquisa de palavras-chave e temas relevantes
Além de entender o que o seu público precisa, também é preciso estar por dentro dos assuntos do momento, muitas vezes as duas questões estão interligadas. Para descobrir isso, você deve usar as palavras-chaves.
As palavras-chaves são termos usados em pesquisas realizadas online, com uma análise é possível entender como os termos em alta se conectam com o seu negócio. A pesquisa de termos precisa estar de acordo com o funil de vendas.
Inclusive, esses termos são muito utilizados na otimização para mecanismos de busca, o SEO, que vamos explicar daqui a pouco.
Além de utilizá-las para descobrir os temas atuais, também é uma forma de filtrar assuntos que sejam realmente relevantes.
Não adianta escrever um texto gramaticalmente bom, ou gravar um vídeo bonito e não falar sobre algo interessante.
Por isso, pesquisar e analisar são as melhores formas de encontrar boas ideias, as palavras-chave deixam esse processo mais simples.
Criação de conteúdo de qualidade
Sempre pensa na qualidade do seu conteúdo, seja um texto para o blog da empresa, um vídeo para a página do Instagram, ou apenas um post rápido e informativo. Tudo deve ter informação de qualidade e ser autêntico.
Por isso, depois de definir o formato do seu conteúdo, pense bem sobre a qualidade dele. Fale sobre as novidades, traga informações quentes, use fontes sérias e seja didático.
Existem algumas formas de expor o seu conteúdo que são mais atrativas, ainda mais hoje em dia, vivemos em uma era da informação rápida, é importante saber explicar as dúvidas com clareza.
Se optar por textos, é preciso prestar atenção na gramática, escrever de forma concisa, usar as técnicas de SEO e manter a atenção do usuário.
Outros formatos, como vídeo são interessantes para as redes sociais, por exemplo, se quiser é possível linkar dois conteúdos de forma diferente.
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Como citamos anteriormente, a otimização para mecanismos de busca (SEO) é de extrema importância para quem quer produzir conteúdo, especialmente os textos de blog.
O SEO é um conjunto de estratégias criada para otimizar o seu site e o seu conteúdo, dessa forma, a sua empresa pode ser melhor rankeada pelos buscadores, como o Google.
Entre essas estratégias estão o uso das palavras-chave, seja Head Tail, que é um termo mais genérico, costuma ser utilizado quando o consumidor ainda está no começo do processo de pesquisa, ou Long Tail, que é algo mais específico.
Um texto otimizado deve ser de fácil compressão, escrito com o uso moderado das palavras-chaves, não adianta encher o artigo de termos sem ter um conteúdo original. Tudo isso é avaliado para que o seu post seja bem posicionado nas páginas de busca.
Distribuição e promoção do conteúdo
Já parou para pensar em como o seu conteúdo está sendo distribuído? É importante que ele esteja aparecendo para usuários com perfil parecido com os dos clientes da empresa.
Por isso, é necessário promover esse conteúdo com uma estratégia e de forma inteligente.
Integração do conteúdo em diferentes estágios do funil de vendas
É preciso ter um conteúdo para cada fase do funil de venda, sendo assim, você deve conversar de formas diferentes com o usuário que ainda está no começo da sua jornada, com o cliente que está considerando efetuar a compra e com o consumidor que já conhece o seu serviço.
Por isso, é interessante testar modelos, criar textos para tirar dúvidas dos clientes, investir nos FAQ’s completos, vídeos chamativos para atrair usuários novos e outras opções.
Então, divida a criação de conteúdo de acordo com o funil de vendas, cada etapa deve ter a informação correta para que o cliente realize uma ação.
Monitoramento e análise de resultados
Por último, mas não menos importante: mantenha o monitoramento e análise de resultados. Com essas informações é possível aprimorar as estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce. Todas as estratégias precisam de testes, revisões e um pouco de paciência!
Conclusão
Essas são as nossas dicas de estratégias do marketing de conteúdo para e-commerce, se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato.