Um sistema que oferece informações importantes para a criação de outro. Isso sem a necessidade desse segundo sistema ter que começar do zero.
Com certeza, economizaria recursos e esforços dos desenvolvedores. Na verdade, isso acontece e explica o que é API.
Se para os programadores, a Aplicação representa uma grande facilidade, considere que para os usuários-finais, as vantagens também são incríveis.
Afinal, permite criar funções e recursos cada vez mais focados na melhor experiência deles, inclusive, nas vendas.
Na atualidade, a ferramenta também é uma tecnologia para negócios.
No e-commerce, por exemplo, mostra-se eficaz com os meios de pagamentos, as redes sociais e os anúncios online.
Neste conteúdo, a gente conta tudo sobre as APIs, acompanhe!
O que é API
O que é API: Application Programming Interface. Em português, Interface de Programação de Aplicativos.
Ou seja, um conjunto de padrões de programação que permite a interação de softwares e plataformas na construção de aplicações.
No começo, até parece complicado. Mas, é só trazermos o conceito para o dia a dia para ver como essa ferramenta tem se tornado importante.
Alguns apps de trânsito conseguem fornecedor os dados em tempo real a partir de informações geradas pelas pessoas.
Ou seja, há uma conexão direta entre os usuários desses programas e o sistema, de modo a permitir o melhor aproveitamento da experiência.
Exemplos atuais desse cenário, que todo mundo conhece, são: Waze e Google Maps.
Ainda para entender o que é API, lembre-se que o Evernote e outros serviços do Google sincronizam as informações entre smartphones e computadores, quando logados na mesma conta.
Mesmo que pareça simples e rotineiro, isso acontece graças ao API.
O mais importante é entender que essas aplicações são desenvolvidas para criar uma comunicação simultânea entre as partes.
E, para fazer isso, sempre utiliza de adaptações e referências advindas das necessidades e interesses das pessoas e/ou dos projetos.
Como funcionam as APIs
Os usuários-finais usam a comunicação entre programas e plataformas, que acontece pelas APIs, sem notarem como tudo acontece.
Ainda que pareça invisível aos olhos deles, há explicações e elas passam pela interação de códigos, que enviam e recebem dados.
Agora que você ficou curioso nisso, faça a analogia com os contratos. O API pode ser visto como um contrato. Sendo que as documentações são importantes entre os envolvidos.
O mesmo para as aplicações entre produtos e serviços, que se comunicam em tempo real.
Assim, fica muito mais claro descobrir mais uma vantagem de uma API.
Resumidamente, torna mais eficiente o trabalho de desenvolvedores, oferecendo um padrão para criações, sem a necessidade de códigos personalizados para cada nova função.
Para quem ficou preocupado com a segurança na internet nesse troca de dados, calma.
As APIs podem bloquear o acesso, assim como as permissões, de informações de softwares e hardwares de algumas aplicações.
Para que serve API
A principal funcionalidade da API tem a ver com o desenvolvimento de novos aplicativos.
Partindo do pressuposto que não é necessário criar todas as soluções e comandos do zero.
Então, ao agilizar esse processo, também é possível melhorar o seu desempenho.
Para o consumidor-final, muitos benefícios. Por exemplo, quando possibilita a compra de um ingresso para o cinema de forma online.
Ou quando ele decide pedir um táxi ou Uber por meio de um app instalado no seu celular. Entre tantos outros.
A API também serve para tornar as ações mais rápidas. Isso porque acontece a partir de 3 etapas, que passa por solicitações, análises e transações.
Quem envia o pedido é chamado de cliente e quem dá a resposta é o servidor. Assim:
- O cliente solicita a informação para um servidor externo,
- O servidor envia uma resposta para a API com os dados e
- A API transfere os dados para o cliente, que pode aplicá-los.
Em 3 passos que acontecem em segundos, as empresas podem fazer o uso de APIs para melhorar diversos setores, do financeiro ao atendimento ao cliente.
Especialmente, quando integra os softwares com a sua base de dados.
Como utilizar as APIs na minha empresa?
Os negócios que se interessaram pelo assunto devem avaliar que a incorporação de uma API no e-commerce, seja aplicativo ou site, tem algumas etapas.
Criamos um breve checklist para que você entenda o que não pode ficar de fora nessa hora:
- A pesquisa de uma API com dados e funções de interesse,
- A inscrição para obter a chave de API,
- A documentação sobre os pontos de conexão (endpoints) e
- A instalação da Aplicação com o código pré-desenvolvido.
É a partir disso que o programa que a sua empresa usa vai acessar o outro aplicativo por meio de uma API.
Logo, é preciso saber quais as funções liberadas. Para evitar problemas legais e de segurança, sempre respeite as políticas de uso.
Os tipos de APIs
Para complementar o tópico anterior, é importante saber que existem tipos de APIs diferentes.
A classificação acontece por tipo de arquitetura, algo que é bastante comum na vida dos desenvolvedores. Citamos os principais, veja.
- SOAP (Simples Objetct Acess Protocol): usa XML para transferir dados,
- RPC (Remote Procedure Call): cliente solicita ação e função é executada,
- REST (Representational State Transfer): opera no protocolo HTTP e
- WebSocket: ativa a comunicação bidirecional no formato JSON.
Outra opção, que também ajuda a entender o que é API, tem a ver com a categorização por tipo de acesso.
Assim, podem ser internas (em uma empresa), públicas (disponível para todos), de sócios (para parceiros de negócios) e compostas (combinam duas ou mais).
Os melhores exemplos do que é API
Ao longo do texto, vimos o que é API e citamos alguns exemplos, como os apps de trânsito.
Mas, vamos trazer outras soluções reais, inclusive, que podem ser aplicadas no seu negócio.
Se você tem um e-commerce ou quer aumentar a presença online, mais ainda.
As redes sociais
No topo dos exemplos de APIs temos as redes sociais. O WhatsApp faz a integração da lista de contatos do celular com aqueles que possuem conta nele.
Isso é super bem-vindo para empresas que querem garantir a boa comunicação com os clientes ou futuros clientes.
Ainda falando disso, a Meta. Ela faz a conexão fácil de ser percebida quando disponibiliza o botão de “publicação automática” entre Facebook e Instagram.
Está na cara que temos um API funcionando aqui, não é mesmo!?
O retail media
Essa é uma estratégia de publicidade bem interessante para divulgação online de produtos e usa a API para fazer isso.
Basicamente, permite que lojistas insiram anúncios dentro de espaços de varejistas. A principal vantagem é a segmentação da base de usuários.
Entre as principais vantagens, temos: divulgação de produtos, uso de informações já existentes, aumento da taxa de conversão e atração de novos clientes.
Curiosamente, é um mercado que continua se formando e pode ser uma ótima estratégia para seu negócio.
Os sistemas de pagamento
Outro uso interessantíssimo para o mundo corporativo é o sistema de pagamento. Sabe a plataforma de pagamento, onde é preciso inserir os dados do cartão de crédito ou débito?
Então, ela tem que ser integrada à operadora do cartão, que aprova ou não a compra.
Os anúncios online
Mais uma ideia brilhante é o uso de sites que permitem que os lojistas online enviem dados de produtos para o Google e os tornem disponíveis para exibição.
O passo a passo para fazer isso é bem simples, sendo que em pouco tempo seus itens estarão na internet.
Quem vende online já deve conhecer um dos melhores exemplos da ferramenta que faz isso, o Google Merchant Center.
Inclusive, por ela dá para configurar feeds de dados, otimizar os dados das mercadorias e acompanhar o desempenho.
A produção de conteúdo
O último exemplo é o uso do API na produção de conteúdo digital. Na hora de vender para outros países no seu e-commerce, uma ótima sugestão é ter a tradução automatizada.
Então, alguns programas surgem para isso, como o Google Tradutor.
Também com esse tema, podemos pensar na análise de dados. Há ferramentas que coletam informações relacionadas ao desempenho das suas páginas de vendas.
Tais quais: tráfego, métricas, conversões e engajamento. Aí, cabe a você usar isso a seu favor.