O que é CRM e as 3 principais vantagens!

o que é CRM
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Entender o que é CRM muda o jogo no seu negócio porque possibilita vantagens competitivas: atração de leads, aumento de vendas e fidelização de clientes.

A centralização de informações importantes dos consumidores faz com que as equipes de vendas possam ser assertivas nas ações. 

Com isso, o relacionamento se torna mais estratégico!

Sim, o CRM permite unir essas duas áreas [marketing e vendas] em prol de um objetivo maior: o aumento de vendas.

E esse contexto é completo, indo da gestão de tráfego ao pós-venda.

Continue lendo e descubra como essa ferramenta funciona! Ou seria estratégia CRM? Também vamos explicar as diferenças durante a leitura.

o que é CRM

O que é CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, isto é, Gestão do Relacionamento com o Cliente. 

Logo, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento das interações com os clientes com muitas vantagens.

Comece pensando na facilidade que traz ao permitir que todas as informações fiquem no mesmo lugar, da prospecção ao pós-venda.

Incrível, não é?

Sem um CRM, os dados dos leads se espalham entre planilhas, e-mails e agendas. O que dificulta a visão completa do histórico.

Nesses casos, seria possível oferecer um atendimento personalizado? 

Da mesma forma, como fazer um acompanhamento do processo de vendas?

É trabalhoso saber em qual etapa da jornada de compra ele está, por exemplo.

O CRM surgiu para facilitar tudo isso.

Imagine o novo cenário: o vendedor acessa o histórico de compras do cliente em segundos.

Na mesma velocidade, consegue as preferências e as últimas interações com ele.

A partir daí, ele passa a oferecer as soluções certas para aquela pessoa. Simples assim!

Logo, a chance de fechar negócios aumenta muito, concorda? 

Por isso, o CRM é fundamental nas empresas que visam vender mais e vender melhor!

Mas, como funciona um sistema CRM?

Entender o funcionamento do sistema CRM é fácil no dia a dia, quando as pessoas acessam as tecnologias.

Porém, na teoria, também é possível entender o sucesso da ferramenta a partir de alguns pontos, veja-os!

Centralização de dados 

O primeiro deles é sobre a centralização das informações no mesmo lugar. Ou seja, dos dados básicos de contato até o histórico de compras, tudo em alguns cliques.

Segmentação de clientes

A partir do tópico acima, vem a possibilidade de segmentar o público-alvo, permitindo a automação de e-mails e conteúdos direcionados.

Gestão de follow-up

Mais um ponto fundamental é a chance de acompanhar as negociações. E, junto disso, fazer o envio de lembretes ajudando na decisão de compra do usuário.

Histórico de interações com clientes

Todas as conversas, e-mails e outros tipos de contatos ficam armazenados. O que é bom para os vendedores aproveitarem as brechas e personalizarem o atendimento. 

Previsibilidade de vendas

A partir dos tópicos anteriores, qual o resultado? A possibilidade de prever dados identificando tendências e estudando o desempenho do setor.

Relatórios e métricas

Tudo isso acontece com a geração de relatórios e métricas, importantes na validação das campanhas de marketing, satisfação dos clientes e tomada de decisões.

E quais as principais vantagens do CRM?

Deu para notar que são muitas as vantagens de implementar e usar um CRM no seu negócio, concorda? Só que tem 3 benefícios que são imperdíveis, de fato!

1 – Organização e controle do processo comercial

O CRM permite que todas as empresas, independente do segmento, possam organizar as etapas dos processos de vendas, da prospecção ao fechamento de negócios.

2 – Centralização de dados e informações importantes

Ter as informações dos clientes no mesmo lugar e com fácil acesso, muda o jogo. Isso porque permite campanhas e decisões focadas nas necessidades e interesses deles.

3 – Auxílio na melhor experiência e fidelização de clientes

A partir dessa organização e assertividade, os clientes serão melhor atendidos, impulsionando suas experiências. Assim, eleva-se a chance de novas compras!

O CRM auxilia nas vendas – e muito!

A Salesforce é uma empresa de CRM e trouxe dados interessantes relacionados às empresas que usam essa ferramenta integrando marketing e vendas:

  • + 37% no aumento das receitas em vendas;
  • + 45% no aumento da satisfação dos clientes;
  • + 43% no aumento dos ROIs.

Essa fonte também traz explicações realistas sobre a integração do CRM com o marketing – que tem o poder de aumentar as vendas.

Entre as vantagens do CRM no marketing, portanto, considere:

  • Automação de processos de marketing digital;
  • Foco na personalização do atendimento;
  • Campanhas exclusivas conforme a jornada do cliente.

Inclusive, esse é o principal ponto que diferencia um CRM de um ERP (Enterprise Resource Planning): análise de dados na criação de estratégias focadas em vendas!

Veja por que usar o CRM no varejo

No varejo, como em lojas de roupas e enxovais de casa, o uso do CRM é bastante recomendado. Veja os principais motivos:

  • Personalização de ofertas e promoções conforme preferências e históricos;
  • Otimização de atendimento ao cliente, melhorando a experiência do usuário;
  • Identificação de clientes recorrentes, ofertando condições especiais.

Por isso, se sua loja está fechando poucas vendas, se tem processos travados ou se ainda não faz o uso de dados de forma estratégica…

>> O CRM pode ser a sua melhor solução para reverter a situação!

Em caso de dúvidas, sempre é interessante procurar referências no mercado. A Etraction é uma dessas referências, atuando com expertise em lojas virtuais!

São mais de 80 e-commerces atendidos, confira essa história!

As diferenças entre sistema CRM e estratégia de CRM

Você entendeu o que é CRM pensando em um sistema, isto é, uma tecnologia. Agora, que tal avaliar esse conceito a partir de estratégias para negócios?

Entenda as diferenças:

  • Sistema CRM: ferramenta que armazena dados dos clientes, automatiza processos, gera relatórios e permite a aplicação de estratégias CRM;
  • Estratégia CRM: plano de ação que usa os dados do software CRM na criação de campanhas assertivas e direcionadas aos clientes.

Ou seja, é a tecnologia tornando as decisões mais estratégicas!

Até porque uma das maneiras de melhorar a taxa de conversão é antecipar objeções. E você só conseguirá fazer isso quando tiver informações rápidas e precisas.

Gostou deste conteúdo? 

O sistema e as estratégias CRM são essenciais na atualidade e, portanto, aprender sobre elas faz tanto sentido na escalabilidade do seu negócio.

Se quiser, leia outros materiais relacionados no blog Etraction.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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