O que é dropshipping, como funciona e vantagens!

O que é dropshipping
Conteúdo do post

Está curioso para saber o que é dropshipping? De fato, é uma metodologia que tem gerado resultados positivos e lucrativos a muitos empreendedores da internet. 

Ela é uma possibilidade de venda online sem precisar ter estoque. É como importar uma mercadoria da China com entrega direta na casa do seu cliente. Incrível, né?

Por isso, a técnica tem ganhado tanta notoriedade. E há bons motivos para acreditar que vai continuar sendo uma alternativa, já que o e-commerce deve crescer ainda mais!

A Statista é uma plataforma que faz várias pesquisas, inclusive, sobre o mercado online. O último dado é de 2021 e diz que o e-commerce atingiu 128,6 US$ bilhões. 

Pensando nos próximos anos – até 2026, acredita-se que o tamanho do mercado aumentará quase 4X, ficando próximo a US$ 476,1 bilhões. Então, é um futuro promissor!

O que é dropshipping

O que é dropshipping?

Agora, um pouco de teoria. Um jeito interessante de entender o que é dropshipping é analisando a tradução da palavra, que vem da língua inglesa, sendo:

  • Drop: largar;
  • Shipping: remessa.

Ou seja, pensando em um contexto de mercado, varejo e vendas, é quando uma empresa deixa a remessa na responsabilidade de outra, geralmente, o fornecedor do produto.

Esse método tem sido cada vez mais utilizado no varejo porque apresenta um grande diferencial: a possibilidade de realizar vendas sem precisar de um estoque físico.

E fica ainda melhor entender isso quando avaliamos o funcionamento do processo…

Então, como funciona o dropshipping?

Ainda que tenha particularidades dependendo do segmento, das empresas e dos negócios que são feitos, o dropshipping funciona em 3 etapas bastante semelhantes:

  1. O comprador escolhe os produtos na loja virtual ou redes sociais;
  2. O vendedor solicita a ordem de compra para o fornecedor;
  3. O fornecedor encerra o ciclo, fazendo a entrega ao consumidor. 

Isso indica que o fornecedor ganha mais importância nessas transações, de modo que passa a ser responsável por várias atividades – que antes não eram dele. Por exemplo:

  • Armazenamento de produtos;
  • Gestão de estoque;
  • Separação dos pedidos;
  • Expedição das mercadorias. 

As lojas virtuais podem focar seus esforços em outros setores fundamentais: atendimento, marketing e vendas, aumentando a experiência do cliente, o tráfego e o faturamento.

Quais as vantagens do dropshipping?

Com a explicação dos tópicos anteriores, já deu para notar muitas das vantagens do dropshipping, concorda? Mas, vale a pena a gente pontuar as principais novamente:

  • Exige menos capital de investimento com estruturas e pessoas;
  • Permite menos gastos com estoque e armazenagem;
  • Possibilita esforços mais estratégicos nas vendas.

Outro ponto é a flexibilidade na escolha dos fabricantes. O Sebrae diz ser possível contratar diferentes tipos de fornecedores, distribuidores, atacadistas e plataformas, por exemplo.

E as desvantagens?

Por outro lado, também é necessário validar as desvantagens do dropshipping:

  • Tributação no caso dos produtos importados;
  • Burocracia quando há pedidos de devolução;
  • Menor margem de lucro com os custos da terceirização.

Se você se interessou por essa prática, agora é a hora de saber o que é preciso para aplicar no dropshipping na sua empresa. Ou melhor, saber como fazer dele um negócio!

O que é preciso para fazer dropshipping?

O termo é complicado, mas quando a gente entende o que é dropshipping fica bem mais fácil projetá-lo ao nosso projeto, concorda?

Complementando esse pensamento, saiba que existem alguns passos comuns a todas as empresas que querem implementar essa estratégia de negócio. Veja!

Escolha um nicho

O ideal é atuar em nichos de sua especialidade porque isso indica conhecimento sobre os processos produtivos, diferenciais, características, tipos, linhas, etc.

Escolha a sua plataforma

É importante ter uma boa plataforma de e-commerce para vender produtos. Ela precisa ser de fácil navegação, rápida e inclusiva, oferecendo a melhor experiência ao usuário.

Tenha bons fornecedores

A partir dos nichos, vem a escolha dos fornecedores, que devem ser confiáveis visando entregas de qualidade, mantendo ou melhorando a experiência do cliente.

Analise a concorrência

Mais uma dica é analisar a concorrência e saber o que tem dado certo e o que não é legal de ser feito. Inclusive, daqui podem surgir novas ideias e soluções. 

Tenha estratégias de marketing

Por último, lembra que vimos que com o dropshipping aumenta-se a chance de direcionar esforços ao marketing, o principal setor de apoio às vendas? Então, é importante:

  • Ter um bom site para realizar as vendas;
  • Criar conteúdos relevantes ao público-alvo;
  • Aplicar técnicas de atração de leads;
  • Possibilitar várias formas de pagamento;
  • Fazer investimentos em anúncios pagos (Ads); 
  • Movimentar as redes sociais com inteligência;
  • Utilizar recursos de relacionamento como o e-mail;
  • Ter uma boa política de troca e cancelamento, etc.

Ou seja, tudo isso tem a ver com criar estratégias de marketing otimizadas, personalizadas e eficientes para a sua loja. É sobre vender de maneira estratégica!

Vai aplicar o dropshipping? Conte com a Etraction

A Etraction atua como parceira de lojas virtuais auxiliando nesse trabalho das estratégias de marketing com foco no e-commerce

Com essa expertise de mercado, é possível criar campanhas e conteúdos de maneira a potencializar as vendas por meio de todas as etapas da jornada do consumidor.

O dropshipping pode valer a pena na sua empresa. No entanto, é preciso equilibrar essa falta de estoque com campanhas de marketing inteligentes.

>> Conte com a Etraction e faça do marketing o seu principal impulsionador de vendas!

O dropshipping é furada ou vale a pena?

Essa é uma pergunta retórica, mas que faz sentido. Afinal, não é viável sair por aí investindo dinheiro, tempo e esforço em algo que não vai dar certo.

O dropshipping é apenas uma das formas de vender produtos na internet e tem a principal característica de não exigir que os empreendedores tenham estoque físico.

Portanto, isso pode ser interessante ou não. Desse modo, não há uma resposta única e global para dizer que é furada e nem para concluir que vale a pena. 

Ainda assim, é legal observar o exemplo de dropshipping da Amazon. Conforme estatísticas online, confira esses dados atuais:

  • Amazon tem mais de 5 milhões de vendedores ativos;
  • 34% das vendas da Amazon são feitas por dropshippers.

E tem outra coisa: pequenas e médias empresas dos Estados Unidos vendem mais de 4 mil itens por minuto. Além disso, o e-commerce tem muito espaço para evoluir.’

Gostou? Você pode ler outros conteúdos informativos como esse no blog Etraction.

Picture of Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

Compartilhe este conteúdo

Categorias

Veja também

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas.