Está curioso para saber o que é dropshipping? De fato, é uma metodologia que tem gerado resultados positivos e lucrativos a muitos empreendedores da internet.
Ela é uma possibilidade de venda online sem precisar ter estoque. É como importar uma mercadoria da China com entrega direta na casa do seu cliente. Incrível, né?
Por isso, a técnica tem ganhado tanta notoriedade. E há bons motivos para acreditar que vai continuar sendo uma alternativa, já que o e-commerce deve crescer ainda mais!
A Statista é uma plataforma que faz várias pesquisas, inclusive, sobre o mercado online. O último dado é de 2021 e diz que o e-commerce atingiu 128,6 US$ bilhões.
Pensando nos próximos anos – até 2026, acredita-se que o tamanho do mercado aumentará quase 4X, ficando próximo a US$ 476,1 bilhões. Então, é um futuro promissor!
O que é dropshipping?
Agora, um pouco de teoria. Um jeito interessante de entender o que é dropshipping é analisando a tradução da palavra, que vem da língua inglesa, sendo:
- Drop: largar;
- Shipping: remessa.
Ou seja, pensando em um contexto de mercado, varejo e vendas, é quando uma empresa deixa a remessa na responsabilidade de outra, geralmente, o fornecedor do produto.
Esse método tem sido cada vez mais utilizado no varejo porque apresenta um grande diferencial: a possibilidade de realizar vendas sem precisar de um estoque físico.
E fica ainda melhor entender isso quando avaliamos o funcionamento do processo…
Então, como funciona o dropshipping?
Ainda que tenha particularidades dependendo do segmento, das empresas e dos negócios que são feitos, o dropshipping funciona em 3 etapas bastante semelhantes:
- O comprador escolhe os produtos na loja virtual ou redes sociais;
- O vendedor solicita a ordem de compra para o fornecedor;
- O fornecedor encerra o ciclo, fazendo a entrega ao consumidor.
Isso indica que o fornecedor ganha mais importância nessas transações, de modo que passa a ser responsável por várias atividades – que antes não eram dele. Por exemplo:
- Armazenamento de produtos;
- Gestão de estoque;
- Separação dos pedidos;
- Expedição das mercadorias.
As lojas virtuais podem focar seus esforços em outros setores fundamentais: atendimento, marketing e vendas, aumentando a experiência do cliente, o tráfego e o faturamento.
Quais as vantagens do dropshipping?
Com a explicação dos tópicos anteriores, já deu para notar muitas das vantagens do dropshipping, concorda? Mas, vale a pena a gente pontuar as principais novamente:
- Exige menos capital de investimento com estruturas e pessoas;
- Permite menos gastos com estoque e armazenagem;
- Possibilita esforços mais estratégicos nas vendas.
Outro ponto é a flexibilidade na escolha dos fabricantes. O Sebrae diz ser possível contratar diferentes tipos de fornecedores, distribuidores, atacadistas e plataformas, por exemplo.
E as desvantagens?
Por outro lado, também é necessário validar as desvantagens do dropshipping:
- Tributação no caso dos produtos importados;
- Burocracia quando há pedidos de devolução;
- Menor margem de lucro com os custos da terceirização.
Se você se interessou por essa prática, agora é a hora de saber o que é preciso para aplicar no dropshipping na sua empresa. Ou melhor, saber como fazer dele um negócio!
O que é preciso para fazer dropshipping?
O termo é complicado, mas quando a gente entende o que é dropshipping fica bem mais fácil projetá-lo ao nosso projeto, concorda?
Complementando esse pensamento, saiba que existem alguns passos comuns a todas as empresas que querem implementar essa estratégia de negócio. Veja!
Escolha um nicho
O ideal é atuar em nichos de sua especialidade porque isso indica conhecimento sobre os processos produtivos, diferenciais, características, tipos, linhas, etc.
Escolha a sua plataforma
É importante ter uma boa plataforma de e-commerce para vender produtos. Ela precisa ser de fácil navegação, rápida e inclusiva, oferecendo a melhor experiência ao usuário.
Tenha bons fornecedores
A partir dos nichos, vem a escolha dos fornecedores, que devem ser confiáveis visando entregas de qualidade, mantendo ou melhorando a experiência do cliente.
Analise a concorrência
Mais uma dica é analisar a concorrência e saber o que tem dado certo e o que não é legal de ser feito. Inclusive, daqui podem surgir novas ideias e soluções.
Tenha estratégias de marketing
Por último, lembra que vimos que com o dropshipping aumenta-se a chance de direcionar esforços ao marketing, o principal setor de apoio às vendas? Então, é importante:
- Ter um bom site para realizar as vendas;
- Criar conteúdos relevantes ao público-alvo;
- Aplicar técnicas de atração de leads;
- Possibilitar várias formas de pagamento;
- Fazer investimentos em anúncios pagos (Ads);
- Movimentar as redes sociais com inteligência;
- Utilizar recursos de relacionamento como o e-mail;
- Ter uma boa política de troca e cancelamento, etc.
Ou seja, tudo isso tem a ver com criar estratégias de marketing otimizadas, personalizadas e eficientes para a sua loja. É sobre vender de maneira estratégica!
Vai aplicar o dropshipping? Conte com a Etraction
A Etraction atua como parceira de lojas virtuais auxiliando nesse trabalho das estratégias de marketing com foco no e-commerce.
Com essa expertise de mercado, é possível criar campanhas e conteúdos de maneira a potencializar as vendas por meio de todas as etapas da jornada do consumidor.
O dropshipping pode valer a pena na sua empresa. No entanto, é preciso equilibrar essa falta de estoque com campanhas de marketing inteligentes.
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O dropshipping é furada ou vale a pena?
Essa é uma pergunta retórica, mas que faz sentido. Afinal, não é viável sair por aí investindo dinheiro, tempo e esforço em algo que não vai dar certo.
O dropshipping é apenas uma das formas de vender produtos na internet e tem a principal característica de não exigir que os empreendedores tenham estoque físico.
Portanto, isso pode ser interessante ou não. Desse modo, não há uma resposta única e global para dizer que é furada e nem para concluir que vale a pena.
Ainda assim, é legal observar o exemplo de dropshipping da Amazon. Conforme estatísticas online, confira esses dados atuais:
- Amazon tem mais de 5 milhões de vendedores ativos;
- 34% das vendas da Amazon são feitas por dropshippers.
E tem outra coisa: pequenas e médias empresas dos Estados Unidos vendem mais de 4 mil itens por minuto. Além disso, o e-commerce tem muito espaço para evoluir.’
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