O que é social media: funções e requisitos!

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As redes sociais transformaram a sociedade! A forma que nos comunicamos e consumimos informações não é a mais a mesma. 

Nem mesmo a forma que vendemos e compramos!

E o social media tem uma grande relevância nesse contexto porque desempenha papel fundamental na gestão dessas plataformas.

Por exemplo, atua fortemente na presença online das empresas e gestão de marcas. Como faz isso? Planejando, criando e monitorando postagens!

Mas, o trabalho desse profissional não se resume a um post de Instagram, obviamente. 

Continue lendo e entenda mais sobre o trabalho dele.

O que é social media?

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Social media é uma expressão estrangeira que significa mídia social. É um canal de comunicação que surgiu com o avanço das novas tecnologias e internet. 

Ou seja, tem a ver com um tipo de mídia que permite uma comunicação que chega a várias pessoas da sociedade. Sites, blogs, vídeos e redes sociais são exemplos.

Porém, na atualidade, também é possível usar o termo para nomear o profissional que gerencia perfis de redes sociais de empresas e celebridades.

>> Neste caso, o social media é o analista de redes sociais

Geralmente, ele atende além de uma rede, porém, sem chegar a outros meios de comunicação, por exemplo, blogs.

Um ponto interessante é que por ter essa especialização e conhecimento específico em plataformas, o profissional tem se tornado estratégico em vários negócios.

Conforme o Sebrae, mais de 62% da população brasileira está nas redes sociais. 

Adiante, descubra as principais funções do social media e entenda a importância dele com relação ao posicionamento digital e vendas online! 

A diferença entre blogueiras, influencers e social media

Essas são expressões intercambiáveis, ou seja, mencionadas em uma mesma frase, como se fossem complementos ou semelhantes.

Porém, cada profissional possui o seu papel no marketing:

  • Blogueiras: mantém um canal pessoal e compartilha suas opiniões ali;
  • Influencers: influenciadores digitais com muitos seguidores e influência;
  • Social media: é o profissional que cria conteúdo e gerencia redes sociais.

Portanto, eles estão relacionados, sim, já que todos atuam fazendo marketing na internet. Porém, cada um cumpre um papel diferente. 

Qual é a função de um social media?

Agora que você sabe o que é social media enquanto profissional de marketing, considere as principais funções dele. No geral, ele é responsável pela gestão de perfis e contas!

Essa definição é interessante porque muitas pessoas pensam que esse especialista apenas cria e publica posts no Instagram, Facebook e LinkedIn. Mas, não. Ele faz muito mais!

Planejamento de conteúdo

A parte do planejamento é como um primeiro passo em que o profissional define a estratégia de conteúdos, incluindo, temas, tom de voz e frequência de posts.

Aqui é interessante ter um calendário a partir da linha editorial, a fim de organizar as publicações pensando em datas comemorativas ou eventos importantes.

Além de ser atuante nas mais variadas plataformas de interesse de cada cliente: 

  • Instagram, 
  • Facebook, 
  • LinkedIn, 
  • Pinterest, 
  • Youtube, etc.

O objetivo de cada post é outro fundamento essencial. Ele vai gerar engajamento, aumentar o alcance, atrair leads, direcionar a alguma página?

Criação de conteúdo

Só depois é que vem a parte da criação do conteúdo propriamente dito. Ou seja, diferente do que muita gente acha, há muito trabalho que antecede isso.

Já nessa etapa, é sobre produzir textos criativos, persuasivos, envolventes e adaptados às várias redes sociais, entre, vídeos, lives, posts e stories.

Criação de artes

O social media também pode ter conhecimento em design e auxiliar na criação das artes, isto é, peças gráficas que vão complementar o material publicado.

Aqui temos imagens, memes, gifs, fotos e vídeos. E cada um costuma ter a sua ferramenta preferida nessa hora, por exemplo, Canva e Photoshop.

Monitoramento de publicações

E o trabalho não termina na publicação porque é preciso monitorá-las. Ou seja, acompanhar os resultados dela em tempo real, respondendo comentários e mensagens.

Muitas vezes, não cabe ao profissional lidar com situações mais técnicas, ainda assim, ele é responsável por atualizar e engajar as páginas.

Análise de resultados

Resultados e resultados! Esse talvez seja o maior diferencial que um social media possa apresentar às empresas porque é o que elas querem.

Ainda que exista muito tempo e esforço dedicado às etapas anteriores, é importante demonstrar isso em alcance, engajamento e conversões.

Obviamente, nem tudo é motivo de desespero porque o marketing sempre permite alterar a rota e melhorar as publicações já criadas.

Criação de relatórios

Por fim, de modo a complementar os resultados, vêm a criação de relatórios periódicos que devem representar as ações nas redes sociais.

Então, não se deve trazer somente os dados em impressões ou engajamento, mas também a quantidade de posts, versões e testes.

Dica bônus: outras funções relevantes do social media

A atuação acima é considerada comum a quase todos os profissionais analistas de redes sociais, mas existem funções que podem ser diferenciadas.

Confira as principais:

  • Gerenciamento de comunidades e grupos;
  • Parcerias com influenciadores digitais;
  • Gestão de anúncios pagos (Google Ads, Taboola Ads e outros);
  • Atendimento ao cliente na resolução de dúvidas.

Observe que, de maneira geral, as atividades vão depender do nível de cada profissional. Por exemplo, um social media júnior não deve executar todas as funções.

Mas, um social media senior, com certeza, terá aptidão para fazer isso.

O que é preciso para ser um social media?

As especialidades e tarefas que acabamos de ver são fundamentais no cargo de social media. 

Entretanto, é interessante ir além dessas habilidades para ter uma carreira de sucesso.

Veja quais os principais requisitos técnicos que costumam aparecer nas vagas de emprego:

  • Conhecimento em redes sociais;
  • Criação de conteúdo de qualidade;
  • Interesse em design e peças visuais;
  • Conhecimento em análise de dados.

Agora, observe esses requisitos comportamentais mais desejados:

  • Boa comunicação escrita e verbal;
  • Empatia e inteligência emocional;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Conhecimento em gestão de crises;
  • Organização, proatividade e adaptabilidade.

De maneira geral, o bom profissional em redes sociais é aquele que consegue unir técnica com criatividade e comunicação.

Já com relação à formação, vários cursos de graduação costumam ser mais comuns a um social media: publicidade e propaganda, marketing, design, jornalismo e outros.

De toda maneira, uma excelente sugestão é procurar cursos de especialização em redes sociais. Eles trazem assuntos específicos desse tema, como dos algoritmos.

O que achou deste conteúdo? Continue acompanhando outros materiais relacionados ao marketing digital e redes sociais no blog Etraction!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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