Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO? Conheça 9 sites!

pesquisa de palavras-chave
Conteúdo do post

A pesquisa de palavras-chave é um dos pilares mais importantes no sucesso de qualquer estratégia que visa as vendas online, contribuindo com anúncios pagos. 

Afinal, saber quais termos os usuários estão pesquisando ajuda a criar conteúdo relevante, atrair tráfego qualificado e melhorar seu ranqueamento nos motores de busca. 

O objetivo deste blog é servir como um guia para você que quer entender mais sobre como usar essas plataformas. Selecionamos 9 sites confiáveis que valem o teste, confira!

O que são palavras-chave?

keywords escrito em branco

Palavras-chave, ou keywords, são as frases que os usuários digitam em mecanismos de busca. E fazem isso quando estão procurando informações, produtos ou serviços. 

Portanto, funcionam como um elo entre o que os consumidores desejam e o que as empresas têm a oferecer. O conceito é o mesmo no Google, Bing e outras fontes.

A questão, porém, é que existem diferentes tipos de palavras-chave, veja.

  • Cauda curta: termos genéricos com alto volume de busca;
  • Cauda longa: frases específicas e detalhadas;
  • Locais: específicas para uma região.

Esses resultados farão parte das suas próximas campanhas, especialmente no tráfego orgânico. Já que indica o que as pessoas estão vendo na internet.

Entretanto, também são fundamentais no tráfego pago. O próprio Google Ads recomenda: “As palavras-chave certas podem mostrar seu anúncio aos clientes ideais”.

A partir disso, vem o próximo desafio: identificar as melhores a fim de criar conteúdos alinhados às necessidades do seu público. É aí que entram as ferramentas!

Os melhores sites de palavras-chave

 

Nesse estudo de expressões relevantes que ajudem a maximizar seus resultados, há diversas ferramentas que podem ajudar. Confira as principais!

1 – SEMrush

O SEMrush é uma das mais completas do mercado. Além de oferecer sugestões de palavras-chave, ela permite outras funcionalidades incríveis:

  • Análise de concorrentes;
  • Identificação de oportunidades de SEO;
  • Ver volumes de busca, CPC e dificuldade de ranqueamento;
  • Criar relatórios detalhados sobre o desempenho das palavras.

Tudo isso ajuda a entender porque hoje é a melhor indicação aos profissionais que precisam de uma solução robusta e confiável.

2 – Ahrefs

Esse é amplamente reconhecido no mundo do SEO. Entre os motivos que comprovam isso, considere que o Ahrefs oferece:

  • Sugestões relacionadas;
  • Volume de busca global e local;
  • Informações sobre concorrentes;
  • Termos semelhantes;
  • Dicas de conteúdo.

A interface intuitiva e os relatórios precisos tornam a Ahrefs uma escolha popular entre especialistas, incluindo redatores e estrategistas.

3 – KW Finder

Se você é iniciante ou quer algo mais simples, o KEYFinder pode ser a sua melhor alternativa. Ele ajuda a encontrar:

  • Palavras-chave de cauda longa;
  • Termos com baixa concorrência;
  • Sugestões segmentadas por localização.

Ou seja, temos aqui uma ferramenta amigável, com foco em acessibilidade e facilidade de uso. Logo, é super aconselhável aos iniciantes em SEO.

4 – Answer the Public

Essa ferramenta é perfeita quando os interessados querem saber o que os usuários estão perguntando sobre determinado tópico. Ela gera:

  • Perguntas frequentes relacionadas a expressão;
  • Ideias para conteúdos como tutoriais e artigos;
  • Um mapa visual das buscas comuns.

Por exemplo, ao digitar “palavras-chave” no Answer the Public, você pode ver perguntas como “o que são palavras-chave?”, “como escolher palavras-chave?” e mais.

5 – Keyword Tool

Uma opção excelente visando explorar várias plataformas – e não somente o Google. O Keyword Tool oferece sugestões nas seguintes fontes:

Além disso, é possível identificar tendências de busca em diferentes idiomas e países.

6 – Ubersuggest

Criada por Neil Patel, a Ubersuggest também entra na lista das opções acessíveis e repletas de recursos gratuitos. Com ela, você pode:

  • Descobrir palavras-chave relacionadas;
  • Ver volumes de busca e concorrência;
  • Acompanhar backlinks de outros sites;
  • Gerar relatórios simples e objetivos.

É uma opção que vai muito bem na vida dos pequenos empreendedores que estão começando a entender a importância de focar nas dores do seu público.

7 – Also Asked

Focada em perguntas relacionadas, o Also Asked permite que você visualize as perguntas que os usuários fazem sobre determinado tema. Isso ajuda a:

  • Criar conteúdo que responda dúvidas comuns;
  • Melhorar a experiência do usuário;
  • Identificar novas oportunidades baseadas em perguntas.

Uma informação interessante é que até mesmo o Sebrae recomenda essa alternativa. “Ajuda no planejamento do seu marketing de conteúdo e traz excelentes resultados”.

8 – People Also Ask

Essa é uma função integrada ao Google que mostra perguntas relacionadas diretamente nos resultados de busca. Para aproveitá-la:

  • Digite uma palavra-chave no Google;
  • Confira as sugestões em “As pessoas também perguntam”.

É uma forma rápida e gratuita de obter ideias de conteúdos, títulos e etc.

9 – Google Search Console

O Google Search Console é gratuito e indispensável. Ele mostra:

  • O que está trazendo tráfego para o seu site;
  • O desempenho de suas páginas nos resultados;
  • Erros que podem estar prejudicando seu SEO.

É interessante na hora de otimizar seu site com base em dados reais.

Dica bônus: use a caixa de busca da Amazon e do YouTube

Se você tem uma loja virtual, a Amazon e o YouTube podem ser grandes aliados na pesquisa de palavras-chave, sabia? Veja os motivos.

  • Amazon: sugere termos que os clientes mais pesquisam. Isso pode ajudar a identificar produtos populares e criar descrições otimizadas;
  • YouTube: fornece sugestões baseadas no que os usuários estão procurando, ótima ideia para criar vídeos e campanhas de marketing.

Além disso, são versões totalmente gratuitas, enquanto algumas das funcionalidades das plataformas acima exigem pagamentos.

Aliás, vale pontuar algumas diferenças. Nas opções grátis, geralmente, há:

  • Sugestões básicas e volume de pesquisa;
  • Restrições na quantidade de buscas por dia;
  • Sem atualização frequente do banco de dados;
  • Nem sempre é possível exportar dados.

Por outro lado, as ferramentas premium oferecem as vantagens:

  • Dados abrangentes;
  • Análises avançadas;
  • Insights com foco na experiência do usuário;
  • Suporte ao cliente, tutoriais e recursos adicionais.

Conte com a Etraction!

Com essas dicas, você está apto a iniciar suas primeiras buscas de SEO. Descobrindo aquelas que são relevantes, é possível otimizar o desempenho das estratégias digitais.

Mas, qual é a melhor? Na verdade, deve-se escolher as que melhor atendem às suas necessidades atuais, seja em um nível iniciante ou que exige expertise.

Na dúvida, entre em contato com a Etraction. Ela é uma agência especializada em e-commerce e pode te auxiliar nessa ideia de gerar tráfego orgânico.

Picture of Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

Compartilhe este conteúdo