A pesquisa de palavras-chave é um dos pilares mais importantes no sucesso de qualquer estratégia que visa as vendas online, contribuindo com anúncios pagos.
Afinal, saber quais termos os usuários estão pesquisando ajuda a criar conteúdo relevante, atrair tráfego qualificado e melhorar seu ranqueamento nos motores de busca.
O objetivo deste blog é servir como um guia para você que quer entender mais sobre como usar essas plataformas. Selecionamos 9 sites confiáveis que valem o teste, confira!
O que são palavras-chave?
Palavras-chave, ou keywords, são as frases que os usuários digitam em mecanismos de busca. E fazem isso quando estão procurando informações, produtos ou serviços.
Portanto, funcionam como um elo entre o que os consumidores desejam e o que as empresas têm a oferecer. O conceito é o mesmo no Google, Bing e outras fontes.
A questão, porém, é que existem diferentes tipos de palavras-chave, veja.
- Cauda curta: termos genéricos com alto volume de busca;
- Cauda longa: frases específicas e detalhadas;
- Locais: específicas para uma região.
Esses resultados farão parte das suas próximas campanhas, especialmente no tráfego orgânico. Já que indica o que as pessoas estão vendo na internet.
Entretanto, também são fundamentais no tráfego pago. O próprio Google Ads recomenda: “As palavras-chave certas podem mostrar seu anúncio aos clientes ideais”.
A partir disso, vem o próximo desafio: identificar as melhores a fim de criar conteúdos alinhados às necessidades do seu público. É aí que entram as ferramentas!
Os melhores sites de palavras-chave
Nesse estudo de expressões relevantes que ajudem a maximizar seus resultados, há diversas ferramentas que podem ajudar. Confira as principais!
1 – SEMrush
O SEMrush é uma das mais completas do mercado. Além de oferecer sugestões de palavras-chave, ela permite outras funcionalidades incríveis:
- Análise de concorrentes;
- Identificação de oportunidades de SEO;
- Ver volumes de busca, CPC e dificuldade de ranqueamento;
- Criar relatórios detalhados sobre o desempenho das palavras.
Tudo isso ajuda a entender porque hoje é a melhor indicação aos profissionais que precisam de uma solução robusta e confiável.
2 – Ahrefs
Esse é amplamente reconhecido no mundo do SEO. Entre os motivos que comprovam isso, considere que o Ahrefs oferece:
- Sugestões relacionadas;
- Volume de busca global e local;
- Informações sobre concorrentes;
- Termos semelhantes;
- Dicas de conteúdo.
A interface intuitiva e os relatórios precisos tornam a Ahrefs uma escolha popular entre especialistas, incluindo redatores e estrategistas.
3 – KW Finder
Se você é iniciante ou quer algo mais simples, o KEYFinder pode ser a sua melhor alternativa. Ele ajuda a encontrar:
- Palavras-chave de cauda longa;
- Termos com baixa concorrência;
- Sugestões segmentadas por localização.
Ou seja, temos aqui uma ferramenta amigável, com foco em acessibilidade e facilidade de uso. Logo, é super aconselhável aos iniciantes em SEO.
4 – Answer the Public
Essa ferramenta é perfeita quando os interessados querem saber o que os usuários estão perguntando sobre determinado tópico. Ela gera:
- Perguntas frequentes relacionadas a expressão;
- Ideias para conteúdos como tutoriais e artigos;
- Um mapa visual das buscas comuns.
Por exemplo, ao digitar “palavras-chave” no Answer the Public, você pode ver perguntas como “o que são palavras-chave?”, “como escolher palavras-chave?” e mais.
5 – Keyword Tool
Uma opção excelente visando explorar várias plataformas – e não somente o Google. O Keyword Tool oferece sugestões nas seguintes fontes:
Além disso, é possível identificar tendências de busca em diferentes idiomas e países.
6 – Ubersuggest
Criada por Neil Patel, a Ubersuggest também entra na lista das opções acessíveis e repletas de recursos gratuitos. Com ela, você pode:
- Descobrir palavras-chave relacionadas;
- Ver volumes de busca e concorrência;
- Acompanhar backlinks de outros sites;
- Gerar relatórios simples e objetivos.
É uma opção que vai muito bem na vida dos pequenos empreendedores que estão começando a entender a importância de focar nas dores do seu público.
7 – Also Asked
Focada em perguntas relacionadas, o Also Asked permite que você visualize as perguntas que os usuários fazem sobre determinado tema. Isso ajuda a:
- Criar conteúdo que responda dúvidas comuns;
- Melhorar a experiência do usuário;
- Identificar novas oportunidades baseadas em perguntas.
Uma informação interessante é que até mesmo o Sebrae recomenda essa alternativa. “Ajuda no planejamento do seu marketing de conteúdo e traz excelentes resultados”.
8 – People Also Ask
Essa é uma função integrada ao Google que mostra perguntas relacionadas diretamente nos resultados de busca. Para aproveitá-la:
- Digite uma palavra-chave no Google;
- Confira as sugestões em “As pessoas também perguntam”.
É uma forma rápida e gratuita de obter ideias de conteúdos, títulos e etc.
9 – Google Search Console
O Google Search Console é gratuito e indispensável. Ele mostra:
- O que está trazendo tráfego para o seu site;
- O desempenho de suas páginas nos resultados;
- Erros que podem estar prejudicando seu SEO.
É interessante na hora de otimizar seu site com base em dados reais.
Dica bônus: use a caixa de busca da Amazon e do YouTube
Se você tem uma loja virtual, a Amazon e o YouTube podem ser grandes aliados na pesquisa de palavras-chave, sabia? Veja os motivos.
- Amazon: sugere termos que os clientes mais pesquisam. Isso pode ajudar a identificar produtos populares e criar descrições otimizadas;
- YouTube: fornece sugestões baseadas no que os usuários estão procurando, ótima ideia para criar vídeos e campanhas de marketing.
Além disso, são versões totalmente gratuitas, enquanto algumas das funcionalidades das plataformas acima exigem pagamentos.
Aliás, vale pontuar algumas diferenças. Nas opções grátis, geralmente, há:
- Sugestões básicas e volume de pesquisa;
- Restrições na quantidade de buscas por dia;
- Sem atualização frequente do banco de dados;
- Nem sempre é possível exportar dados.
Por outro lado, as ferramentas premium oferecem as vantagens:
- Dados abrangentes;
- Análises avançadas;
- Insights com foco na experiência do usuário;
- Suporte ao cliente, tutoriais e recursos adicionais.
Conte com a Etraction!
Com essas dicas, você está apto a iniciar suas primeiras buscas de SEO. Descobrindo aquelas que são relevantes, é possível otimizar o desempenho das estratégias digitais.
Mas, qual é a melhor? Na verdade, deve-se escolher as que melhor atendem às suas necessidades atuais, seja em um nível iniciante ou que exige expertise.
Na dúvida, entre em contato com a Etraction. Ela é uma agência especializada em e-commerce e pode te auxiliar nessa ideia de gerar tráfego orgânico.