Público-Alvo: a chave para o sucesso de um e-commerce!

Público alvo
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Alguns conceitos do marketing podem parecer simples demais por serem repetitivos, mas é importante rever tudo e aprender ainda mais sobre o assunto.

Como é o caso do público-alvo, sem dominar as estratégias e o comportamento do seu nicho é impossível alcançar o sucesso e fazer o seu negócio crescer de verdade.

Por isso, buscar informação é essencial para atrair o seu público-alvo e executar estratégias que sejam realmente eficazes.

O comportamento do consumidor pode ter inconstâncias, mas ao mesmo tempo conta com características bem definidas que podem ser usadas ao seu favor na hora de promover e vender um produto, ou serviço.

Sendo assim, vamos entender tudo sobre o público-alvo para mostrar como esse conceito faz toda a diferença para a sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura e ficar atento para as nossas dicas. Aproveite!

 

O que é público alvo?

Público alvo

 

O primeiro passo para dominar esse conceito é entender o significado. Então, vamos nos aprofundar no assunto. Observe!

O público-alvo é composto por um grupo de pessoas que demonstram certo interesse nos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.

Basicamente, eles são os seus clientes, ou seja, eles têm o poder de ditar algumas tendências por conta do seu comportamento.

A melhor forma de direcionar estratégias de marketing e vendas é mapeando as características do seu público-alvo, muitos detalhes importam e podem realmente fazer a diferença em relação ao número de vendas.

Para identificar o seu público-alvo é preciso realizar análises detalhadas levando em conta as suas características demográficas, comportamentais, psicográficas e geográficas.

Dessa forma, é possível conseguir ter uma abordagem mais personalizada e direcionada.

Quando uma empresa consegue compreender o público-alvo é possível estabelecer as campanhas, adaptar mensagens, atender às necessidades e aos desejos específicos dessas pessoas.

Todo esse processo é necessário para estabelecer uma conexão mais forte e duradoura com elas, assim a empresa pode realmente criar um vínculo com o consumidor.

 

Principais bases para entender o público-alvo

 

É possível perceber que o público-alvo tem uma importância gigantesca para a empresa, por isso, agora vamos explicar o que deve ser levado em consideração na hora de analisar o consumidor. Confira!

 

Características demográficas

 

As características demográficas levam em conta alguns dados, como por exemplo, idade, gênero, estado civil, nível de educação, ocupação e outros fatores.

Todas essas características são extremamente importantes para entender o perfil do público-alvo.

Por exemplo, se a maior parte do seu público-alvo ganha de 1 a 3 salários mínimos eles vão ter um padrão de compra que busca preços mais acessíveis e uma qualidade boa.

Sendo assim, se os preços dos produtos sofrerem uma alta é possível ter uma queda nas vendas.

 

Características psicográficas

 

Quando falamos em características psicográficas estamos nos referindo à compreender os valores, as crenças, os interesses e o estilo de vida dos consumidores.

O que é essencial para criar uma conexão emocional significativa com o público-alvo, fazendo assim o trabalho de fidelização.

Conhecer essas características é a melhor forma de adaptar as mensagens e abordagens sejam mais relevantes e realmente chame a atenção do cliente.

 

Características comportamentais

 

Além das características demográficas, é necessário analisar o comportamento de compra e consumo dos potenciais clientes.

Para isso, as características comportamentais  envolvem alguns fatores, sendo eles: frequência de compra, as preferências de pagamento e os hábitos de consumo.

Esses critérios são de extrema importância, pois com isso a sua empresa pode adaptar as estratégias de marketing para atender melhor às necessidades e preferências dos clientes.

 

Características geográficas

 

As características geográficas levam em conta a localização e têm um papel importante para a definição do público-alvo.

O local onde moramos influencia em questões culturais, sociais e econômicas. Cada região tem uma forma de se comunicar, de entender determinados assuntos e de sobreviver no geral.

Com esses dados em mãos é possível criar estratégias que atendam a população, especialmente no quesito da logística de entrega de produtos.

Uma análise detalhada de todas as bases é o que permite a criação de um perfil completo  sobre o público-alvo.

Com as informações coletadas fica bem mais fácil elaborar  ações direcionadas e efetivas.

No próximo bloco vamos mostrar alguns exemplos de público-alvo. Venha dar uma olhadinha!

 

Exemplos de público alvo

 

E-commerce de brinquedos

 

Por mais que os brinquedos sejam destinados às crianças, nem todas vão ter contato com a publicidade e elas costumam escolher o brinquedo pela aparência, sem se importar com estratégias.

Por isso, o público-alvo desses produtos costumam ser casais jovens, na faixa etária entre 25 e 35 anos, que estão esperando um filho ou que já são pais de crianças pequenas.

Na maioria das vezes são os pais que buscam por brinquedos para os filhos, por isso, eles se tornaram o principal consumidor.

 

E-commerce de moda feminina

 

A moda feminina é um nicho que pode ser muito expandido. O seu público costuma ser composto por mulheres jovens entre 18 e 30 anos, interessadas em moda, antenadas nas tendências e com poder aquisitivo médio-alto.

O dado sobre a idade não impede que mulheres com mais de 45 anos, por exemplo, se tornem suas clientes.

 

E-commerce de artigos decorativos para casa

 

Geralmente o público-alvo desse segmento é composto por casais jovens de 25 a 35 anos, ou pessoas que estão morando sozinhas a pouco tempo, de 20 a 25 anos, que costumam ter um padrão aquisitivo médio-alto, pois estão focando em decorar a casa e montar um ambiente aconchegante.

 

A importância do público-alvo para um e-commerce

 

Já explicamos bastante sobre o assunto, mas vale entender a importância do público-alvo na prática. Observe!

 

Experiência do cliente

 

As pessoas buscam um atendimento de qualidade, que ofereça além de serviços e produtos, mas uma verdadeira experiência.

Quando temos as informações sobre o público-alvo podemos oferecer aquilo que os clientes procuram, um serviço especializado e com qualidade.

 

Criação de campanhas mais efetivas

 

A análise permite a criação de campanhas de marketing efetivas, que vão realmente atrair o seu público-alvo.

Pois, são direcionadas especificamente para as necessidades, os desejos e as preferências desse grupo de pessoas.

 

Estratégias de vendas assertivas

 

Quando direcionamos os esforços de vendas para o público-alvo, é possível ter uma maior conversão e aumentar a taxa de vendas.

 

Otimização de recursos

 

Ao ter o conhecimento exato do seu público-alvo é possível usar os recursos de forma mais eficiente, evitando desperdícios.

Por exemplo, com a análise das características demográficas e comportamentais, a tomada de decisão se torna mais embasada.

 

Como usar o público-alvo para traçar estratégias mais efetivas?

 

Segmentação

 

A segmentação de mercado ajuda a dividir o público-alvo em categorias mais específicas, o que ajuda no direcionamento de estratégias.

Por exemplo, para o segmento da moda é possível criar campanhas diferenciadas para mulheres jovens e mães que querem manter o estilo.

 

Criação de personas

 

A persona é uma representação fictícia do público-alvo, que tem como base as características reais, assim é possível compreender seus comportamentos, preferências e motivações de uma maneira mais aprofundada.

 

Análise de dados

 

Os dados e métricas servem para analisar o comportamento dos consumidores, identificar padrões e tendências que influenciam as estratégias de marketing e vendas.

Existem ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, que fornece informações sobre o perfil do público-alvo, suas preferências de navegação, taxas de conversão e outros aspectos.

 

Feedback

 

O feedback dos clientes é uma forma de entender as necessidades e expectativas do público-alvo, assim é possível saber o que pode melhorar na sua empresa.

 

Como definir o público-alvo?

 

Análise da concorrência (benchmark)

 

Observar a concorrência é indispensável, pois ajuda a direcionar suas estratégias de marketing e pode fornecer insights valiosos sobre o público-alvo.

 

Pesquisa de mercado

 

As pesquisas de mercado servem para coletar informações sobre o perfil dos consumidores.

É uma forma de entender os hábitos de consumo, preferências e necessidades, é possível realizá-las de forma online, com entrevistas, grupos focais ou análise de relatórios e estudos de mercado.

 

Coleta de dados

 

Como já citamos, o Google Analytics é ideal para coletar informações sobre os usuários que visitam o seu e-commerce.

Os dados como idade, localização geográfica e comportamento de navegação ajudam a identificar tendências, padrões e preferências do público-alvo.

 

Testes

 

É importante realizar testes e ajustes contínuos, para analisar a resposta do público-alvo às estratégias e fazer melhorias com base nos resultados obtidos.

Uma boa estratégia de marketing sempre é feita a partir de testes.

 

Conclusão

 

Com todas essas informações você já sabe muito sobre público-alvo, qualquer dúvida, basta entrar em contato.

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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