E-mail marketing: 7 estratégias para alavancar seus resultados.

E-mail marketing
Conteúdo do post

O e-mail marketing é uma maneira eficiente de se comunicar com o público.

É um canal direto, permitindo personalização e um melhor relacionamento.

Cada envio pode ter um objetivo: de avisos aos anúncios de venda. Quanto mais assertivo, melhores resultados.

E para as marcas ainda descrentes nessa ferramenta, vale mencionar o estudo State of Marketing 2023, da Hubspot.

Ele mostrou que as empresas recebem US$ 36 para cada US$ 1 dólar investido nesse canal.

Há vários jeitos para fazer com que isso aconteça, como usando as estratégias abaixo.

Neste blog, descubra como é possível ter taxas de conversões tão altas a partir de um investimento tão baixo. A ideia é criar e-mails marketing personalizados e atrativos. Confira!

E-mail marketing

1 – Crie uma comunidade

Todas as pessoas querem se sentir parte de algo. Ninguém suporta mais o genérico, o mais do mesmo.

Por isso, a primeira estratégia é segmentar o público a ponto de criar uma comunidade, que traz a sensação de exclusividade e pertencimento.

Diferente de um blog, que qualquer usuário pode acessar a qualquer momento; o e-mail marketing é como uma correspondência que chega na casa de alguém.

Aproveite disso para fazê-lo se sentir especial. Para ilustrar, imagine a ideia de um clube de assinatura.

2 – Personalize os envios

Esse tópico vai ao encontro do que vimos acima. Até porque uma das vantagens de todas as ferramentas digitais é a de permitir a personalização dos conteúdos.

Assim, as pessoas recebem materiais e informações pelas quais estão interessadas.

Para isso, no entanto, é preciso conhecer o público, saber os interesses dele.

O e-mail marketing também deve ter um tom de voz relacionado. Assim como mensagens claras e fáceis de entender.

A sua empresa ganha quando fala a mesma língua do outro.

3 – Invista no design

Ainda seguindo com a ideia da segmentação e personalização, saiba que o design é o que vai ligar a sua marca aos e-mails.

Por isso, quanto mais marcante, melhor. Considerando o uso de imagens e recursos, é preciso ser organizado e gerar uma boa experiência.

Tanto é verdade que uma das regras iniciais para copywriters de e-mail é usar frases curtas, objetivas e que valorizem a qualidade da mensagem.

O mesmo para o design. Com certeza, isso aumenta o engajamento e as conversões.

4 – Humanize as mensagens

Já leu alguma mensagem, seja no e-mail ou em outro lugar, e ficou com a sensação de que tinha um robô falando com você?

Esse sentimento é bem ruim e afasta o leitor dos seus conteúdos. Para ser assertivo nos seus envios de e-mail marketing, humanize-os.

Até porque a caixa de entrada de alguém é uma caixa de correspondência. E as cartas devem ter cunho pessoal.

Se não, serão como aquelas propagandas, que a gente pega e joga fora, sem mesmo ler. Humanos conversam com humanos.

5 – Disponibilize downloads

A princípio, o e-mail marketing é uma estratégia de envio de mensagens.

No entanto, dá para usá-la de modo a contribuir muito para a sua relação com o cliente ou futuro cliente – já que é uma forma de atraí-los.

Por exemplo, com materiais relevantes e gratuitos.

É o “disponível para download”. Assim, ele dará valor às suas mensagens e ao que você tem a oferecer.

Sem dúvidas, ao ter uma base segmentada, um conteúdo humanizado e materiais de qualidade; a campanha vai rumo ao sucesso.

6 – Indique a próxima ação

Quando usado com sabedoria, o e-mail se transforma em uma ferramenta decisiva para as empresas aumentarem a credibilidade.

Seja para criar relacionamento ou até mesmo para efetuar vendas. Em todos os casos, deixar claro o próximo passo é importantíssimo.

E, entre os jeitos mais comuns para isso, o CTA (Call To Action). Ou seja, é o botão que vai indicar essa ação sequencial.

Ela pode ser o clique para o download, assim como um “leia mais” ou até mesmo o “compre aqui”. Tudo vai depender do seu objetivo.

7 – Peça feedback

Mais uma estratégia que funciona é de feedbacks. Dessa forma, o usuário vai se sentir parte da comunicação, de forma ativa.

Então, estude as melhores maneiras de fazer e peça ajuda de maneira genuína. Isso possibilita, inclusive, validar os KPIs.

Além de acertar no engajamento, considere que também é uma ideia para estudar o lançamento de um produto ou serviço, por exemplo.

Afinal, esse é um jeito de se comunicar bastante interessante que tem uma grande aceitação de quem acessa a internet.

Por onde começar no e-mail marketing? Pela segmentação

Se você ainda não usa o e-mail marketing de forma estratégia, saiba que está perdendo muita chance de realizar vendas, fidelizar clientes, engajar o público e criar um melhor relacionamento com ele.

A boa notícia é que você pode mudar o jogo agora mesmo.

O primeiro passo é entender a segmentação. Afinal, como vimos até aqui, não dá para falar com todo mundo ao mesmo tempo, se quiser ter sucesso nos envios.

E isso faz total sentido quando lembramos que nem todas as pessoas têm o mesmo interesse, não é!?

Então, temos que definir os critérios da segmentação do público porque isso tornará o e-mail marketing muito mais relevante.

Como fazer isso? Tem vários pontos que podem ser analisados, como:

  • Localização,
  • Interesse,
  • Interação,
  • Etapa do funil, etc.

A partir desse estudo, pense nas possibilidades de falar com o maior volume de pessoas, desde que tenham relação com o mesmo assunto.

A partir disso, sua empresa poderá iniciar a comunicação, sem ser, necessariamente, pela tentativa da venda.

Isso porque existem os fluxos de nutrição e automações, os quais permitem que as marcas criem relacionamentos mais verdadeiros e duradouros com o público.

Nesse caminho, com certeza, haverá o melhor momento para ofertar um produto ou serviço e realizar a venda.

Se gostou da ideia, mas se sente inseguro, converse com nossos especialistas.

Temos experiência nas estratégias de e-mail marketing, que são mais baratas do que os anúncios pagos no Google e Facebook, por exemplo.

Não perca mais tempo e nem dinheiro: entrar em contato com a Etraction.

Picture of Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

Compartilhe este conteúdo