KPIs de e-mail marketing: como avaliar suas estratégias?

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Uma boa estratégia de marketing executada da forma correta, pode trazer insights importantes para incorporar na sua empresa.

É muito importante aprender a analisar os indicadores para conseguir entender os seus resultados e melhorá-los.

Afinal, as estratégias de marketing servem para isso, e é claro que não seria diferente com o e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma estratégia que tem muito potencial, é uma forma de captar leads e conquistar uma clientela fiel.

Para executar de forma correta, é necessário usar os KPIs, esse indicadores que são voltados para essa estratégia trazem muitos benefícios na avaliação interna da empresa.

Para ajudar a sua empresa a ter mais insights, vamos mostrar as formas de avaliar os KPI’s de e-mail Marketing.

Continue a leitura e aproveite as dicas!

O que são KPIs de e-mail marketing?

 

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Antes de falar da análise dos indicadores, vamos entender o que são os KPI’s de e-mail marketing. Confira!

Basicamente, os KPIs de e-mail marketing são os números responsáveis por traduzir os resultados de todas as ações dessa estratégia.

Desde o momento do disparo, os e-mails já produzem dados e informações sobre como eles chegam ao destinatário e como as pessoas recebem o e-mail.

Além disso, é possível medir a interação com o conteúdo, abertura dos e-mails, a conversão, a rejeição e muito mais.

Com essas informações em forma de dados é muito mais fácil entender quais são os pontos que devem ser melhorados.

Por exemplo, se a taxa de abertura de e-mails está baixa, você pode investir em títulos mais chamativos.

Uma boa análise é a chave do negócio! No próximo bloco, vamos mostrar a importância de acompanhar esses indicadores. Observe!

Por que acompanhar os KPIs de e-mail marketing?

 

Toda estratégia de marketing deve ser testada e ter números para comprovar a sua eficácia, ou mostrar o que deve ser melhorado.

Para isso é preciso da ajuda dos KPIs, porém, além dessas informações valiosas, é necessário ter uma visão analítica.

Com a análise aprofundada é possível entender os números dentro de um contexto, é importante que os dados façam sentido para serem transformados em informações.

É essencial saber interpretar o que os resultados estão mostrando, seja em relação aos acertos e ao que deve ser melhorado.

Por isso, realizar o monitoramento de maneira contínua é fundamental, pois é a forma mais eficaz de perceber se a estratégia segue sendo bem-sucedida ou se houve algum problema.

Os KPIs de e-mail marketing podem fazer a sua equipe entregar o conteúdo ideal ao mailing e aumentar as taxas de conversão.

As principais métricas de e-mail marketing

 

Já falamos bastante sobre os KPIs do e-mail marketing, então, chegou a hora de mostrar os principais indicadores que devem ser levados em consideração. Venha conferir!

Taxa de abertura de email

 

Esse KPI de Email Marketing também é conhecido como Open Rate, ele serve para mostrar os números de e-mails abertos em comparação a quantidade de disparos realizados.

É o indicador ideal para saber se os destinatários estão abrindo os e-mails enviados.

A taxa de abertura é um KPI que mostra se seus e-mails estão causando algum impacto nos leads, pois se é algo interessante para o seu público, com certeza eles vão abrir, agora, se a taxa está em baixa é o momento de mudar a forma de comunicação.

Pois, a abertura do e-mail é o primeiro passo, e também o mais importante.

Taxa de abertura em dispositivo móvel

 

Não dá para negar que passamos muito tempo no celular, por isso, hoje em dia tudo deve ser adaptado para os dispositivos móveis, inclusive, o e-mail que foi disparado para os leads.

Esse KPI vai ajudar a entender como está sendo a experiência do usuário que utiliza smartphones ou tablets.

Se por acaso, o número estiver muito abaixo, é o momento de parar tudo e repensar como otimizar o seu conteúdo para esse tipo de dispositivo.

Taxa de cliques

 

Esse KPI também é conhecido como Click Through Rate (CTR), é um indicador que mostra quantos dos seus Leads clicaram em um link inserido no conteúdo.

O link pode redirecionar o usuário para produtos no e-commerce, blog posts, landing pages, entre outros.

A taxa de cliques já está em um outro ponto da estratégia de conversão, pois quer dizer que o usuário se interessou o suficiente para acessar o link.

É interessante analisar os KPI’s separadamente, mas também em conjunto.

Por exemplo, se a sua taxa de abertura foi alta e a taxa de cliques mais baixa, significa que ocorreu uma desconexão, ou que o lead não ficou satisfeito com o conteúdo do e-mail.

Taxa de cliques por e-mails abertos

 

O objetivo desse KPI se parece com a taxa de cliques, porém, a diferença é que: a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos e-mails e o total de e-mails abertos.

É um indicador muito importante para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, pois ao clicar em um link, o destinatário do e-mail pode ser direcionado para a página de venda.

Taxa de conversão

 

Esse KPI é super importante, pois quantifica os leads que clicaram em um link ou fizeram algum tipo de ação, como preencher um formulário.

Se a taxa de conversão estiver baixa é algo que vai influenciar em todas as etapas do seu funil de vendas.

Geralmente, uma boa conversão depende de alguns aspectos, sendo eles:

 

  • assunto do Email Marketing;
  • conteúdo relevante para a persona;
  • CTA claro e bem posicionado.

 

Acompanhar a taxa de conversão é fundamental para entender o que está funcionando ou não nas campanhas.

Taxa de rejeição

 

Acompanhar o KPI da taxa de rejeição, ou bounce rate, é uma forma de saber quais endereços podem ser removidos da sua lista, isso ajuda a evitar problemas com spam.

A taxa de rejeição ideal deve ser cerca de 2%.

Taxa de cancelamento de inscrição

 

A taxa de cancelamento de inscrição é um KPI de e-mail marketing que indica o desinteresse dos leads nos conteúdos enviados.

Pois, mostra os contatos que cancelaram a inscrição e que não querem mais receber seus e-mails

ROI

 

O Retorno sobre o Investimento, ou Return on Investment (ROI), é um KPI que serve para mostrar se a sua campanha é rentável.

Esse cálculo é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de e-mail marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses emails.

E-mails marcados como spam

 

Os destinatários devem concordar em receber os e-mails, sem essa autorização o conteúdo pode ir direto para o spam. Por isso, não é indicado comprar listas de e-mails.

A falta de clareza no e-mail, assuntos mal elaborados ou disparos em massa, também são outros fatores que podem fazer a sua mensagem ser marcada como spam.

Taxa de encaminhamento

 

A taxa de encaminhamento é um KPI que mostra quantos dos e-mails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas.

Esse indicador mostra que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação.

Conclusão

 

Viu como os KPI’s de e-mail marketing são funcionais? Não dá para deixar de lado essas análises, se tiver alguma dúvida, entre em contato!

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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