Erro 404: o que é e como resolver esse problema.

página com erro 404
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Ele é muito comum de ser encontrado na internet. O problema é que o “Erro 404” pode custar muito caro para a sua empresa porque prejudica a experiência do usuário.

E não somente isto, já que também impacta negativamente a otimização de SEO do site, dificultando que os motores de buscas encontrem suas páginas durante os mapeamentos.

O “Erro 404 Not Found” faz parte dos códigos de status HTTP e pode indicar falhas de serviço de hospedagem ou nas configurações do DNS.

O que é Erro 404?

página com erro 404

Um dos jeitos simples de explicar o Erro 404 é usando a definição do Hostinger: “indica que a URL solicitada não pode ser encontrada no servidor e pode ter várias causas”.

A expressão “Erro 404” está relacionada ao código do erro, sendo uma categoria do HTTP. O nome pode ser encontrado em variações, sendo que já virou até meme, entre elas:

  • Error 404 Not Found;
  • Página não encontrada;
  • Page Not Found;
  • Esta página não existe;
  • This page doesn’t exist.

Um ponto importante sobre isso é entender que por atuar diretamente na experiência da navegação, o assunto deverá passar por novas atualizações de tempos em tempos.

Assim, é necessário que todas as lojas virtuais melhorem suas detecções e resoluções de erros, o que é possível integrando expertise com tecnologia.

Seja para fazer um redirecionamento mais inteligente ou personalizar a experiência do usuário, conte com a Etraction, uma agência focada em resultados para e-commerce.

As principais causas do Erro 404

Ao entrar em uma URL, o usuário inicia uma trajetória em que o navegador se conecta com o servidor, solicitando acesso. No entanto, o servidor não encontra o que foi requisitado.

Por isso, não é possível carregar o navegador e entrar na página da web. O motivo pode variar, sendo que as principais causas do Erro 404 são:

  • URL incorreta: quando o link é digitado erroneamente na barra de endereços;
  • Página desativada, movida ou deletada: gera links quebrados;
  • Instabilidades momentâneas no servidor;
  • Configurações incorretas de DNS;
  • Erros de cache: o que exige uma limpeza;
  • Vírus no navegador: atrapalham totalmente a navegação.

É importante lembrar que podem existir outras motivações para este erro, até mesmo as restrições de região ou erros de script, que são menos comuns, mas acontecem!

Inclusive, uma dica de SEO para e-commerce é ter uma URL amigável, o que é um primeiro passo para prevenir esse tipo de erro. Mas, há outras formas de prevenir, veja abaixo.

Como o Erro 404 prejudica os resultados de SEO?

Este tipo de erro impacta muito nas estratégias de SEO de qualquer site porque os mecanismos de buscas, como Google e Bing, encontram dificuldades para classificar o domínio e isso gera queda na classificação. Entenda!

Redução de autoridade

Com os Erros 404, a credibilidade e autoridade do site são reduzidas. Logo, isso também indica uma queda na classificação dos resultados das pesquisas.

Perda de tráfego

Neste erro, os usuários não conseguem acessar o conteúdo que querem e, logo, isso significa queda no tráfego do site.

Perda de links

Se a página não existe, é possível que o link esteja inutilizável e, portanto, o seu site perde essa variação que poderia gerar vantagens em acessos.

Indexação inadequada

Quando acontecem vários Erros 404, os mecanismos começam a ter problemas na indexação, podendo fazer esse processo incorretamente.

Experiência do usuário

E não menos importante, considere que se a experiência do usuário não é das melhores, então, o site terá queda na classificação dos mecanismos, sendo menos confiáveis.

Para quem atua no e-commerce, essa experiência pode ser mensurada e analisada com métricas de Customer Experience, ao passo que quanto melhor, mais vendas!

Só que se o “emocional” dos clientes não está bem ou quanto mais “esforço” precisa fazer para alcançar um objetivo, então, menores as chances de “sucesso” da sua loja.

Mas, como isso repercute em uma loja virtual?

Criando impactos negativos. Veja esse ciclo vicioso nada agradável:

  • Os usuários não conseguem converter, afastando os leads das vendas;
  • Eles ficam frustrados e isso pode causar até constrangimento;
  • Assim, há uma perda de confiança na marca;
  • O mais comum é que o usuário abandone o site e procure outra loja;
  • Logo, a satisfação do cliente cai drasticamente;
  • Assim como a percepção positiva que tinha sobre a marca;
  • Portanto, há um grande prejuízo na reputação da loja.

Por isso, além de perder tráfego, as empresas também perdem receita e credibilidade; fazendo um efeito oposto ao que se recomenda para ter uma empresa escalável.

Como resolver o Erro 404?

Para evitar a frustração do usuário e os problemas para os mecanismos de buscas, a melhor saída é resolver o Erro 404 o mais rápido possível.

Obviamente, se há várias causas, também temos muitas soluções. Confira algumas!

  • Use um solucionador de problemas com IA;
  • Redirecione os links quebrados;
  • Crie conteúdos para URLs não utilizadas que recebem tráfego;
  • Remova as restrições de acesso em sites do WordPress;
  • Redefina os links permanentes.

Além de resolver, também considere a possibilidade de criar mecanismos para evitar a ocorrência 404, mantendo a integridade do site. Assim, algumas sugestões são:

  • Monitore o site na busca de links quebrados e páginas ausentes;
  • Atualize os links e redirecionamentos quando remover ou mover páginas;
  • Faço o uso de URLs amigáveis conforme o conteúdo da página;
  • Personalize a sua página de Erro 404 – sim, isso é possível, veja a seguir.

Então, seja para consertar os erros ou preveni-los, é interessante manter um trabalho de acompanhamento, aumentando as chances de sucesso na experiência do usuário.

Personalize a sua página de Erro 404

Uma dica final é personalizar a página do Erro 404, de modo a conversar com o usuário que acessou aquele link e aumentar a sua identidade na internet.

Isso pode acontecer ao informar aos visitantes que o site está funcionando, mas aquela página não. Ou dá para inserir campos de pesquisas e outros links também.

Esse tipo de ação auxilia nas chances de os usuários não abandonarem completamente a sua loja virtual quando caírem na “Página Não Encontrada”.

Para ler outros conteúdos informativos como esse, acesse o blog Etraction.

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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