Backlinks: o que são e a importância para SEO.

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Uma das formas mais fáceis de entender o que são backlinks vem da analogia com os votos de confiança: cada link que leva ao seu site representa um desses votos.

Então, quanto mais votos o seu domínio tem, maiores as chances de ter uma boa reputação, mais credibilidade, autoridade, tráfego e, consequentemente, vendas!

Ou seja, deu para notar que o tema é importante no seu negócio online, não é!?

Continue lendo e saiba tudo sobre backlinks, do conceito à aplicação das melhores técnicas!

O que são backlinks?

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Um link é uma ligação direta entre o que você está lendo e uma referência complementar em outra página. Geralmente, é de um conteúdo que gera valor.

Quando essa estratégia é usada com esse viés, somando vários links em um mesmo conteúdo, temos o que é chamado de backlinks. 

Logo, são links estratégicos para o marketing digital, já que além de serem referências que vão somar na qualidade do texto, também auxiliam no posicionamento digital.

Assim, as empresas e lojas virtuais que querem alcançar as primeiras páginas do Google e outros buscadores devem fazer o uso dos backlinks.

Os tipos de backlinks

Resumindo o tópico anterior, backlinks são links que recebem domínios apontando para algum lugar.

Também podem ser chamados de inbound links ou links de chegada.

Eles se dividem em dois tipos, os internos e os externos. Conheça-os.

Links internos

São os backlinks feitos dentro do mesmo domínio, isto é, do mesmo site.

Então, a ideia aqui é complementar as informações e auxiliar os usuários a terem conhecimentos adicionais.

A principal vantagem para a empresa é melhorar as estatísticas, como o tempo de permanência do usuário no domínio e o número de visitas em certos conteúdos.

Links externos

Mas, quando esses links apontam para outros sites, temos os links externos. É muito comum acontecer quando o próprio domínio não tem o conteúdo complementar. 

E, geralmente, usam-se informações relevantes da internet, sendo que a principal vantagem é contribuir com a experiência do usuário e tornar-se autoridade nos motores de buscas.

A importância dos backlinks para o seu site

Sem dúvidas, quando você auxilia o seu usuário de maneira autêntica, a experiência dele melhora muito, o que é extremamente relevante para todas as lojas virtuais.

No entanto, os backlinks também são importantes na hora de alcançar as primeiras páginas do Google por meio do SEO, demonstrando autoridade e relevância do domínio.

Para os mecanismos de buscas, quando um conteúdo usa links, tanto internos quanto externos, há uma indicação de que ele quer levar a melhor experiência ao usuário.

Por isso, é como se eles dessem mais atenção para este tipo de material. Logo, começa a receber mais tráfego orgânico e a consolidação como referência no assunto aumenta!

Então, ter backlinks na sua loja virtual faz muito sentido no objetivo de potencializar as campanhas de produtos e os anúncios, também. 

Como conquistar backlinks de qualidade?

Depois do conceito e da importância do tema, chegou o momento de analisarmos as possibilidades para conquistar backlinks de qualidade na sua loja virtual ou blog.

Existem algumas dicas simples, mas realmente eficientes nessa hora. Veja!

Conteúdos relevantes

Em várias partes deste conteúdo, falamos sobre a experiência do usuário porque ela é importante. Então, antes de pensar em adicionar os links, tenha um conteúdo relevante.

Essa ação traz vários pontos positivos, como a chance de se tornar e se apresentar como especialista de um assunto, tornando-se uma referência para outros sites.

Outro ponto tem a ver com o cuidado no uso dos backlinks porque o exagero pode prejudicar a experiência de quem lê. O ideal é ser assertivo na quantidade.

Links internos

Sempre que se fala em backlinks, quase todo mundo pensa logo nos links externos porque podem gerar ótimas referências para seus usuários.

Só que os links internos também possuem importância nessa estratégia porque enriquece a experiência do leitor, assim como incentiva o consumo dentro do mesmo domínio.

Os próprios mecanismos vão avaliar esses links, de modo que se forem as melhores respostas, podem ajudar no posicionamento das páginas.

Guest post

O guest post ou postagem de convidados tem esse intuito de oferecer textos destinados à outros domínios e, nestes casos, dá para usar os links estratégicos também.

Assim, é possível estar em outras referências do seu setor ou em nichos de seu interesse, aumentando a audiência, o volume de visitantes e a base de clientes.

Geralmente, um guest post acontece quando duas empresas fazem parceria a partir de pontos de interesse em comum, em uma troca onde ambos saem ganhando.

Publieditorial

Os textos publieditoriais ou textos publicitários são aqueles que têm um viés mais comercial, apresentando produtos, falando das características e essas coisas.

Por isso, é diferente do guest post, que tem tom mais informativo. De todo modo, funciona de maneira parecida, já que podem ser uma troca com outras empresas.

Mas, geralmente, o que acontece é que esses publis são pagos, no qual os portais e sites de grandes referências vendem seus “espaços” para outras marcas.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte do mundo online e podem indicar ótimos links para seus domínios, de modo que se recomenda ter bons perfis nelas.

E vale a pena pensar nas mais variadas técnicas – e não apenas com a intenção de gerar links para seu site. É possível usar as redes sociais para vender, por exemplo.

Uma boa estratégia é mesclar os conteúdos informativos, que podem vir com os links dos seus blogs com os criativos mais comerciais, que destacam as soluções.

O link building como estratégia de backlinks

Se os backlinks são links apontados a um site, considere que o link building é um conjunto de técnicas que atuam com esse apontamento para os domínios.

A ideia é melhorar a autoridade, indo ao encontro dos inbound links. Então, para cada link estratégico e assertivo usado, é como se o site ganhasse um voto de confiança.

Uma boa conclusão é pensar que os backlinks são fundamentais para que um site tenha tráfego e se torne relevante na internet e o link building exponencia dessa ideia. 

Recentemente, mostrei como fazer link building e como não fazer, também. Relembre aqui: o que é a importância do link building no seu site.

Aproveite e leia outros blogs sobre o marketing digital e o e-commerce no blog Etraction.

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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