Para as lojas virtuais que já existem ou querem entrar no e-commerce, a análise SWOT permite decisões mais embasadas a partir de um estudo de riscos e oportunidades.
Afinal, é preciso ter visão estratégica para garantir as vendas e vencer a concorrência.
Neste conteúdo, veja como fazer a análise SWOT pensando no seu projeto e avaliando pontos como: mercados, produtos, preços, marketing, atendimento e muito mais!
Até porque o e-commerce cresceu 10% no último ano, chegando a R$ 185,7 bilhões de vendas online no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Outros dados são:
- Mais de 395 milhões de pedidos;
- Mais de 87,8 milhões de compradores;
- Ticket médio de R$ 470.
Setores como de eletrodomésticos, telefonia, informática, moda e acessórios, casa e decoração foram os mais representativos. Agora, vamos ao SWOT!
O que é uma análise SWOT (FOFA)?
Sabe a sensação de “pisar em ovos”? Então, a análise SWOT é uma ferramenta que visa acabar com ela ao avaliar cenários e aumentar as chances de sucesso de um projeto.
É uma abordagem muito conhecida no marketing, ainda que seja usada em diversas áreas da vida, já que possibilita a tomada de decisão mais analítica.
No ambiente de negócios, SWOT é importante ao auxiliar na organização de ideias, sendo uma ferramenta de planejamento estratégico valiosa na gestão de projetos.
Ah, ainda não falamos o que significa a sigla SWOT, certo? Faremos isso no tópico a seguir.
Antes, um pouco de história. Albert S. Humphrey foi o consultor de empresas que trouxe esse método na década de 1960 com apoio de empresas e da Universidade de Stanford.
A partir disso, a abordagem passou por atualizações e reformulações, de modo a atender às novas exigências do mercado, das empresas e tornando-se mais popular.
Hoje, é uma técnica rápida e simples que traz resultados positivos, inclusive, pode ser uma ideia interessante para a sua loja virtual também.
Mas, para que serve a análise SWOT?
Se você está se perguntando qual é o objetivo de uma análise SWOT, considere que ao ter um mapa de oportunidades e riscos, fica mais fácil formar um panorama para decisões.
Geralmente, quem utiliza dessa metodologia acaba conseguindo resultados como:
- Posicionamento estratégico;
- Melhora na entrega de serviços e produtos;
- Priorização de ações, campanhas e anúncios;
- Insights e lançamento de novas soluções;
- Tomada de decisão mais assertiva.
Portanto, é uma sugestão às novas lojas virtuais, assim como para quem pensa em lançar produtos ou tomar decisões que exigem análises de dados e avaliações criteriosas.
SWOT para e-commerce
Aliás, com ênfase nesse segmento, considere os benefícios do SWOT:
- Gera um panorama das vendas online por setor;
- Permite compreender o ambiente interno e externo do negócio no mercado;
- Demonstra as principais variáveis que podem influenciar os investimentos.
É a partir disso que as melhores decisões são tomadas porque se cria barreiras contra riscos, ao mesmo tempo que exponencia as chances de sucesso com determinadas ações.
Quer um exemplo simples? Na sua empresa, como vocês recebem os usuários, quais os tipos de tráfego que usam? Do orgânico ao pago, há muitas variações de respostas!
Outra dica é sobre as tendências de mercado: como saber o que é novidade no seu mercado de atuação? O Google Trends pode ser integrado ao SWOT neste estudo.
Quais são os 4 pontos de análise SWOT?
Enfim, a explicação sobre as letras! SWOT é uma sigla que representa os principais elementos ou princípios do método. Logo:
- Strengths (Força);
- Weaknesses (Fraquezas);
- Opportunities (Oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Por isso, SWOT em inglês ou FOFA em português.
Cada uma das letras e palavras indicam caminhos para que os gestores façam um diagnóstico completo da situação ou do projeto, visando correr menos riscos!
Imagine uma matriz 2X2 e divida-a em 4 pontos de análise. De um lado, fatores internos e de outros externos, aí vem os positivos e negativos finalizando o quadrante.
É esse desenho que vai dar o panorama do projeto, campanha, anúncio ou decisão!
No ambiente interno, entre fraquezas e forças, avalie:
- Localização;
- Tempo;
- Reputação;
- Gestão;
- Produção; etc.
No ambiente externo, entre fraquezas e forças, avalie:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Concorrentes; etc.
O mais legal é observar a analogia do copo meio cheio e meio vazio, já que em ambos os ambientes teremos os pontos positivos (forças) e os negativos (fraquezas).
Como fazer a análise SWOT para o marketing digital?
Se a sua empresa atua no marketing digital, uma boa ideia é usar a análise SWOT para embasar decisões, a partir daquela relação que vimos antes: riscos e oportunidades!
É uma excelente sugestão, aliás, para lojas que estão investindo ou migrando ao online, com uma plataforma de e-commerce ou marketplaces, por exemplo.
Afinal, será que vai dar certo? A SWOT tem o principal objetivo de responder essa dúvida! Seja pensando em campanhas publicitárias, em logística ou qualquer outro tema.
Óbvio que, em algum momento, você analisou que as pessoas estão comprando mais na internet e que esse é um hábito que vai crescer ainda mais. Só que apenas isto não basta.
Notou que as compras usando celulares é uma realidade e que há a tendência do omnichannel, permitindo um relacionamento em vários canais. O que é positivo, também!
Por outro lado, deve-se avaliar fatores culturais e históricos relacionados ao seu comércio, assim como a exigência de conhecimento técnico e regras.
Mas, note: a minha ideia não é desencorajar você a tomar uma decisão importante. Ao contrário, a análise SWOT serve justamente para dar ânimo e certeza nessa ação!
SWOT na prática!
E agora você sabe como fazer isso:
- Liste as FORÇAS: os pontos fortes da sua empresa;
- Identifique as FRAQUEZAS: veja os fatores limitantes;
- Analise as OPORTUNIDADES: considere como aproveitar o mercado;
- Avalie as AMEAÇAS: pense nos desafios que terá que enfrentar.
Com isso, você terá insights importantes para criar estratégias que façam sentido à sua empresa neste momento. De maneira a estarem alinhados com os objetivos.
Resumidamente, a análise SWOT oferece base para desenvolver ações e tomar decisões dentro do marketing digital, independentemente da dimensão de tais objetivos.
Aos gestores, é fundamental entender o que precisa ser otimizado e como melhorar a partir das oportunidades que existem sem esquecer dos desafios que têm no caminho.
Nessa hora, conte com quem conhece do marketing digital focado em e-commerce. A Etraction é uma agência com expertise para embasar ainda mais suas decisões!